Os incríveis benefícios da banana para a saúde

Os incríveis benefícios da banana para a saúde

As bananas podem ter sido a primeira fruta cultivada no mundo. Arqueólogos encontraram evidências de cultivo de banana na Nova Guiné já em 8000 a.C. A bananeira é classificada como uma erva perene arborescente (semelhante a uma árvore).

Hoje, as bananas são cultivadas em pelo menos 107 países e estão em quarto lugar entre as culturas alimentares mundiais em valor monetário.

O Equador é o principal produtor mundial de bananas, seguido pelas Filipinas. As bananas são produzidas em outras áreas tropicais e subtropicais da Ásia, África e Américas, bem como nas Ilhas Canárias e na Austrália.

Com uma produção anual de 7 milhões de toneladas, o Brasil é o quarto produtor da fruta no mundo, no entanto, se tratando de consumo, o país está no topo do pódio do consumo global. Ao todo, consumimos 27 quilos de banana por ano, 16 a mais que a média mundial.

Com o mundo consumindo tantas bananas, cresce também a curiosidade de saber os benefícios dessa fruta. Hoje, vamos conhecer o potencial benéfico dessa fruta e ainda aprender várias receitas deliciosas com ela.

Tipos de banana

banana

Existem quase mil variedades de bananas, segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Mas, botanicamente não há diferença entre as bananas.

Elas podem variar de tamanho, cor, sabor e valor nutricional, apesar de terem características semelhantes. Entre os tipos mais conhecidos estão a banana nanica, banana da terra, banana ouro, banana prata e banana maçã.

Quando a banana está pronta para o consumo?

As bananas devem ser consumidas quando estão muito maduras. É melhor se elas tiverem alguns pontos pretos na pele sem que isso afete toda a superfície, o que indicará que já estão maduras demais.

Bananas são apanhadas verdes. No processo de maturação, produzem seus açúcares e seus aromas tão característicos. Quando compramos essa fruta, não devemos guardá-la na geladeira porque ela perde o sabor e fica rançosa.

Depois de descascadas, as bananas devem ser comidas o mais rapidamente possível, porque ficam estragados muito rapidamente.

Propriedades da banana

A banana também tem ótimas propriedades saudáveis, que são responsáveis por muitos dos seus benefícios para a saúde. Conheça as principais propriedade desse alimento:

  • – Antioxidante
  • – Antiespasmódica
  • – Digestiva
  • – Calmante
  • – Cardioprotetora
  • – Antidepressiva
  • – Anti-inflamatória
  • – Anti-cancerígena

Benefícios da banana

banana

Da banana podemos utilizar tudo e aproveitar seus benefícios ao máximo. Você pode comer somente a fruta, ou utilizar sua casca e até mesmo o óleo de banana. Veja abaixo os incríveis benefícios dessa fruta:

Combate a hipertensão arterial

Manter uma baixa ingestão de sódio é essencial para reduzir a pressão arterial. No entanto, aumentar a ingestão de potássio pode ser tão importante por causa de seus efeitos de vasodilatação.

Ao aliviar a tensão nas artérias e veias, o sangue pode fluir suavemente através do corpo e oxigenar vários órgãos para aumentar sua função. Isso pode ajudar a eliminar a aterosclerose e os derrames e ataques cardíacos subsequentes que são tão comumente associados a ela. A fibra nas bananas também elimina o excesso de colesterol das artérias e vasos sanguíneos e reduz ainda mais o estresse no sistema cardiovascular.

As bananas também contêm quantidades elevadas de rutina, um composto que complementa a atividade da vitamina C e ajuda a manter vasos sanguíneos fortes e flexíveis. A rutina também possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e anti-cancerígenas.

Também digno de nota, uma alta ingestão de potássio está associada a um risco 20% menor de morrer por todas as causas.

Trata a asma

Uma banana por dia mantém asma sob controle! Segundo uma pesquisa, as crianças que consomem uma banana por dia reduziram seu risco de asma em 34%.

Trata a constipação

As bananas contêm quantidades significativas de fibra dietética e, portanto, ajudam nos movimentos intestinais suaves. Além disso, a fibra ajuda a formar o bolo fecal, acalma o processo de excreção e alivia uma pessoa da constipação. Elas também ajudam no tratamento de outros distúrbios intestinais.

