Propriedades e benefícios da calêndula
A calêndula (Calendula officinalis), também conhecida como maravilha ou margarida dourada, é uma planta medicinal que pertence à família Asteraceae, uma das maiores famílias de plantas. Ela é nativa do sul da Europa, da região mediterrânea, mas foi adaptada para crescer em praticamente qualquer região. Os benefícios da calêndula para o corpo humano são grandes e muito diversificados.
O uso da calêndula e o conhecimento de suas propriedades medicinais datam do século XII, onde era comumente usada para tratar picadas de insetos, aplicando a flor sobre fricção contra a área inflamada. A calêndula tem propriedades capazes de curar lesões tópicas e fornecer proteção para o corpo contra infecções.
As flores de calêndula possuem cerda de 30 a 60 centímetros, com folhagem folhas verdes altas e contrastantes de tons de flores.
Os compostos do óleo de calêndula e cremes são os remédios muito confiáveis e amplamente utilizados de medicina alternativa. As propriedades de calêndula fizeram o Instituto Nacional de Saúde (NIH) dos EUA, a classificar a calêndula oficialmente como um adjuvante, anti-séptico e antibacteriano, indicada para tratamentos inflamatórios, para a dor e para doenças pele.
Propriedades da calêndula
As propriedades da calêndula também oferecem outros benefícios medicinais entre os quais podemos citar que alivia problemas de pele tais como erupções cutâneas e irritações, ajuda inflamatória interna e externa, cura as feridas mais rapidamente e ajuda na regeneração celular.
Suas pétalas de flores secas são utilizadas para preparar cremes, pomadas e óleos que extraem todas as suas propriedades, tais como adstringente, analgésica, anti-inflamatória, antifúngica, calmante, cicatrizante, antialérgica, tonificante da pele e bactericida. Dentre seus benefícios podemos citar:
– Ajuda a reduzir a dor e de processos inflamatórios, quando aplicada à pele.
– Tem propriedades que ajudam a curar mais rapidamente feridas, queimaduras e úlceras, porque aumenta a quantidade de sangue que flui para as partes feridas do corpo e presta assistência na produção de colágeno, cuja principal função é a reparar tecidos da pele danificada.
– É útil no tratamento de escoriações causada pela fralda em bebês.
– Outro usos comuns de calêndula é como um tratamento para varizes ou veias varicosas. A planta macerada pode ser usada para tratar entorses e outras lesões.
Benefícios do óleo de calêndula
O óleo de calêndula tem diferentes propriedades curativas e seus benefícios conhecidos são:
– É um hidratante natural que regenera a pele.
– Estimula a produção de colágeno, o que pode prevenir rugas e manter uma aparência jovem da pele.
– Contém antioxidantes que proporcionam grande proteção contra os radicais livres, que interrompem o crescimento normal das células no corpo humano.
– Rico em antioxidantes.
Benefícios do chá de calêndula
Os benefícios da calêndula quando ingerida em um chá são diferentes, esta planta pode combater gastrite, úlceras estomacais e inflamação do estômago. Para fazer o chá você deve colocar duas colheres de sopa de pétalas secas de calêndula em 200 ml de água e deixar ferver por 10 minutos. A infusão pode ser tomada até três vezes ao dia.
Precauções no uso de calêndula
Os usos de calêndula são diversas e, felizmente, há poucos casos identificados de reações graves com o uso desta planta. As pessoas que possuem alergias a plantas da família da Asteraceae, tais como margarida e crisântemo, também podem ter uma reação alérgica a calêndula.
Antes de aplicar qualquer creme ou óleo em sua pele, realize um teste em uma pequena área da pele, se não apresentar alguma reação alérgica depois de algum tempo, é seguro usá-lo normalmente.
A calêndula deve ser evitada por mulheres grávidas ou lactantes.
-
Links que recomendamos:
- As melhores plantas medicinais para combater problemas digestivos
- Insônia: plantas medicinais para prevenir esse problema
- Perder peso: ervas e plantas para emagrecer com saúde
Mais informações
A calêndula é uma planta medicinal usada principalmente para tratar problemas de pele, mas também é usada para inflamações. Você pode encontrá-la em casas de produtos naturais já preparadas para fazer chás ou em pomadas e seu óleo.