Para que serve e como usar a castanha da Índia corretamente
A castanha da índia (Aesculus hippocastanum) é um fruto com uma espessa casca espinhosa, que contém castanhas dentro e cresce em árvores grandes no sudeste da Europa. Quando a casca seca, as castanhas são liberadas. As sementes secas e maduras da planta são de interesse medicinal.
A semente de castanha da índia, usada na fitoterapia, é indicada para tratar problemas vasculares entre outras condições de saúde. Hoje, a castanha da índia, pode ser comprada em muitas farmácias em forma de cápsulas, pó, folhas, cremes ou sabonetes. Em alguns lugares e feiras livres também é possível comprar as suas folhas para preparar chás e infusões.
Castanha da índia bula
Apresentação de castanha da índia Herbarium. Medicamento fitoterápico de uso oral e adulto.
Cada comprimido contém:
- – Extrato seco de Aesculus hippocastanum L., Hippocastanaceae (Castanha da índia) ……………….. 100mg
- – Excipientes (Celulose microcristalina, opadry II HP, talco, dióxido de titânio, estearato de magnésio, dióxido de silício e óxido de ferro amarelo) ….q.s.p. 1 comprimido
Concentração dos Princípios Ativos da Castanha da índia Herbarium
O extrato está padronizado em 20% de glicosídeos triterpênicos calculados como escina. Cada comprimido contém 20mg de glicosídeos triterpênicos calculados como escina.
Castanha da índia para que serve
O uso mais comum da castanha da índia é para tratar a má circulação e varizes. No entanto, devido as suas poderosas propriedades medicinais, tais como antioxidante, antiinflamatória, anti-reumática, analgésica, astringente, expectorante, anti-hemorroidal, febrífugo, anti-hemorroidal, tônica, vasoconstritora e vasoprotetora, pode ser usada para o tratamento de outras condições, tais como:
- – Inchaço nas pernas
- – Retenção de líquidos
- – Cólicas menstruais
- – Hemorroidas
- – Diarreia
- – Febre
- – Tosse
- – Dor nas pernas
- – Próstata aumentada
- – Eczema
- – Dermatite
- – Inflamações gerais na pele
- – Artrite e dores nas articulações
Castanha da índia emagrece
A castanha da índia, pode emagrecer devido a suas propriedades diuréticas, laxantes e por acelerar o metabolismo. Além disso, como outras oleaginosas, por ser rica em proteínas e fibras, ajuda a aumentar a sensação de saciedade no estômago.
Mesmo assim, ainda não se sabe ao certo como a castanha da índia pode ajudar no emagrecimento, pois não existem estudos relacionados com seu uso e a perda de peso.
Castanha da índia composta
A castanha da índia composta é um suplemento que combina a castanha da índia, erva do bicho salsaparrilha e rutina. Está indicada para o tratamento de varizes e hemorroidas.
Você pode adquirir a castanha da índica composta em caixas com 20 a 50 drágeas. Seus valores, geralmente, variam entre 15 a 30 reais.
Castanha da índia efeitos colaterais
Os efeitos adversos mais citados do uso da castanha da índica incluem:
- – Náuseas
- – Dor de estômago
- – Sensação de estômago cheio
- – Vermelhidão na pele
- – Dor de cabeça
- – Tonturas
Os desconfortos estomacais podem ser minimizados pelo uso de comprimidos revestidos. O uso em excesso da castanha da índia pode provocar:
- – Fraqueza
- – Coceira
- – Redução da coordenação
- – Vômito
- – Dilatação da pupila
A castanha da índia contém quantidades significativas de um veneno chamado esculina e pode causar a morte se comida cru. Suas folhas, cascas e frutos devem ser devidamente preparados para o uso medicinal. Caso você consuma alguma parte fresca dessa planta, procure imediatamente um centro toxicológico ou um médico.
Sinais de intoxicação causados pela ingestão indevida da castanha da índica incluem:
- – Dores de estômago
- – Problemas renais
- – Espasmos musculares
- – Fraqueza
- – Perda de coordenação
- – Pupilas dilatadas
- – Vômitos
- – Depressão do sistema nervoso central
- – Paralisia
Como tomar castanha da índia
Use a castanha da índia como indicado pelo seu médico. Verifique o rótulo do medicamento para instruções de dosagem exatas. A dosagem depende da condição a ser tratada e da origem do produto.