Previne o câncer colorretal

O alto teor de fibras nas bananas ajuda a aumentar as fezes e estimula o movimento peristáltico do corpo, o que facilita os movimentos intestinais através do trato intestinal. Isso pode ajudar a prevenir o câncer colorretal e reduzir condições digestivas pouco saudáveis.

Combate a diabetes

Uma banana fornece cerca de 3 gramas de fibra dietética, o que é benéfico para diabéticos do tipo 1 e tipo 2. Assim, diabéticos do tipo 1 podem diminuir seus níveis de glicose no sangue e o tipo 2 pode melhorar os níveis de glicose no sangue.

Preserva a memória e melhora o humor

O aminoácido triptofano nas bananas desempenha um papel vital no estímulo do humor e na preservação da memória. Além disso, o magnésio ajuda a relaxar os músculos e a vitamina B6 ajuda-o a dormir bem.

São também excelentes fontes dos dois importantes compostos cerebrais dopamina e serotonina. Quando fazemos algo e sentimos uma sensação de satisfação, essa satisfação é o efeito da dopamina no cérebro. A dopamina ajuda a proteger contra alguns tipos de neuro-degeneração, incluindo a doença de Parkinson. Além disso, demonstra numerosos benefícios para o cérebro, ajuda a fortalecer o coração e aumenta a circulação.

A serotonina, por outro lado, pode ser o mais conhecida de todos os químicos cerebrais. Ela é absolutamente essencial para o humor e é o alvo de vários medicamentos antidepressivos. Algumas dessas drogas trabalham para aumentar a produção de serotonina, enquanto outras ajudam a manter a serotonina no cérebro por longos períodos de tempo. De todas as suas muitas funções conhecidas, a serotonina é poderosamente antidepressiva.

Trata anemia

As bananas contêm alto teor de ferro e, portanto, ajudam no tratamento da anemia, uma vez que o ferro é uma parte essencial dos glóbulos vermelhos. As bananas também têm um teor significativo de cobre, que é um elemento importante na criação de glóbulos vermelhos. Ao aumentar a contagem de glóbulos vermelhos, você não apenas previne a anemia, mas também pode aumentar a circulação para todas as partes do corpo. Com isso, também ajuda na sua oxigenação e otimiza sua funcionalidade.

Ajuda na perda de peso

As bananas são úteis para perda de peso, pois uma banana tem aproximadamente apenas 90 calorias. Elas contêm muita fibra também e são fáceis de digerir. Além disso, não contêm gorduras. Portanto, uma pessoa com excesso de peso não precisa comer muito se sua dieta contiver bananas, porque elas dão muita sensação de saciedade. Sua fibra também não fará a pessoa sentir fome, inibindo a liberação do hormônio da grelina, ou hormônio da fome. Isso reduzirá os excessos e também ajudará na perda de peso.

Fortalece ossos

As bananas também estão ligadas a uma absorção aumentada de cálcio. O cálcio é o elemento mais importante na produção e regeneração de matéria óssea no corpo. Isso reduz nossas chances de sermos afetados pela osteoporose e pela fraqueza natural.

Antiinflamatória

Os compostos no interior das bananas são de natureza anti-inflamatória, o que significa que podem reduzir o inchaço, a inflamação e a irritação provocados por artrite e gota.

Melhora a visão

Bananas, como muitas outras frutas, são embaladas com antioxidantes e carotenoides, bem como uma mistura saudável de minerais que podem aumentar seriamente a saúde de seus olhos. Degeneração macular, catarata, cegueira noturna e glaucoma demonstraram diminuir com a ingestão normal de bananas e outros frutos semelhantes.

Promove ganho de peso

Bananas podem ser úteis para ganho de peso. Quando consumida com leite, as bananas ajudam a aumentar o peso de uma pessoa rapidamente. O leite fornece as proteínas necessárias e as bananas fornecem os açúcares. Além disso, uma vez que as bananas são facilmente digeridas, uma pessoa abaixo do peso pode ingerir 5-6 bananas em um dia. Além das refeições regulares sem enfrentar indigestão. Isso leva a uma ingestão adicional de 500 a 600 calorias, o que é bastante necessário para o ganho de peso. Uma vez que as bananas têm a capacidade de fornecer energia instantânea, os esportistas comem bananas durante os intervalos entre os jogos para uma onda extra de energia.

