O que podemos comer após uma cirurgia
É muito importante tomar cuidado com a nutrição após passar por um procedimento cirúrgico, pois o corpo precisa recuperar a energia lentamente. Dependendo do tipo de cirurgia e da pessoa, o médico irá fazer uma recomendação personalizada. No entanto, em geral, após uma cirurgia, existem alimentos que devem ser evitados e substituídos por uma dieta leve.
Para que possamos ter uma boa recuperação, depois de uma cirurgia, recomenda-se seguir uma dieta leve que deve ser elaborada e deve contar com o seguimento de um profissional para que os alimentos que sejam inseridos tenham a composição nutricional ideal para o paciente.
Basicamente a dieta deve ser caracterizada por um alimento cozido suavemente com pouco óleo e sem tempero.
Outros alimentos para o almoço e jantar são: creme de abobrinha, coxa de frango, sopa de legumes, arroz branco, presunto ou peixes cozidos com molho de tomate.
O que comer depois uma cirurgia: O corpo antes de tudo precisa de proteínas para fortalecer músculos.
Alimentos apropriados que são ricos em proteínas com pouca gordura são frango sem pele, carnes magras, peixe, ovos inteiros ou gemas de ovo, vegetais ou iogurte.
Também é recomendado alimentos ricos em ferro como fígado, espinafre ou morangos. Quanto a produtos lácteos, você não deve consumi-los nos dois primeiros dias. Comer a cada três horas, em pequenas quantidades.
Assim, estará recuperando de uma forma suave as energias que foram perdidas. É importante também mastigar lentamente e engolir o alimento quando estiver o mais suave possível. Beba líquidos em abundância (até 8 copos de água) pois a bebida não contém muitas calorias. Além disso, não se deve beber líquidos 30 minutos antes de comer ou enquanto come para não encher.
Os primeiros dias após a cirurgia deve-se evitar ácidos (limonada, tangerina ou algum suco) e bebidas que contém açúcar. Também não se deve ingerir alimentos que contenham muita gordura ou beber álcool.