Para que serve o cloridrato de fluoxetina e quais seus efeitos colaterais
O cloridrato de fluoxetina ou fluoxetina (Prozac) é um antidepressivo seletivo para inibidores da recaptação da serotonina (ISRS). A forma como este medicamento funciona ainda não é totalmente compreendida. Acredita-se que afete positivamente a comunicação entre as células nervosas do sistema nervoso central e/ou restaure do equilíbrio químico no cérebro.
Cloridrato de fluoxetina
O cloridrato de fluoxetina é usado para tratar transtorno depressivo, bulimia nervosa (um distúrbio alimentar) transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), transtorno do pânico e transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM).
Este medicamento pode melhorar o seu humor, sono, apetite e nível de energia e pode ajudar a restaurar o seu interesse na vida diária. Pode diminuir o medo, a ansiedade, pensamentos indesejados e o número de ataques de pânico. Também pode reduzir o desejo de executar tarefas repetidas (compulsões como lavar as mãos, contar e verificar) que interferem na vida diária.
Fluoxetina também é algumas vezes usado para tratar o alcoolismo, transtorno de déficit de atenção, transtorno de personalidade borderline, distúrbios do sono, dores de cabeça, doença mental, transtorno de estresse pós-traumático, síndrome de Tourette, obesidade, problemas sexuais e fobias. Converse com seu médico sobre os possíveis riscos de usar este medicamento para sua condição.
Existem algumas dúvidas em relação a esse medicamento, principalmente se a fluoxetina emagrece, o que pode ocorrer devido a fluoxetina ajudar a controlar a ansiedade, o que ajuda a controlar a compulsão alimentar. No entanto, há também uma discussão sobre se a fluoxetina engorda, o que parece pouco provável.
Fluoxetina bula
Composição de cloridrato de fluoxetina. Cápsulas de 20 mg.
Cada cápsula contém:
- – cloridrato de fluoxetina …………… 22,40 mg.
- – (equivalente a 20 mg de fluoxetina)
- – excipientes q.s.p. ………………… 1 cápsula.
- – (amido e silicona).
Fluoxetina efeitos colaterais
Podem ocorrer náuseas, sonolência, tonturas, ansiedade, problemas para dormir, perda de apetite, cansaço ou sudorese. Se algum destes efeitos persistir ou piorar, informe o seu médico prontamente.
Lembre-se de que seu médico receitou este medicamento porque julgou que o benefício para você é maior do que o risco de efeitos colaterais. Muitas pessoas que usam este medicamento não têm efeitos secundários graves.
Informe imediatamente o seu médico se algum destes efeitos colaterais improváveis e mais graves ocorrerem: alterações mentais/humor incomum ou graves (como agitação e pensamentos de suicídio), hematomas/sangramento, fraqueza/espasmo muscular, tremores, diminuição do interesse no sexo, alterações na capacidade sexual, perda de peso incomum.
Obtenha ajuda médica imediatamente se você tem quaisquer efeitos secundários muito graves, incluindo: sangue nas fezes, vômito que se parece com borra de café, batimento cardíaco irregular, desmaios, convulsões, sinais de problemas no rim (como alteração na quantidade de urina), dor/inchaço/vermelhidão dos olhos, pupilas alargadas, alterações da visão (como ver arco-íris em torno de luzes à noite, visão turva).
Se você tem diabetes, a fluoxetina pode afetar seus níveis de açúcar no sangue . Controle regularmente o seu nível de açúcar no sangue e partilhe os resultados com o seu médico. O seu médico pode necessitar ajustar a sua medicação, dieta e exercício físico quando iniciar ou parar a fluoxetina.
Este medicamento pode aumentar a serotonina e raramente causar uma condição muito grave chamada síndrome de serotonina (serotoninérgica). O risco aumenta se você também estiver tomando outros remédios que aumentam a serotonina, então informe o seu médico ou farmacêutico de todos os medicamentos que você toma. Obtenha ajuda médica imediatamente se desenvolver alguns dos seguintes sintomas: batimentos cardíacos rápidos, alucinações, perda de coordenação, tonturas severas, náuseas/vômitos/diarreia severa, movimentos musculares espasmódicos, febre inexplicável ou agitação incomum.
Raramente, os homens podem ter uma ereção dolorosa ou prolongada durando 4 ou mais horas. Se isso ocorrer, pare de usar este medicamento e obtenha ajuda médica imediatamente, ou problemas permanentes podem ocorrer.
Uma reação alérgica muito grave a esta droga é rara. No entanto, procure ajuda médica imediatamente se detectar quaisquer sintomas de uma reação alérgica grave, incluindo: erupções cutâneas, comichão/inchaço (especialmente da face/língua/garganta), tonturas graves, dificuldade para respirar.
Esta não é uma lista completa de possíveis efeitos secundários. Se notar outros efeitos não mencionados acima, contacte o seu médico ou farmacêutico.
Precauções
Antes de tomar fluoxetina, informe o seu médico que outros medicamentos e vitaminas que você está tomando ou planeja tomar e tem alergia quaisquer outras alergias. Este produto pode conter ingredientes inativos, que podem causar reações alérgicas ou outros problemas.
Antes de usar este medicamento, informe o seu médico ou farmacêutico sobre o seu histórico médico, especialmente sobre: história pessoal ou familiar de transtorno bipolar/depressivo, histórico pessoal ou familiar de tentativas de suicídio, problemas hepáticos, diabetes, perda severa de água corporal (desidratação), convulsões, úlceras gástricas/intestinais, história pessoal ou familiar de glaucoma.
