Por que são produzidos os calafrios?
Nosso corpo é um gerador de reações e muitas vezes sentimos curiosidades de saber por que se produzem alguns deles, como os calafrios.
Para falar desta sensação existem diferentes contextos: O calafrio pode ser uma resposta do organismo ao permanecer num ambiente frio ou pode ser um episódio de tremores associados com febre, palidez e infecções. Neste último caso, os calafrios são comuns ao iniciar uma infecção.
Deve-se ter em mente que o corpo tem receptores que são responsáveis de se encarregar pela transmissão de estímulos procedentes de fora ao sistema nervoso. A sensação de frio chega ao cérebro, ali, existe uma glândula endócrina chamada hipotálamo que é responsável por manter a estabilidade do corpo e envia uma resposta ao estímulo apresentado.
Quando chega uma informação de frio vinda de fora, nosso corpo pode reagir de diferentes maneiras e uma delas é o calafrio. Portanto, o calafrio é um mecanismo de defesa em que os músculos se contraem de forma involuntária a uma alta freqüência e ritmo irregular.
O “arrepio” também está associado com a sentimento de frio, mas não esta relacionado com a febre ou calafrios.
Além de ser produzido por um ambiente frio, os calafrios podem ocorrer em casos de resfriados, gripe, meningite, gastroenterite bacteriana ou viral, mononucleose infecciosa, pneumonia, faringite ou infecções do trato urinário, entre outros.
Geralmente, as crianças são as que mais sofrem de calafrios, pois geralmente têm mais febre do que os adultos. Os calafrios produzem muitas vezes a aparição de febre ou aumento da temperatura corporal.
Os calafrios também podem ocorrer em situações de medo ou pânico, uma vez que implica uma variação de temperatura do corpo.