Para que serve o Tandrilax e quais seus efeitos colaterais
Tandrilax é um medicamento à base de Cafeína, Carisoprodol, Diclofenaco Sódico e Paracetamol. Possui ação analgésica e anti-inflamatória, que ajuda a tratar vários tipos de dores no corpo. Uma vez que este medicamento é uma combinação de quatro drogas, os efeitos colaterais podem surgir a partir de qualquer uma ou devido uma combinação dos ingredientes.
Tandrilax bula
Apresentação de Tandrilax. Uso oral e adulto. Laboratório: Aché.
Cada comprimido de Tandrilax contém:
- – cafeína……………………….30 mg
- – carisoprodol………………….125 mg
- – diclofenaco sódico…………..50 mg
- – paracetamol …………………300 mg
- – Excipientes: amido, celulose microcristalina, estearato de magnésio, crospovidona, corante amarelo FDC n°. 6 laca de alumínio, dióxido de silício e fosfato de cálcio dibásico di-hidratado
Tandrilax para que serve
Tandrilax é usado para o tratamento de dores e como relaxante muscular. Pode ser administrado em casos de lombalgia, osteoartrites, artrite reumatoide, crise aguda de gota ou no tratamento do reumatismo em geral (conjunto de doenças que pode afetar as articulações, músculos e esqueleto). Também pode ser usado em em processos inflamatórios graves decorrentes de quadros infecciosos.
A combinação de medicamentos do Tangrilax age de maneira eficaz para tratar diversas condições, seus componentes da fórmula produzem os seguintes efeitos benéficos:
- – Cafeína: Essa substância tem ação sobre os músculos, sendo capaz de combater dores. É também um estimulante natural do sistema nervoso central, que leva a um aumento do estado de alerta mental e evita a sonolência que o carisoprodol causa.
- – Carisoprodol: Age como relaxante muscular, diminuindo a tensão da musculatura.
- – Diclofenaco sódico: Tem ação anti-inflamatória e ajuda a combater quadros de febre e inchaços.
- – Paracetamol: É outro importante anti-inflamatório que atua sobre o controle da dor e temperatura.
Tandrilax posologia
Os comprimidos de Tandrilax devem ser ingeridos inteiros, junto às refeições, com algum líquido. A dose pode variar dependendo do seu peso, idade, a condição a ser tratada e sexo. Siga corretamente as recomendações de seu médico ou farmacêutico e as instruções da bula.
Geralmente, a dose mínima diária deste medicamento é um comprimido a cada 12 horas ou a máxima de um comprimido tomado a cada 8 horas. Devem ser usadas as doses menores e é recomendado não ultrapassar 10 dias de tratamento.
O medicamento deve ser ingerido por via oral (sem mastigar), junto às refeições e com o auxílio de um copo de água. Não interrompa o tratamento sem comunicar seu médico.
Tandrilax efeitos colaterais
A combinação de Tandrilax (Cafeína, Carisoprodol, Diclofenaco Sódico e Paracetamol) pode produzir diferentes reações. Os efeitos colaterais mais comuns desse medicamento podem incluir:
- – Cefaleia
- – Tontura
- – Insônia
- – Tremor
- – Hemorragia gastrintestinal
- – Perfuração gastrintestinal
- – Úlceras gastrintestinais
- – Diarreia
- – Indigestão
- – Náusea
- – Vômitos
- – Flatulência
- – Dor abdominal
- – Constipação
- – Virose
- – Retenção de fluidos corpóreos
- – Edema (inchaço)prurido
- – Edema facial
- – Anemia
- – Distúrbios da coagulação
- – Broncoespasmo
- – Rinite
- – Zumbido
- – Febre e doença viral
- – Diarreia
Outros sintomas mais incomuns e que necessitam de ajuda médica podem ocorrer, estes incluem:
- – Insuficiência cardíaca congestiva
- – Hipertensão
- – Vertigem
- – Depressão
- – Ansiedade
- – Alopécia
- – Dermatite
- – Eczema
- – Urticária
- – Irritabilidade
- – Agitação
Reações raras e mais graves também podem ocorrer, tais como:
- – Arritmia cardíaca
- – Infarto do miocárdio
- – Angina
- – Palpitações
- – Taquiarritmia
- – Hipotensão ortostática
- – Redução de testosterona
- – Cirrose hepática
- – Fibrose hepática
- – Hepatotoxicidade
- – Hemorragia cerebral
- – Alucinações
- – Acidente vascular cerebral
- – Insuficiência renal aguda
- – Convulsões
- – Pancreatite
- – Hepatite fulminante
- – Meningite asséptica
- – Pneumonia
- – Perda auditiva
- – Depressão respiratória
- – Agranulocitose
- – Anemia aplástica ou hemolítica
- – Reações anafilactoides
- – Dermatite esfoliativa
- – Eritema multiforme
- – Síndrome Stevens-Johnson
- – Necrólise epidérmica tóxica
Esta não é uma lista completa dos efeitos colaterais deste medicamento, caso perceba estes ou outros sintomas não descritos, fale com seu médico.
Precauções e avisos
Este medicamento só deve ser usado sob prescrição de um médico. Se for usá-lo por um período maior que dez dias, seu médico deve pedir um hemograma e provas de função hepática, antes, durante e após o tratamento para verificar a contagem de leucócitos e/ou plaquetas, ou do hematócrito, caso haja uma redução, a medicação deverá ser suspensa.
Usar prolongadamente diclofenaco está associado com eventos adversos gastrointestinais graves, ulceras, sangramento e perfuração do estômago ou intestinos, principalmente em pacientes idosos e debilitados. Há também o risco de dano nos rins.
Pelo risco de sonolência, causado pelo carisoprodol, é recomendado que durante o tratamento com Tandrilax, o paciente evite dirigir ou operar máquinas de risco.
Tandrilax não deve ser usado por pessoas com hipertensão intra-craniana, trauma cranioencefálico e pacientes que possuem a atividade do citocromo CYP2C19 reduzida.
Usar este medicamento em altas doses e por um tempo muito prolongado pode levar a síndrome de abstinência, após abandonar seu uso.
Pessoas com certas condições especiais devem estar atentos ou evitar essa droga, estes incluem:
- – Idosos: Pessoas mais velhas devem usar com cuidado e acompanhamento médico este medicamento. Esse grupo tem um risco aumentado de depressão respiratória e problemas gastrointestinais.
- – Pessoas com doença cardiovascular: Há um risco aumentado de formação de trombos na circulação e, como consequência, podem ocorrer infartos ou acidente vascular cerebral devido ao diclofenaco, enquanto estiver fazendo uso de Tandrilax.
- – Pessoas com doença no fígado ou rins: Deve-se manter cautela quanto ao uso deste medicamento em pessoas com doenças no fígado ou nos rins. Nestas condições, é importante avaliar a situação do paciente para adequar a dose do medicamento.
- – Pessoas com doenças no pulmão obstrutivas ou restritivas: Nestes casos, há o risco de depressão respiratória.
- – Gravidez e amamentação: Estudos realizados não evidenciaram danos ao feto, mesmo assim, seu uso deve ser evitado durante a gravidez e lactação.
Tandrilax preço
Os valores desse medicamento podem variar dependendo da drogaria adquirida, do laboratório e da quantidade de comprimidos na caixa. Geralmente, os preços variam de 10 a 30 reais.
Mais informações
Use este medicamento conforme indicação de seu médico, respeitando os horários, doses e a duração do tratamento. O uso prolongado de Tandrilax só deve ser feito em casos especiais e com acompanhamento médico, além disso, você não deve parar com a medicação sem falar com seu médico, pois pode causar abstinência.