Para que serve a Gentamicina e quais seus efeitos colaterais
Gentamicina é um medicamento utilizado para prevenir ou tratar uma grande variedade de infecções bacterianas. Ele pertence a uma classe de medicamentos conhecidos como antibióticos aminoglicosídeos e age parando o crescimento de bactérias. Este medicamento pode ser encontrado na forma injetável, como pomada de uso tópico ou na forma de colírio.
Gentamicina bula
Apresentação de Sulfato de gentamicina injetável. Uso adulto e pediátrico. Laboratório: Novafarma.
- – Gentamicina 20 mg por cada 1 ml de solução injetável contém:
- – Sulfato de Gentamicina ………………. 20 mg
- – Excipientes ………………………… 1 ml
- – Gentamicina 40 mg por cada 1 ml de solução injetável contém:
- – Sulfato de Gentamicina ………………. 40 mg
- – Excipientes ………………………… 1 ml
- – Gentamicina 80 mg por cada 1 ml de solução injetável contém:
- – Sulfato de Gentamicina ………………. 40 mg
- – Excipientes ………………………… 1 ml
- (Excipientes: Ácido láctico, hidróxido de sódio, metabissulfito de sódio e água para injetáveis).
Gentamicina para que serve
A injeção de gentamicina é usada para tratar certas infecções graves que são causadas por bactérias como a meningite (infecção das membranas que cercam o cérebro e a medula espinhal) e infecções do sangue, abdômen (área do estômago), pulmões, pele, ossos e do aparelho urinário. Gentamicina injetável está em uma classe de medicamentos chamados antibióticos aminoglicosídeos. Funciona matando bactérias.
Antibióticos como a injeção de gentamicina não funcionam para resfriados, gripe ou outras infecções virais. Tomar antibióticos quando não são necessários aumenta o risco de contrair uma infecção mais tarde que resiste ao tratamento com antibióticos.
A gentamicina também é usada às vezes para tratar a doença inflamatória pélvica, granuloma inguinal (donovanose, uma doença sexualmente transmissível) e outras infecções graves como a peste e a tularemia. Converse com seu médico sobre os riscos de usar este medicamento para sua condição.
Gentamicina posologia
Use a solução de gentamicina conforme indicado pelo seu médico. Verifique o rótulo do medicamento para instruções de dosagem exatas.
Gentamicina solução geralmente é dada como uma injeção no consultório do seu médico, hospital ou clínica. Não utilize gentamicina solução se contiver partículas, estiver turva ou descolorida, ou se o frasco estiver rachado ou danificado.
A injeção de gentamicina deve ser injetada por via intravenosa (em uma veia) ou intramuscular (em um músculo). Quando a gentamicina é injetada por via intravenosa, é normalmente infundida (injetada lentamente) durante um período de 30 minutos a 2 horas uma vez a cada 6 ou 8 horas. A duração do tratamento depende do tipo de infecção que você tem.
Mantenha este produto, bem como seringas e agulhas, fora do alcance das crianças e animais de estimação. Não reutilize agulhas, seringas, ou outros materiais. Pergunte ao seu médico se deve eliminar estes materiais após o uso. Siga todas as regras locais para eliminação.
Não misture solução de gentamicina com cefalosporinas (por exemplo, cefalotina) ou penicilinas (por exemplo, penicilina), pois pode inativar a solução de gentamicina. Administre separadamente.
Se falhar uma dose de gentamicina, utilize-a o mais rapidamente possível. Consulte o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro para obter instruções sobre a programação de outras doses. Pergunte ao seu médico se tiver dúvidas sobre como usar a solução de gentamicina.
Gentamicina efeitos colaterais
A gentamicina pode causar efeitos secundários. Informe o seu médico se algum destes sintomas são graves ou não desaparecem:
- – Náusea
- – Vômito
- – Diarreia
- – Diminuição do apetite
- – Dor no local da injeção
- – Dor de cabeça
- – Febre
- – Dor nas articulações
- – Cansaço incomum
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se sentir algum destes sintomas contacte imediatamente o seu médico ou receba tratamento médico de emergência:
- – Erupção cutânea
- – Descamação ou formação de bolhas na pele
- – Coceira
- – Urticária
- – Inchaço dos olhos, rosto, garganta, língua ou lábios
- – Dificuldade em respirar ou engolir
- – Rouquidão
A gentamicina pode causar outros efeitos secundários. Chame o seu médico se tiver algum problema incomum enquanto estiver a tomar este medicamento.
Advertência importante
Gentamicina pode causar sérios problemas renais, principalmente em pessoas mais velhas ou em pessoas que estão desidratadas. Informe o seu médico se tem ou já teve alguma doença renal. Se sentir algum dos seguintes sintomas, contate imediatamente o seu médico: diminuição da micção, inchaço da face, braços, mãos, pés, tornozelos ou pernas ou cansaço ou fraqueza incomum.
A gentamicina pode causar sérios problemas auditivos. Os problemas de audição podem ocorrer mais frequentemente em pessoas mais velhas. A perda auditiva pode ser permanente em alguns casos. Informe o seu médico se tiver ou já teve tonturas, vertigens, perda de audição ou zumbido nos ouvidos. Se sentir algum dos seguintes sintomas, contate imediatamente o seu médico: perda auditiva, rugido ou zumbido nos ouvidos, ou tonturas.
