Problemas de auto-estima

Problemas de auto-estima

Problemas de auto-estima são um grande desafio para a sociedade, já que ele atrapalha a saúde das pessoas e o seu convívio social. E as pessoas que sofrem com problemas de autoestima atribuem isso à má sorte, prejuízos, terceiras pessoas, etc, elas nunca. Desta forma, a baixa auto-estima nunca é ultrapassada. Por esse motivo, hoje vamos discutir os principais problemas de auto-estima da sociedade de hoje.

Em primeiro lugar, devemos ter em conta que às vezes é muito difícil de diagnosticar a baixa auto-estima. Em geral, baixa auto-estima surge na infância, a maneira em que interagimos com nossos pais, colegas, escola e sociedade. Assim, até aos cinco anos treinaremos a idéia de como o mundo é e como vamos enfrentar isso. As experiências subseqüentes só reforçará essa idéia inicial que tivemos.

Também é verdade que as pessoas tendem a dar maior importância aos fatos negativos para o positivo: eles lembram mais situações ruins, eles processá-los de uma forma que são mais vivas em sua mente e dar-lhes maior importância. Estereótipos e sentimentos negativos duram mais tempo.

Problemas de auto-estima

Outro ponto a considerar é a diferença entre a auto-estima e a auto-imagem. A auto-imagem surge a partir das comparações que fazemos de nós mesmos, com os outros e tende a afetar a auto-estima. Geralmente, pessoas com baixa auto-estima procuram a auto-avaliação de sua imagem.

Por outro lado, deve ter em mente que a auto-estima também é devido um pouco de nossa personalidade: as pessoas que estudam e analisar todos os fatos que acontecem com rigor tendem mais à baixa auto-estima.

Falando termos puramente neuropsiquiátricos, deve levar em conta que uma parte do cérebro é responsável pelo so-called “pensanegativo”,sim, existe e situa-se no anterior cingulado Cortex, que trabalha para enviar sinais de alerta quando não temos um bom feedback em uma interação social, por exemplo. No entanto, os neurocientistas descobriram que nosso cérebro é “remake” continuamente, portanto este emaranhado de cabos negativos pode ser modificado com a boa vontade.

Por outro lado, o viés de memória chamado é influência do clima sobre os estímulos que recebemos do exterior. Se estamos tristes ou nervosos, é provável que nós ter armazenado em nossa memória todos os comentários negativos que recebemos durante esse período e nada de positivo.

Resolver nossos problemas de auto-estima

Problemas de auto-estima

O primeiro passo que você deve fazer é tentar não se concentrar em melhorar nossa auto-imagem, já que é praticamente impossível de se sentir melhor sobre nós mesmos se nos comparamos aos outros, porque provavelmente há sempre alguém melhor do que nós em algum aspecto.

A chave é ir de dentro para fora: verificar o nosso diálogo conosco mesmos. Você sabia que a maioria das pessoas diz-se que 95% das coisas negativas? Que torna impossível a tarefa de amar-nos mais.

A mente positiva é o grande passo no sentido de auto-estima elevada, devemos começar com frases afirmativas positivas que permanecem gravados em nossos cérebros. Sempre dizer “Eu sou uma pessoa positiva” e evitar o “eu não sou uma pessoa negativa”, já que custa mais de processo. Também deve evitar pensamentos extremistas, auto humilhação, dão pouca importância para nossas realizações, todos os fatos que enchem a nossa mente de pensamentos negativos sobre nós mesmos.

Auto-estima em mulheres

Costuma-se dizer que as mulheres são a maior quantidade de problemas de auto-estima: exibe os seres tão incertos e frágil, que não têm confiança em si e não sei o que eles querem. Também diz que o grande problema surge na etapa em direção a adolescência.

Contra esta crença popular, estudos sociológicos recentes mostram que as mulheres têm uma baixa auto-estima que os homens a respeito de sua imagem, são comparados em auto-estima académica e superá-las em auto-estima moral e ética – como se sentem em relação a seu comportamento.

Problemas de auto-estima

Como mencionado acima, a área do cérebro responsável pelo lado negativo, é maior em mulheres. Além das alterações hormonais que as mulheres têm durante seu ciclo menstrual, podemos dizer que é verdade que eles são mais propensos a emoções extremas. Todos esses fatos puramente físicos, fazer a mulher mais sensível e empática, mas não necessariamente torná-lo mais propenso a ter baixa auto-estima.

Os problemas de auto-estima podem ser melhorados, é apenas uma questão de paciência e boa vontade. Se necessário, podemos usar a confiança das pessoas ou um profissional para nos ajudar.