Use como indicado na embalagem, a menos que instruído de outra forma pelo seu médico. Verifique cuidadosamente a rotulagem do produto. O extrato de sementes de castanha da índia é diferente das sementes de castanha da índia inteiras. Sementes de castanha da índia inteiras são venenosas e não devem ser usadas.
Tire com seu médico ou farmacêutico qualquer dúvida que você possa ter em relação ao uso da castanha da índia.
Chá de castanha da índia
O chá das folhas da castanha da índia ajuda a tratar problemas de pele como eczema e dermatite, alivia a hemorroidas e doenças reumáticas como artrite ou artrose. Veja como prepará-lo:
Ingredientes
- – 30 g de folhas de castanha da Índia
- – 1 litro de água fervente
Preparo
Coloque as folhas de castanha da índia na água e deixe por 15 minutos. Após, coe e tome de 2 a 3 xícara ao dia para o tratamento da hemorroidas.
No caso dos problemas de pele e reumáticos, você pode utilizar compressas com o chá e aplicá-las sobre os locais afetados, deixando agir por 20 minutos sem friccionar.
Precauções e avisos
Faça o uso da castanha da índica conforme indicado por seu médico ou farmacêutico e siga corretamente as instruções da bula. Informe seu médico ou farmacêutico se você tem alergia a medicamentos, alimentos ou outras substâncias.
Alguns medicamentos podem interagir com a castanha da índia. No entanto, não são conhecidas interações específicas neste momento.
Algumas condições médicas podem interagir com o uso da castanha da índia. Informe o seu médico ou farmacêutico se tiver alguma doença e se estiver a tomar qualquer medicamento com ou sem prescrição, preparado à base de plantas ou algum suplemento dietético.
Não use a castanha da índica se você tem histórico de problemas renais ou hepáticos, infecção ou irritação do estômago ou intestino.
A castanha da índia pode diminuir o açúcar no sangue. Tomá-la junto com medicamentos para diabetes pode fazer com que seu açúcar no sangue reduza muito. Monitore seu açúcar no sangue de perto. A dose de sua medicação para diabetes pode precisar ser alterada.
A castanha da índia tem efeito diurético. Converse com seu médico antes de usar este produto se estiver tomando algum outro diurético.
Esse fitoterápico pode retardar a coagulação do sangue. Tomar castanha da índia juntamente com medicamentos que também reduzem coagulação pode aumentar as chances de hematomas e sangramento.
Casos especiais que merecem cautela e atenção quanto ao uso da castanha da índia, incluem:
- – Gravidez e aleitamento: Desconhece-se o suficiente sobre a segurança do uso da castanha da índia durante a gravidez ou a amamentação. Fique do lado seguro e evite seu uso se você está grávida ou amamentando.
- – Problemas de digestão: O consumo da castanha da índia pode irritar o trato gastrointestinal. Não use-a se tiver transtornos intestinais ou estomacais.
- – Doença hepática: Existe um relato de lesão hepática associada ao uso da castanha da índia. Se você tem uma disfunção do fígado, é melhor evitá-la.
- – Doença renal: Há uma preocupação de que a castanha da índia possa piorar uma doença renal. Não use-a se tiver problemas renais.
- – Alergia ao látex: As pessoas alérgicas ao látex também podem ser alérgicas à castanha da índia.
- – Cirurgia: A castanha da índia pode aumentar o risco de sangramento se usada antes de uma cirurgia. As pessoas que usam castanha da índia devem parar seu consumo pelo menos 2 semanas antes da cirurgia.
- – Crianças: Este produto não é recomendado para uso em crianças.
Mais informações
A castanha da índia é razoavelmente segura para a maioria das pessoas quando consumida corretamente e por um curto período de tempo. Apesar de ser um medicamento natural, deve-se manter cautela quanto a seu uso para evitar riscos e complicações à saúde.