Para que serve a Ranitidina, como tomá-la e quais seus efeitos colaterais
Ranitidina é uma droga que está disponível sob receita médica. Trata-se de um medicamento de prescrição vem como um comprimido oral, cápsula oral, xarope oral e solução injetável.
Ranitidina bula
Apresentação de Cloridrato de ranitidina. Uso injetável e adulto. Laboratório: Teuto.
Ranitidina injetável 25mg/mL. Embalagens contendo 1, 5, 50, 100, 120 e 150 ampolas com 2mL.
Composição de Cloridrato de ranitidina
Cada mL da solução injetável contém:
- – cloridrato de ranitidina (equivalente a 25mg de ranitidina)……. 28mg
- – Veículo q.s.p………………………………………………………….. 1mL
- – Excipientes: água para injeção, fenol, fosfato de sódio dibásico e fosfato de potássio monobásico
O que é ranitidina?
Esse medicamento bloqueia a produção de ácido por células produtoras de ácido no estômago. Pertence a uma classe de drogas chamadas bloqueadores H2 (histamina-2) que também incluem cimetidina, nizatidina e famotidina.
A histamina é um produto químico natural que estimula células no estômago (células parietais) para produzir ácido. Os bloqueadores de H2 inibem a ação da histamina nas células, reduzindo assim a produção de ácido pelo estômago. Uma vez que o ácido excessivo do estômago pode danificar o esôfago, estômago e duodeno, e levam a inflamação e ulceração. Reduzir o ácido do estômago previne e cura a inflamação e úlceras induzidas por ácido.
Ranitidina para que serve?
Ranitidina é usada para tratar várias condições, incluindo:
- – Úlceras intestinais e estomacais
- – Doença de refluxo gastroesofágico (DRGE)
- – Esofagite erosiva
- – Condições em que seu estômago produz muito ácido, como a síndrome de Zollinger-Ellison
A ranitidina pode ser utilizada como parte de uma terapia combinada. Isso significa que você precisará tomá-la com outros medicamentos.
A Ranitidina é tipicamente usada para tratamento a curto prazo, especialmente para doença de refluxo gastroesofágico. Se você está tomando este medicamento para outras condições, pode precisar de tratamento a longo prazo. Você pode precisar tomá-lo por várias semanas ou meses.
Ranitidina posologia
Tome ranitidina exatamente como indicado na bula ou conforme prescrito pelo seu médico. Não use em quantidades maiores ou menores ou por mais do que o recomendado. Seu médico pode recomendar um antiácido para ajudar a aliviar a dor. Acompanhe cuidadosamente as instruções do seu médico sobre o tipo de antiácido para usar e quando usá-lo.
Para a ranitidina comprimido, você não deve esmagar, mascar ou quebrar o comprimido efervescente de ranitidina e não permita que ele se dissolva na língua. Deixe que ele se dissolva completamente na água e, em seguida, beba toda a mistura. Se você está administrando este remédio para uma criança, pode colocar a mistura líquida em um conta-gotas e esvaziar o conta-gotas na boca da criança.
Para a ranitidina xarope, meça o líquido de ranitidina com uma colher ou copo de dose especial, não uma colher de mesa normal. Se você não possui um dispositivo de medição de dose, peça ao seu farmacêutico por um.
A ranitidina de solução líquida injetável só deve ser administrada por um profissional de saúde, em um ambiente apropriado (clínica ou hospital, por exemplo).
Pode levar até 8 semanas antes da úlcera ser curada. Continue usando a medicação como indicado e informe o seu médico se seus sintomas não melhorarem após 6 semanas de tratamento.
Esta medicação pode causar resultados incomuns com certos exames médicos. Informe a qualquer médico que o trate que esteja usando ranitidina. Armazene a ranitidina à temperatura ambiente, longe da umidade, calor e luz.
Ranitidina como tomar
Ranitidina Comprimidos 150 mg e 300 mg
- – A dose recomendada para tratamento da úlcera gástrica, úlcera duodenal ou esofagite de refluxo é de um comprimido de ranitidina 150 mg, tomado 2 vezes por dia, ou em dose única de 300 mg à noite
- – O tratamento pode variar 4 e as 12 semanas
Ranitidina Xarope 15 mg/ml
- – A dose recomendada para tratamento da úlcera gástrica ou úlcera duodenal é de 150 mg, tomados 2 vezes por dia ou em dose única de 300 mg à noite
- – Nos casos de tratamento prolongado, a dose recomendada é de 150 mg tomados à noite
Não é recomendada a diluição ou mistura do xarope em outros líquidos ou preparações.