Este remédio pode deixá-lo tonto ou sonolento. Não conduza, utilize máquinas ou faça qualquer atividade que exija vigilância até ter certeza de que pode realizar tais atividades com segurança. Evite bebidas alcoólicas.
Fluoxetina pode causar uma condição que afeta o ritmo cardíaco (prolongamento do intervalo QT). O prolongamento do intervalo QT raramente pode causar batimentos cardíacos rápidos/irregulares graves (raramente fatais) e outros sintomas (como tontura severa, desmaio) que necessitam de atenção médica imediatamente.
O risco de prolongamento do intervalo QT pode aumentar se você tem certas condições médicas ou está tomando outros medicamentos que podem causar o prolongamento do intervalo QT. Antes de usar fluoxetina, informe o seu médico ou farmacêutico de todos os medicamentos que toma e se tem alguma das seguintes condições: certos problemas cardíacos (insuficiência cardíaca, batimento cardíaco lento, prolongamento do QT no EKG), história familiar de certos problemas cardíacos (QT Prolongamento do EKG, morte súbita cardíaca).
Níveis baixos de potássio ou magnésio no sangue também podem aumentar o risco de prolongamento do intervalo QT. Este risco pode aumentar se você usar certos medicamentos como diuréticos ou se você tiver condições como sudorese grave, diarreia ou vômitos. Converse com seu médico sobre como usar este medicamento com segurança.
A forma líquida desta medicação contém álcool. Recomenda-se precaução se tiver diabetes, dependência de álcool ou doença hepática. Alguns medicamentos (como metronidazol, disulfiram) podem causar uma reação grave quando combinados com álcool. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico sobre a utilização deste produto em segurança.
Antes de fazer uma cirurgia, informe o seu médico ou dentista sobre todos os produtos que utiliza (incluindo medicamentos sujeitos a receita médica, medicamentos sem receita médica e produtos à base de plantas).
Os adultos mais velhos podem ser mais sensíveis aos efeitos colaterais desta droga, especialmente sangramento e prolongamento do intervalo QT. Os adultos mais velhos também podem ser mais propensos a desenvolver baixo nível de sódio no sangue, especialmente se eles estão tomando diuréticos.
Durante a gravidez, este medicamento deve ser utilizado apenas quando for claramente necessário, pois pode danificar o feto. Além disso, bebês nascidos de mães que usaram este medicamento durante os últimos 3 meses de gravidez podem raramente desenvolver sintomas de abstinência como dificuldades de alimentação/respiração, convulsões, rigidez muscular ou choro constante. Se você notar algum destes sintomas em seu recém-nascido, informe o médico prontamente.
Uma vez que os problemas mentais e humorais (como depressão, ataques de pânico, transtorno obsessivo compulsivo) não são tratados, não pare de tomar este medicamento a menos que indicado pelo seu médico. Se você está planejando uma gravidez ou pensar que pode estar grávida, discuta imediatamente os benefícios e riscos de usar este medicamento durante a gravidez com o seu médico.
Esta droga pode passar para o leite materno e pode ter efeitos indesejáveis sobre um lactente. Consulte o seu médico antes de amamentar.
Aviso: Um pequeno número de crianças, adolescentes e adultos jovens (até 24 anos de idade) que tomaram antidepressivos (“elevadores de humor”) como a fluoxetina durante estudos clínicos tornaram-se suicidas (tendo pensamentos em prejudicar ou matar a si mesmo ou planejando ou tentando fazê-lo). Crianças, adolescentes e adultos jovens que tomam antidepressivos para tratar a depressão ou outras doenças mentais podem ser mais propensos a se tornarem suicidas do que crianças, adolescentes e adultos jovens que não tomam antidepressivos para tratar essas condições. No entanto, os especialistas não têm certeza sobre como esse risco é grande e quanto deve ser considerado para decidir se uma criança ou adolescente deve tomar um antidepressivo.
Como tomar fluoxetina
Tome fluoxetina exatamente como prescrito pelo seu médico. Siga todas as instruções no rótulo da receita. O seu médico pode ocasionalmente alterar a dose para se certificar de que obtém os melhores resultados. Não tome este medicamento em quantidades maiores ou menores ou durante mais tempo do que o recomendado. Não esmague, mastigue, quebre ou abra uma cápsula.
O que devo fazer se esquecer uma dose?
Tome a dose que se esqueceu assim que se lembrar. No entanto, se está quase na hora para a próxima dose, pule a dose esquecida e continue o seu esquema de dosagem regular. Não dobre a dosagem para compensar uma dose perdida.
Sobredosagem
Em caso de sobredosagem ou overdose deste medicamento, ligue para emergência imediatamente. Os sintomas de sobredosagem incluem: tontura severa, confusão, batimento cardíaco rápido, irregular ou pulsante, desmaio e coma.
Fluoxetina preço
Os preços desse medicamento podem variar de acordo com a forma, dose e quantidade comprada. Em geral, custa entre 8 a 40 reais.
-
Links que recomendamos:
- Antidepressivo natural: 5 alimentos para combater a depressão
- 7 alternativas naturais para o tratamento da depressão
- Depressão: 7 alimentos que podem causar esta doença
Mais informações
Este medicamento só deve ser usado com prescrição de um médico, pois seu uso pode causar vários sintomas indesejáveis ou mortais. Nunca tome este ou qualquer outra droga sem a indicação de um médico.