Trata hemorroidas

As bananas são um remédio natural para as hemorroidas, pois o alto teor de fibras facilita a passagem das fezes. O efeito laxante previne qualquer tipo de tensão, proporcionando alívio e cura de hemorroidas.

Trata úlceras

Tradicionalmente, as bananas têm sido usadas como alimento antiácido para aliviar problemas de estômago, pois também podem suprimir a secreção ácida. Os inibidores de protease das bananas eliminam as bactérias nocivas que foram ligadas ao desenvolvimento de úlceras estomacais.

Previne desordens renais

O potássio e vários antioxidantes das bananas ajudam a aliviar a tensão nos rins e estimulam a micção. Isso pode ajudar a evitar que as toxinas se acumulem no corpo.

Alivia os problemas menstruais

As flores de banana cozidas ajudam a aliviar o sangramento excessivo e doloroso durante o ciclo menstrual e podem aliviar outros problemas menstruais também.

Banana engorda?

banana

As bananas são saudáveis ​​e nutritivas, não há dúvidas sobre isso. Elas também são ricas em fibras, mas baixas em calorias. A maioria das bananas tem um índice glicêmico baixo a médio. Além disso, não deve causar grandes picos nos níveis de açúcar no sangue em comparação com outros alimentos ricos em carboidratos.

As bananas, como vimos, podem ajudar no emagrecimento ou a engordar, isso vai depender de seu consumo. Por exemplo, se mantida uma dieta adequada, as bananas podem ajudar a te dar saciedade e fazer com que você coma menos quantidades. Assim, vai ajudar no emagrecimento saudável. Existe até mesmo a dieta da banana para ajudar a emagrecer.

No entanto, caso você queira ganhar peso, pode comer bananas e manter uma dieta mais calórica. Dessa forma, conseguirá aumentar seu peso rápido.

Então, o consumo dessa fruta pode ajudar pessoas que desejam aumentar de peso ou perdê-lo. E, você pode consumi-la de acordo com seu objetivo.

Não existem estudos que examinem diretamente os efeitos das bananas no peso. No entanto, elas têm várias propriedades que podem torná-las um alimento amigável para a perda de peso.

Se você está tentando perder peso, então não há absolutamente nada de errado em comer bananas como parte de uma dieta alimentar equilibrada.

Quantas calorias tem uma banana?

Uma porção de banana é considerada com cerca de 126 gramas e contém 110 calorias, 30 gramas de carboidratos e 1 grama de proteína. As bananas são naturalmente isentas de gordura, colesterol e sódio.

As bananas fornecem uma variedade de vitaminas e minerais, tais como:

  • – Vitamina B6 – 0,5 mg
  • – Manganês – 0,3 mg
  • – Vitamina C – 9 mg
  • – Potássio – 450 mg
  • – Fibra Dietética – 3g
  • – Proteína – 1 g
  • – Magnésio – 34 mg
  • – Folato – 25,0 mcg
  • – Riboflavina – 0,1 mg
  • – Niacina – 0,8 mg
  • – Vitamina A – 81 UI
  • – Ferro – 0,3 mg

A ingestão recomendada de potássio para adultos é de 4.700 miligramas por dia.

Há riscos do consumo de banana?

banana

Comida com moderação, não há efeitos colaterais significativos associados à ingestão de bananas. No entanto, comer os frutos em excesso pode desencadear dores de cabeça e sonolência. Essas dores de cabeça são causadas pelos aminoácidos das bananas que dilatam os vasos sanguíneos. Bananas maduras contêm mais desses aminoácidos do que outras bananas. As bananas também podem contribuir para a sonolência quando ingeridas em excesso devido à grande quantidade de triptofano encontrado nelas. O magnésio também relaxa os músculos, outro benefício às vezes de risco.

As bananas são uma fruta açucarada, por isso comer muitas e não manter práticas adequadas de higiene dental pode levar à cárie dentária. Elas também não contêm gordura suficiente ou proteína para ser uma refeição saudável por conta própria, ou um lanche pós-treino eficaz.