Ranitidina Injetável 25 mg/ml
A administração da ranitidina injetável é feita através de uma injeção lenta diretamente na veia, durante 2 a 3 minutos, de 6 em 6 horas ou de 8 em 8 horas.
Ranitidina efeitos colaterais
Efeitos secundários de ranitidina menos graves podem incluir:
- – Dor de cabeça (pode ser grave)
- – Sonolência e tonturas
- – Problemas de sono (insônia)
- – Diminuição do desejo sexual, impotência ou dificuldade em ter um orgasmo
- – Peitos inchados (em homens)
- – Náuseas, vômitos, dor de estômago
- – Diarreia ou constipação
Pare de tomar ranitidina e ligue para o seu médico imediatamente se você tiver um efeito colateral grave, como:
- – Dor no peito, febre, falta de ar, tosse com muco verde ou amarelo
- – Contusões ou sangramentos, fraqueza incomum
- – Frequência cardíaca rápida ou lenta
- – Problemas com sua visão
- – Febre, dor de garganta e dor de cabeça com uma forte formação de bolhas, descamação e erupção cutânea vermelha
- – Náuseas, dor de estômago, febre baixa, perda de apetite, urina escura, fezes cor de argila, icterícia (amarelecimento da pele ou dos olhos)
Pare de usar ranitidina e obtenha ajuda médica de emergência se você tiver algum desses sinais de uma reação alérgica à ranitidina: dificuldade ao respirar, inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.
Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para o seu médico para aconselhamento médico sobre efeitos colaterais.
Que outras drogas podem interagir com a ranitidina?
O comprimido oral de ranitidina pode interagir com outros medicamentos, vitaminas ou ervas que você pode tomar. Uma interação é quando uma substância muda a maneira como um medicamento funciona. Isso pode ser prejudicial ou evitar que o medicamento funcione bem.
Antes de tomar ranitidina, informe o seu médico se estiver a tomar triazolam ou midazolam. Talvez você não consiga usar a ranitidina, ou pode precisar de ajustes de dose ou testes especiais durante o tratamento.
Outros medicamentos que podem interagir com a ranitidina são:
- – Procainamida
- – Varfarina
- – Glipizida
Pode haver outras drogas que podem interagir com a ranitidina. Informe o seu médico sobre todos os medicamentos que você usa. Isso inclui medicamento de prescrição ou não, vitaminas e produtos à base de plantas. Não comece um novo medicamento sem informar o seu médico.
Avisos e precauções
Antes de usar ranitidina, informe o seu médico ou farmacêutico se for alérgico a ela, ou a outros bloqueadores de H2 (cimetidina, famotidina, nizatidina), ou se tiver outras alergias. Este medicamento pode conter ingredientes inativos, que podem causar reações alérgicas ou outros problemas. Fale com o seu farmacêutico para mais detalhes.
Antes de usar este medicamento, informe o seu médico ou farmacêutico sobre o seu histórico médico, especialmente sobre: uma certa doença no sangue (chamada porfiria), problemas cardíacos (como batimentos cardíacos irregulares), problemas do sistema imunitário, problemas renais, problemas hepáticos, problemas pulmonares (como a asma, doença pulmonar obstrutiva crônica – DPOC), outros problemas no estômago (como tumores).
Alguns sintomas podem realmente ser sinais de uma condição mais séria. Obtenha ajuda médica imediatamente se tiver: azia com tontura, tonturas, dor no peito, maxilar, braço, ombro (especialmente com falta de ar e sudorese incomum) ou perda de peso inexplicada.
Antes de operar, informe seu médico ou dentista sobre todos os produtos que você usa (incluindo medicamentos prescritos, medicamentos sem receita médica e produtos à base de plantas).
O uso de ranitidina pode aumentar seu risco de desenvolver pneumonia. Os sintomas de pneumonia incluem dor torácica, febre, sensação de falta de ar e tosse de muco verde ou amarelo. Converse com seu médico sobre seu risco específico de desenvolver pneumonia.
