Para que serve o Cloridrato de Sertralina e como tomar esse medicamento
A sertralina é um antidepressivo de um grupo de fármacos chamados inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS). É uma droga de prescrição, que está disponível como comprimido oral e solução oral. Também está disponível como um medicamento genérico.
Esta droga pode ser usada como parte de uma terapia de combinação. Isso significa que você pode precisar tomar com outros medicamentos para tratar sua condição.
Sertralina bula
Apresentação de Cloridrato de sertralina. Uso oral, adulto e pediátrico acima de 6 anos. Laboratório: Medley.
Uso pediátrico: apenas para o tratamento do transtorno obsessivo compulsivo.
Composição de Cloridrato de sertralina
- – cloridrato de sertralina ……………… 56 mg (correspondente a 50 mg de sertralina)
- – excipientes q.s.p. ………………….. 1 comprimido
- – (hiprolose, celulose microcristalina, fosfato de cálcio dibásico di-hidratado, amidoglicolato de sódio, estearato de magnésio, macrogol, hipromelose, corante laca amarelo crepúsculo, dióxido de titânio)
Cloridrato de sertralina para que serve
O cloridrato de sertralina é indicado para tratar depressão, transtorno obsessivo compulsivo em adultos e crianças, transtorno de pânico, transtornos de ansiedade, transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) e transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM).
Esse fármaco funciona ajudando a restaurar o equilíbrio de uma determinada substância natural (serotonina) no cérebro.
Este medicamento pode melhorar o seu humor, sono, apetite e nível de energia e pode ajudar a restaurar o seu interesse na vida diária. Pode diminuir o medo, a ansiedade, pensamentos indesejados e o número de ataques de pânico. Também pode reduzir o desejo de executar tarefas repetidas (compulsões como lavar as mãos, contar e verificar) que interferem na vida diária. A sertralina é conhecida como um inibidor selectivo da recaptação da serotonina (ISRS). Ele funciona ajudando a restaurar o equilíbrio de uma determinada substância natural (serotonina) no cérebro.
Posologia
Tome sertralina exatamente como prescrito pelo seu médico, geralmente uma vez por dia, de manhã ou à noite. Siga todas as instruções no rótulo da receita. O seu médico pode ocasionalmente alterar a dose para se certificar de que obtém os melhores resultados. Não tome este medicamento em quantidades maiores ou menores ou durante mais tempo do que o recomendado. O cloridrato de sertralina pode ser tomado com ou sem alimentos. Tente tomar o medicamento à mesma hora todos os dias.
Se estiver a tomar este medicamento para problemas pré-menstruais, o seu médico poderá orientá-lo a tomar este medicamento todos os dias do mês ou apenas durante 2 semanas antes do período até ao início do seu período menstrual.
A dosagem é baseada em sua condição médica e resposta ao tratamento. Para reduzir o risco de efeitos secundários, o seu médico pode orientá-lo a iniciar esta medicação com uma dose baixa e aumentar gradualmente a sua dose. Siga cuidadosamente as instruções do seu médico. Tome este medicamento regularmente para obter o máximo benefício. Para ajudá-lo a se lembrar, tome-o na mesma hora todos os dias.
O líquido (oral) de sertralina deve ser diluído antes de tomá-lo. Para ter certeza de obter a dose correta, meça o líquido com o conta-gotas fornecido. Misture a dose com água. Não utilize outros líquidos para diluir o medicamento. Agite esta mistura e beba imediatamente. Para se certificar de que você tomou a dose inteira, adicione um pouco mais de água para no copo, misture suavemente e beba novamente.
Este medicamento pode fazer com que você tenha um teste de detecção de drogas falso positivo. Se fornecer uma amostra de urina para o rastreio de drogas, informe o pessoal do laboratório que está a tomar sertralina.
Pode demorar até 4 semanas antes dos sintomas melhorarem. É importante continuar a tomar este medicamento como prescrito mesmo que se sinta bem. Continue a usar a medicação de acordo com as instruções e informe o seu médico se os seus sintomas não melhoram.
Não pare de usar sertralina de repente, ou você pode ter sintomas de abstinência desagradáveis. Algumas condições podem piorar quando esta droga é interrompida de repente. Além disso, você pode experimentar sintomas como alterações de humor, dor de cabeça, cansaço, alterações do sono e breves sentimentos semelhantes ao choque elétrico. A sua dose pode necessitar ser gradualmente diminuída para reduzir os efeitos secundários. Relate ao médico qualquer novo sintoma ou piora dos sintomas. Pergunte ao seu médico como parar de usar sertralina com segurança.
