Propriedades e beneficios da rosa mosqueta

Propriedades e beneficios da rosa mosqueta

A rosa mosqueta, também conhecida como rosa selvagem, é uma planta medicinal que pertence à família das Rosaceae e seu nome científico é Rosa canina. É uma planta rica em vitamina C, por isso é muito útil para fortalecer nosso sistema imune. Também contém vitaminas A, B1, B2, D, E, K e P (rutina), antioxidantes, além de ferro e cálcio.

Entre as propriedades da rosa mosqueta, as mais importante que podemos mencionar são seu efeito laxante, diurético, adstringente e, claro, reforçar e aumentar nossas defesas.

Benefícios da rosa mosqueta

A rosa mosqueta é ideal para ajudar a aumentar as defesas do organismo, impede a ocorrência de doenças, principalmente resfriados e infecções.

Essa planta medicinal também tem propriedades tônicas e é excelente para combater estados de exaustão ou fraqueza, causadas muitas vezes por mudanças sazonais, especialmente na primavera e outono.

É eficaz também para promover um bom funcionamento do trânsito intestinal, para que possamos usá-la em caso de prisão de ventre. Em adição a esse benefícios, ela também é recomendada para tratar problemas tanto na vesícula biliar, rins e bexiga.

Entre os princípios ativos mais importantes da rosa mosqueta podemos citar a vitamina C, taninos, pectinas, carotenos, ácidos orgânicos e os antioxidantes.

A rosa mosqueta pode ser obtida em ervanárias, farmácias, lojas de produtos naturais e em lojas on-line, em diferentes formatos, tais como a planta seca, frutos e sementes secas, em pó, tintura, cápsulas, água floral e o óleo de rosa mosqueta.

Alguns exemplos de seus usos são:

– Melhorar a digestão dos alimentos (pétalas).
– Como um laxante suave (folhas).
– Para problemas de nervos (flores).
– Adstringente (frutos).

Remédios caseiros com rosa mosqueta

Chá de rosa moqueta para prevenir resfriados e gripe

Por ser rica em vitamina C, a rosa mosqueta é indicada para fortalecer nosso sistema imunológico e prevenir o desenvolvimento de algumas doenças, além de ajudar o corpo a reagir àquelas que já se manifestaram.

Para preparar este chá precisamos de duas colheres de chá da erva seca e um copo de água. Coloque a água no fogo para ferver. Quando começar a borbulhar, adicione a erva. Retire do fogo, cubra e deixe descansar em infusão por 10 minutos. Espere esfriar um pouco, coe e está pronto para tomar.

Se preferir um toque doce, pode adoçar a gosto com mel, açúcar mascavo ou stevia, como preferir. Tome uma xícara deste chá 3 vezes ao dia.

Chá de rosa mosqueta para melhorar o trânsito intestinal

Esta receita de chá de rosa mosqueta é usada prevenir a constipação. A rosa mosqueta atua como um suave laxante ajudando nosso trânsito intestinal funcionar corretamente.

Prepare este chá com 2 colheres de chá de rosa mosqueta e um copo de água. Coloque a água para ferver e quando começar a ferver, adicione o planta.

Retire do fogo, cubra e deixe descansar por 10 minutos. Coe o chá e adoçar a gosto. É aconselhável tomar uma xícara 3 vezes ao dia.

Contra-indicações

O chá de rosa mosqueta costuma ser bem tolerado pela maioria das pessoas, mas é preciso seguir as instruções prescritas por profissionais que conheçam a planta, além de prepará-la corretamente para conseguir seus benefícios. A rosa mosqueta é contra-indicada nos seguintes casos:

– Pessoas com anemia falciforme.
– Alergia ou intolerância a plantas da família Rosaceae.
– Durante o período de gravidez.
– Durante o período de lactação.
– Para crianças.

Apesar de não ter conhecidos efeitos tóxicos, o consumo por períodos muito longos desta planta pode causar alergias de pele.

Mais informações

O chá de rosa mosqueta é uma bebida gostosa e bastante aromática o que facilita seu consumo para conseguir usufruir de seus grandes benefícios. Consulte sempre um médico antes de consumir qualquer chá de uma planta medicinal.