A Universidade de Maryland Medical Center relatou que o consumo excessivo de potássio pode levar à hipercalemia, que é caracterizada por fraqueza muscular, paralisia temporária e batimentos cardíacos irregulares. Pode ter sérias consequências, mas você teria que comer cerca de 43 bananas em um curto espaço de tempo para que quaisquer sintomas de hipercalemia ocorram. Ou seja, o risco existe, mas é pequeno.

Além disso, consumir mais de 500 miligramas de vitamina B6 diariamente pode levar a danos nos nervos dos braços e pernas. No entanto, você teria que comer uma quantidade absurda de bananas para atingir esse nível de vitamina B6.

Algumas pessoas podem ter alergia a bananas e isso pode causar sintomas na boca e na garganta, como comichão, urticária e inchaço.

Bananas podem desencadear enxaquecas em algumas pessoas, por isso, pacientes que sofrem fortes crises desse problema são aconselhados a não exagerarem no consumo da fruta.

Além disso, as bananas também contêm muita fibra. Comer muita fibra pode levar a inchaço, gases e cólicas estomacais.

A banana pode interagir com medicamentos?

Uma preocupação é em relação a certos medicamentos. Os beta-bloqueadores, por exemplo, um tipo de medicamento mais comumente prescrito para doenças cardíacas, podem causar o aumento dos níveis de potássio no sangue. Alimentos com alto teor de potássio, como bananas, devem ser consumidos com moderação quando se toma beta-bloqueadores.

Consumir muito potássio pode ser prejudicial para aqueles cujos rins não são totalmente funcionais. Se os seus rins não conseguem remover o excesso de potássio do sangue, isso pode ser fatal.

Certos medicamentos usados ​​para doenças cardíacas e hipertensão têm o potencial de aumentar os níveis de potássio. Exemplos incluem certos betabloqueadores como Propranolol, medicamentos que funcionam bloqueando as ações do hormônio aldosterona, como Losartana, e certos diuréticos como espironolactona e Eplerenona. Esta é apenas uma lista parcial e você deve consultar o seu médico se os níveis de potássio se tornarem uma preocupação.

Casca de banana podem fazer mal?

banana

Acontece que o maior risco de uma casca de banana pode estar realmente escorregando nela. Cascas de banana não são venenosas. Na verdade, elas são comestíveis e cheias de nutrientes. A casca de banana é consumida em muitas partes do mundo. Ela contém quantidades elevadas de vitamina B6 e B12, além de magnésio e potássio. Também contém algumas fibras e proteínas. De acordo com um artigo de 2011 na revista Applied Biochemistry and Biotechnology, as cascas de banana também têm vários compostos bioativos como polifenóis, carotenoides e outros.

É importante lavar cuidadosamente uma casca de banana antes de comê-la devido aos pesticidas que podem ser pulverizados em suas plantações.

Cascas de banana são geralmente servidas cozidas, embora possam ser comidas cruas ou colocadas em um liquidificador com outras frutas. No entanto, elas não são tão doces como a fruta.

Receitas com banana

banana

Além de seus incríveis benefícios que acabamos de conhecer, outra vantagem dessa fruta é que pode ser usada em diversas receitas deliciosas. Vejamos abaixo como fazer algumas destas delícias.

Bolo de banana

A receita de bolo de banana é uma das mais conhecidas. A receita abaixo é bem simples de fazer, mas você também pode preparar o bolo de aveia com banana ou bolo de banana integral.

Ingredientes

  • – 3 ovos
  • – 2 xícaras (chá) de açúcar
  • – 1 xícara (chá) de leite
  • – 1/2 xícara (chá) de óleo
  • – 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • – 1 colher (sopa) de fermento químico
  • – 7 bananas

Cobertura

  • – Em uma panela, adicione o açúcar e misture até derreter
  • – Despeje a água quente e mexa até dissolver o açúcar
  • – Deixe engrossar até chegar ao ponto de calda e reserve para colocar no bolo pronto

Preparo

  • – Bata no liquidificador os ovos, o açúcar, o óleo e o leite
  • – Acrescente a farinha de trigo aos poucos e continue batendo até obter uma massa lisa e homogênea
  • – Adicione por último o fermento e bata na velocidade mínima do liquidificador
  • – Unte uma forma média com margarina e farinha
  • – Despeje a cobertura e as bananas cortadas no comprimento
  • – Leve para assar em forno médio 180º C, preaquecido por aproximadamente 30 minutos
  • – Está pronto!