Efeitos colaterais
Os efeitos colaterais desta droga para adultos são ligeiramente diferentes dos efeitos colaterais para crianças. Os efeitos secundários para adultos e crianças podem incluir:
- – Náuseas, perda de apetite, diarreia e indigestão
- – Alteração dos hábitos de sono, incluindo aumento da sonolência e insônia
- – Aumento da transpiração
- – Problemas sexuais, incluindo diminuição do desejo sexual e da ejaculação
- – Tremor
- – Cansaço e fadiga
- – Agitação
Os efeitos secundários adicionais para crianças podem incluir:
- – Aumento anormal do movimento muscular ou agitação
- – Sangramento nasal
- – Micção mais frequente
- – Vazamento de urina
- – Agressividade
- – Períodos menstruais pesados
- – Desaceleramento da taxa de crescimento e mudança de peso. Você deve observar atentamente a altura e o peso do seu filho enquanto toma ele esta droga
Se esses efeitos são leves e podem desaparecer dentro de alguns dias ou algumas semanas. Se forem mais graves ou não forem embora, fale com o seu médico ou farmacêutico.
Chame imediatamente o seu médico se tiver efeitos secundários graves. Efeitos secundários graves e os seus sintomas podem incluir o seguinte:
- – Tentativas de suicídio
- – Agir sobre impulsos perigosos
- – Comportamento agressivo ou violento
- – Pensamentos sobre suicídio ou morte
- – Nova ou pior depressão
- – Nova ou pior ansiedade ou ataques de pânico
- – Agitação, inquietação, raiva ou irritabilidade
- – Problemas para dormir
- – Um aumento na atividade ou falar mais do que o normal
- – Síndrome da serotonina. Esta condição pode ser fatal. Os sintomas podem incluir: alucinações e delírios, agitação, perda de consciência, convulsões, coma, frequência cardíaca rápida, alterações na pressão arterial, tremor muscular ou músculos rígidos, tontura, suor excessivo, náusea, vômito, rigidez muscular
- – Reações alérgicas graves. Os sintomas podem incluir: problemas respiratórios, inchaço da face, língua, olhos ou boca, erupções cutâneas, coceira (urticária) ou bolhas, febre ou dor nas articulações
- – Hemorragia anormal
- – Convulsões
- – Episódios maníacos. Os sintomas podem incluir: muito maior energia, dificuldade para dormir, devaneios, comportamento imprudente, ideias inusuais, felicidade excessiva ou irritabilidade, falar mais ou mais rápido do que o normal
- – Baixos níveis de sódio. Idosos podem estar em maior risco. Os sintomas podem incluir: dor de cabeça, fraqueza ou instabilidade, confusão, problemas de concentração ou pensamento, ou problemas de memória
- – Dor nos olhos
- – Alterações na visão, incluindo visão turva e dupla
- – Inchaço ou vermelhidão dentro ou ao redor dos olhos
Sertralina emagrece
Um dos efeitos colaterais desta droga é a perda de apetite, o que pode contribuir para a perda de peso. No entanto, esses efeitos variam de pessoa para pessoa e nem todos que usam este medicamento podem sentir uma redução do apetite. Além disso, este medicamento não tem a finalidade de ser usado para perda de peso e pode causar graves consequências para quem usá-lo para esta finalidade.
Precauções e avisos
Antes de tomar sertralina, informe o seu médico ou farmacêutico se tem alergia a este medicamento ou se você tem quaisquer outras alergias. Este produto pode conter ingredientes inativos, que podem causar reações alérgicas ou outros problemas. Fale com o seu farmacêutico para mais detalhes.
Antes de usar este medicamento, informe o seu médico ou farmacêutico sobre o seu histórico médico, especialmente sobre: problemas de sangramento, doença hepática, convulsões, doença da tireoide, histórico pessoal ou familiar de glaucoma.
A sertralina dá sono. Não conduza, utilize máquinas ou faça qualquer atividade que exija vigilância até ter certeza de que pode realizar tais atividades com segurança. Evite as bebidas alcoólicas.
Antes de fazer uma cirurgia, informe o seu médico ou dentista sobre todos os produtos que utiliza (incluindo medicamentos sujeitos a receita médica, medicamentos sem receita médica e produtos à base de plantas).
