O que a ciência diz sobre o consumo de leite e a produção de muco
Na atualidade o consumo de laticínios é controverso porque há uma crença de que beber leite produz muco e, portanto, prejudica a saúde. Portanto, vamos mostrar o que a ciência diz sobre isso.
Embora haja grande número de estudos que examinaram a associação entre a ingestão de leite e a produção de muco nas vias aéreas em nosso corpo, pesquisadores descobriram o seguinte:
O que a ciência diz
Um estudo avaliou o efeito da ingestão de leite de vaca e leite de soja são semelhantes às características organolépticas dos dois grupos de pessoas que não sabiam o leite que estavam consumindo, observando em ambos os grupos, perceberam um aumento de mucosidade, o que não é atribuível ao leite de vaca.
Além disso, uma revisão de vários estudos concluiu que o consumo do leite pode não estar associado com o aumento do muco das vias aéreas, e até mesmo as pessoas inoculadas com o vírus do resfriado comum, o consumo de leite de vaca não aumenta a produção de muco ou exacerbar os sintomas de asma ou promovendo os seus efeitos.
Finalmente, observa um artigo científico que pode haver uma associação em alguns indivíduos sensíveis, entre o consumo de leite e um aumento do muco no intestino, o que também pode ocorrer nas vias aéreas, mas ainda não foi provado cientificamente, assim que é apenas uma hipótese e não pode confirmar a relação entre a ingestão de leite e muco.
Conclusão
Não há nenhuma evidência científica concreta que liga o consumo de leite ao aumento da produção de muco, e a restrição a ingestão deste alimento entre as crianças é um absurdo.
Muito pelo contrário, retirar o leite da dieta pode reduzir significativamente a ingestão de cálcio e de vitamina A e D se não for levado em conta substitutos para esses nutrientes.
Como podemos ver, associar o consumo de leite com o aumento da produção de muco é algo incorreto, então, remover o leite da dieta não é uma boa ideia.