Doce de banana

Outra receita muito procurada também é como fazer doce de banana, que também é muito simples, confira:

Ingredientes

  • – 10 bananas nanicas maduras
  • – 2 xícaras (chá) de açúcar

Preparo

  • – Amasse as bananas com um garfo e coloque em uma panela junto com o açúcar
  • – Cozinhe em fogo médio, mexendo até que comece a soltar do fundo da panela
  • – Coloque em uma travessa e sirva gelado

Torta de banana

Ingredientes

  • – 10 colheres de sopa de trigo
  • – 10 colheres de sopa de açúcar
  • – 1 colher de sopa de fermento em pó
  • – 1 tablete de margarina dividido em três partes iguais
  • – 12 bananas d’água ou prata bem madura
  • – 2 ovos batidos em neve
  • – 1 xícara de açúcar com canela

Preparo

  • – Misture o trigo, o açúcar e o fermento e divida em três porções de 7 colheres de sopa
  • – Em uma forma untada com margarina, coloque uma das partes de farinha, a banana em fatias, pedacinhos espalhados de margarina e açúcar com canela
  • – Repita as camadas até terminar as 3 partes da farinha e finaliza com os ovos batidos
  • – Leve ao forno a 180°C até dourar, aproximadamente 30 minutos

Panqueca de banana

Ingredientes

  • – 2 ovos médios
  • – 2 bananas nanicas médias maduras
  • – 2 colheres de farinha de banana verde, com maçã (ou outra farinha integral rica em fibras como farinha de aveia)
  • – 1 colher (café) de açúcar mascavo ou demerara (opcional, pois a banana já é doce)
  • – Canela a gosto

Preparo

  • – Bata os ovos com um garfo ou fuê e reserve
  • – Amasse ou pique as bananas, acrescente os ovos batidos, a farinha, a canela e o açúcar (opcional)
  • – Misture tudo com o garfo ou fuê
  • – Aqueça uma panela anti-aderente em fogo baixo, unte com óleo de girassol (um fio e tire com papel toalha, apenas para não grudar ou ficar difícil de virar)
  • – Com auxílio de uma concha coloque metade da massa na frigideira, espere dourar e vire
  • – Faça duas panquecas com a massa
  • – Sirva e consuma na hora

Farofa de banana

Ingredientes

  • – 4 bananas picadas (usei prata)
  • – 50 g de bacon
  • – 1 cebola picada
  • – 1 dente de alho amassado
  • – 250 g de farinha de mandioca crua

Preparo

  • – Frite o bacon na própria gordura, quando estiver douradinho, acrescente o alho e a cebola até murcharem
  • – Junte a banana e mexa por alguns segundos, acrescente a farinha e misture bem
  • – Retire do fogo e acrescente a cebolinha

Cuca de banana

Ingredientes

  • – 1 lata de leite condensado
  • – 2 latas de leite (medida do leite condensado)
  • – 2 gemas
  • – 3 colheres (sopa) de maizena
  • – 1 kg de banana
  • – 180 g de trigo
  • – 4 colheres de açúcar
  • – 1 colher de fermento
  • – 1 colher de margarina
  • – Um pouco de canela

Preparo

  • – Levar ao fogo o leite condensado, o leite, as gemas e a maizena, mexendo, até obter um creme
  • – Misture o restante dos ingredientes até ficar no ponto de farofa
  • – Em uma forma quadrada, coloque no fundo o creme em seguida as bananas cortadas, um pouco de canela em cima das bananas e a farofa por cima
  • – Repita as camadas
  • – Leve ao forno médio, pré-aquecido, por aproximadamente 40 minutos, ou até dourar

Mais informações

As bananas estão entre as frutas mais consumidas no mundo. Elas são compostas principalmente de carboidratos e contêm boas quantidades de várias vitaminas, minerais e antioxidantes. Estes podem contribuir para melhorar a saúde cardíaca e digestiva quando consumidos regularmente como parte de um estilo de vida saudável.

Este artigo te ajudou?
  • +2 curtiram
  • 0 não curtiram