Você não deve usar sertralina também tomar pimozida, ou se estiver sendo tratado com injeção de azul de metileno. Não utilize sertralina se tiver tomado um inibidor da MAO nos últimos 14 dias. Pode ocorrer uma interferência perigosa da droga. Os inibidores da MAO incluem isocarboxazida, linezolida, fenelzina, rasagilina, selegilina e tranilcipromina. Depois que você parar de tomar sertralina, você deve esperar pelo menos 14 dias antes de voltar a tomar um inibidor da MAO.
Alguns jovens têm pensamentos sobre o suicídio quando tomam um antidepressivo. O seu médico deve verificar o seu progresso em visitas regulares. Sua família ou outros responsáveis por você também devem estar atentos às mudanças no seu humor ou outros sintomas.
Casos especiais que merecem cautela e atenção quanto ao uso deste medicamento, incluem:
- – Pessoas com glaucoma: Tomar este medicamento pode desencadear um ataque de glaucoma. Se tiver glaucoma, fale com o seu médico antes de tomar este medicamento.
- – Pessoas com transtorno bipolar: Tomar este medicamento pode desencadear um episódio maníaco. Se você tem uma história de mania ou transtorno bipolar, converse com seu médico antes de usar esta droga.
- – Pessoas com convulsões: Tomar este medicamento aumenta o risco de convulsões. Se já tiver convulsões, fale com o seu médico antes de tomar este medicamento. Se você tiver uma convulsão durante o uso deste medicamento, você deve parar de tomá-lo.
- – Pessoas com problemas renais: Se você tem problemas renais ou história de doença renal, pode não ser capaz de limpar este medicamento de seu corpo adequadamente. Isso pode aumentar os níveis desta droga em seu corpo e causar mais efeitos colaterais. Esta droga pode também diminuir sua função renal, tornando sua doença renal pior.
- – Pessoas com problemas hepáticos: Se você tem problemas hepáticos ou história de doença hepática, seu corpo pode não ser capaz de processar esta droga. Isso pode aumentar os níveis da mesma em seu corpo e causar mais efeitos colaterais.
- – Grávidas: A investigação em animais mostrou efeitos adversos para o feto quando a mãe toma esta droga. Não houve estudos suficientes feitos em seres humanos para ter certeza de como a droga pode afetar o feto. Fale com o seu médico se estiver grávida ou planeja engravidar. Este fármaco só deve ser utilizado se o benefício potencial justificar o risco potencial para o feto. Procure imediatamente o seu médico se ficar grávida enquanto toma este medicamento.
- – Amamentação: Esta droga pode passar para o leite materno e causar efeitos colaterais em uma criança que é amamentada. Fale com o seu médico se você amamentar seu filho. Pode ser necessário decidir se deve parar de amamentar ou parar de tomar este medicamento.
- – Idosos: Os rins de idosos podem não funcionar tão bem quanto antes. Isso pode fazer com que seu corpo processe as drogas mais lentamente. Como resultado, mais de uma droga permanece em seu corpo por um longo tempo. Isso aumenta o risco de efeitos colaterais. Se você tem mais de 65 anos, pode estar em maior risco de desenvolver problemas musculares enquanto toma esta droga, incluindo baixos níveis de sal no sangue (conhecido como hiponatremia).
- – Crianças: Esta medicação não foi estudada em crianças como tratamento para transtorno depressivo, transtorno de pânico, transtorno pós-traumático, transtorno de ansiedade social e transtorno disfórico pré-menstrual. Não deve ser utilizado para estes distúrbios em pessoas com menos de 18 anos.
Este medicamento foi apenas estudado em crianças com transtorno obsessivo-compulsivo. Para o tratamento do transtorno obsessivo-compulsivo, ele não deve ser usado em pessoas com menos de 6 anos.
- – Alergias: Este medicamento pode causar uma reação alérgica grave. Os sintomas podem incluir: problemas respiratórios, inchaço da face, língua, olhos ou boca, erupções cutâneas, coceira (urticária) ou bolhas, sozinho ou com febre ou dor nas articulações. Se tiver uma reação alérgica, contate imediatamente o seu médico ou centro de controlo de intoxicações local. Não tome este medicamento novamente se você já teve uma reação alérgica a ele. Tomá-lo novamente pode ser fatal.
Sertralina preço
Os valores desse medicamento podem variar dependendo da drogaria adquirida, do laboratório e da quantidade de comprimidos contidos na caixa. Este medicamento só deve ser comprado com receita médica. Geralmente, os preços variam de 12 a 120 reais.
Mais informações
Este medicamento deve ser administrado conforme indicado pelo seu médico. Tome as doses corretamente e pelo tempo determinado, mesmo que se sinta bem. Ao perceber qualquer efeito colateral grave ou uma piora dos sintomas, procure seu médico.