Gentamicina pode causar problemas nervosos. Informe o seu médico se tiver ou já teve ardor ou formigueiro nas mãos, braços, pés ou pernas, contração muscular ou fraqueza, ou convulsões.
O risco de desenvolver problemas renais, auditivos ou outros graves é maior se você estiver tomando certos medicamentos com ou sem prescrição médica. Informe o seu médico e farmacêutico se estiver a tomar aciclovir (Zovirax, Sitavig); Anfotericina (Abelcet, Ambisome, Amphotec); Capreomicina (Capastat); certos antibióticos de cefalosporina tais como cefazolina (Ancef, Kefzol), cefixima (Suprax) ou cefalexina (Keflex); Cisplatina; Colistina (Coly-Mycin S); Ciclosporina (Gengraf, Neoral, Restasis, Sandimmune); diuréticos tais como bumetanida, ácido etacrínico (Edecrin), furosemida (Lasix) ou torsemida (Demadex). Outros antibióticos aminoglicósidos tais como amicacina, canamicina, neomicina (Neo-Fradin), paromomicina, estreptomicina e tobramicina; Polimixina B; Ou vancomicina (Vanocin). Seu médico pode evitar o uso da injeção de gentamicina.
Mantenha todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. O seu médico irá ordenar determinados testes, incluindo testes de audição, antes e durante o tratamento para verificar a resposta do seu corpo à gentamicina.
Precauções e avisos
Antes de usar a injeção de gentamicina, informe o seu médico e farmacêutico se tem alergia à gentamicina, a outros antibióticos aminoglicósidos tais como amicacina, canamicina, neomicina, paromomicina, estreptomicina ou tobramicina, sulfitos ou a quaisquer outros medicamentos ou qualquer um dos ingredientes em gentamicina injeção. Pergunte ao seu farmacêutico para uma lista dos ingredientes.
Antes de utilizar este medicamento, informe o seu médico ou farmacêutico sobre a sua história clínica, nomeadamente: fibrose cística, problemas auditivos (incluindo surdez, diminuição da audição), problemas renais, níveis baixos de sangue (incluindo potássio, magnésio, cálcio), miastenia gravis, doença de Parkinson.
Informe o seu médico se tem ou já teve fibrose cística (uma condição hereditária que afeta os pulmões e o sistema digestivo), problemas com os seus músculos, tais como miastenia grave.
Se estiver a ser submetido a uma cirurgia, incluindo a cirurgia dentária, informe o médico ou o dentista que está a utilizar a injeção de gentamicina.
Certifique-se de usar gentamicina solução para o curso completo do tratamento. Se não fizer, o medicamento pode não eliminar completamente a sua infecção. As bactérias também podem se tornar menos sensíveis a este ou outros medicamentos. Isso poderia tornar a infecção mais difícil de tratar no futuro.
O uso prolongado ou repetido da solução de gentamicina pode causar uma segunda infecção. Informe o seu médico se ocorrerem sinais de uma segunda infecção.
Alguns destes produtos contêm sulfitos. Os sulfitos podem causar uma reação alérgica em alguns pacientes (por exemplo, pacientes com asma). Se você já teve uma reação alérgica a sulfitos, pergunte ao seu farmacêutico se o seu produto tem sulfitos nele.
Informe o seu médico ou dentista que você toma gentamicina solução antes de receber qualquer cuidado médico ou odontológico, cuidados de emergência, ou cirurgia.
Testes de laboratório, incluindo a função renal, podem ser realizados enquanto você usa gentamicina solução. Estes testes podem ser utilizados para monitorizar a sua condição ou verificar se existem efeitos secundários. Certifique-se de manter todas as consultas médicas e de laboratório.
Os idosos podem ser mais sensíveis aos efeitos desta droga, especialmente dano renal.
Este medicamento não é recomendado durante a gravidez. Embora tenha havido relatos de danos em bebês nascidos de mulheres que usam drogas semelhantes, o risco de dano pode não ser o mesmo com esta droga. Discuta os riscos e benefícios com o seu médico.
Informe o seu médico se estiver grávida ou planeja engravidar. Se ficar grávida enquanto estiver a tomar gentamicina, contate imediatamente o seu médico. Gentamicina pode prejudicar o feto.
Esta droga passa para o leite materno em pequenas quantidades. No entanto, muitos médicos consideram a amamentação segura durante o uso deste medicamento. Consulte o seu médico antes de amamentar.
-
Links que recomendamos:
- Indicações e efeitos colaterais do antibiótico Azitromicina
- Antibióticos: mitos e verdades sobre esses medicamentos
- 9 antibióticos naturais que podemos encontrar na cozinha
Mais informações
Como todos os antibióticos, gentamicina só trata infecções bacterianas e não funciona para vírus ou infecções fúngicas. Deve-se ter cuidado quanto ao uso de antibióticos, por isso, tome este medicamento conforme prescrito por seu médico e não dê para ninguém, mesmo que a pessoa esteja com os sintomas parecidos com os seus.