A acidez estomacal geralmente é confundida com os primeiros sintomas de um ataque cardíaco. Procure atendimento médico de emergência se tiver dor no peito. Outros sintomas são sensação intensa de dor se espalhando para o braço ou ombro, náuseas e transpiração.
Os comprimidos efervescentes devem ser dissolvidos em água antes de tomá-los. Seu médico pode recomendar um antiácido para ajudar a aliviar a dor. Acompanhe cuidadosamente as instruções do seu médico sobre o tipo de antiácido para usar e quando usá-lo. Evite beber álcool, pois pode aumentar o risco de danos no estômago. Para melhores resultados, continue a usar a medicação como indicado.
Avisos para determinados grupos
Para pessoas com problemas renais: se você tem problemas renais ou história de doença renal, talvez você não consiga limpar este medicamento do seu corpo. Isso pode aumentar os níveis de ranitidina em seu corpo e causar mais efeitos colaterais.
Para pessoas com problemas hepáticos: se você tem problemas hepáticos ou história de doença hepática, talvez você não consiga processar este medicamento. Isso pode aumentar os níveis de ranitidina em seu corpo e causar mais efeitos colaterais.
Para pessoas com porfiria aguda (um transtorno sanguíneo hereditário): você não deve usar este medicamento se você tiver uma história de ataque de porfiria aguda. Esta droga pode desencadear um ataque porfírico agudo.
Para pessoas com câncer gástrico: este medicamento reduz a quantidade de ácido no estômago. Isso pode ajudar a melhorar os sintomas da sua condição gastrointestinal. No entanto, se seus sintomas são causados por um tumor gástrico gástrico, você ainda pode ter o tumor. Esta droga não trata o câncer.
Para idosos: os rins de adultos mais velhos podem não funcionar tão bem quanto costumavam. Isso pode fazer com que seu corpo processe drogas mais devagar. Como resultado, mais de uma droga permanece em seu corpo por mais tempo. Isso aumenta o risco de efeitos colaterais. Em casos raros, este medicamento pode causar confusão, agitação, depressão e alucinações. Estes problemas ocorrem mais frequentemente em idosos que estão muito doentes.
Para crianças: a ranitidina não foi confirmada como segura e eficaz em pessoas com menos de 18 anos para condições em que o estômago faz muito ácido. Estas condições incluem a síndrome de Zollinger-Ellison.
Ranitidina na gravidez
A pesquisa em animais não mostrou que esse medicamento representa um risco para a gravidez. No entanto, estudos em animais nem sempre preveem a forma como os humanos responderão. E não há estudos suficientes sobre esta droga em humanos grávidas para saber se é prejudicial.
Dito isto, esta droga só deve ser usada na gravidez se for claramente necessária. Ligue imediatamente para o seu médico se você engravidar ao tomar este medicamento.
Se você está amamentando, você informar o seu médico antes de tomar este medicamento. A ranitidina pode passar para o leite materno e causar efeitos colaterais em uma criança amamentada. Em geral, leva menos de um dia para a ranitidina deixar seu sistema depois de ter parado de levá-la. Após 24 horas, provavelmente é seguro amamentar.
Ranitidina preço
Os valores desse medicamento podem variar dependendo da drogaria adquirida, do laboratório e da quantidade de comprimidos contidos na caixa. Este medicamento só deve ser comprado com receita médica.
A caixa de cloridrato de ranitidina, contendo 20 comprimidos revestidos de 150mg, custa de 10 a 15 reais. Já a ranitidina 150 mg/10ml xarope com 120 ml, custa entre 12 e 20 reais. A solução de ranitidina de 50mg injetável de 2ml, custa menos de 4 reais.
-
Links que recomendamos:
- 4 receitas de sucos para tratar úlcera no estômago
- Como se alimentar em caso de úlcera no estômago?
- 8 incríveis remédios caseiros para tratar úlcera no estômago
Mais informações
A ranitidina é um medicamento de prescrição médica que deve ser tomado conforme indicação do seu médico, sempre respeitando os horários, as doses e a duração do tratamento. Avise seu médico numa próxima consulta caso apresente algum efeito colateral deste medicamento.