O Mundo depois do Coronavírus
Quando surgiu o Vírus?
Foi no dia 31 de dezembro de 2019 que a OMS (Organização Mundial da Saúde) foi alertada sobre diversos casos de pneumonia na cidade de Wuhan localizada na Província de Hubei na República Popular da China, sobre um novo tipo de coronavírus que não havia sido identificada em humanos. O alerta das autoridades chinesas veio somente no dia 07 de janeiro onde eles confirmaram que havia de fato uma nova cepa do coronavírus.
O que poucas pessoas sabem é que o coronavírus é uma das principais causas de resfriados no mundo, porém seus sintomas nunca foram graves o bastante para tornar o vírus perigoso para os seres humanos.
Ao todo já foram identificados 7 tipos de coronavírus humanos (HCoVs): HCoV-229E, HCoV-OC43, HCoV-NL63, HCoV-HKU1, SARS-COV (causa síndrome respiratória aguda grave) MERS-COV (causa síndrome respiratória do Oriente Médio) e o mais atual nomeado temporariamente de 2019-nCoV no dia 11 de Fevereiro de 2020 foi nomeado oficialmente de SARS-CoV-2 esses é o vírus responsável pela doença Covid 19.
No dia 30 de janeiro saiu o primeiro anúncio da OMS (Organização Mundial da Saúde) sobre o surto de um novo coronavírus, declarando uma Emergência de Saúde de Importância Internacional Pública (ESPII) o mais alto nível de alerta.
ESPII em termos do RSI (Regulamento Sanitário Internacional) é um evento incomum que pode gerar riscos à Saúde Pública de outros países devido a disseminação internacional de doenças e possivelmente requer uma resposta coordenada imediata.
Não é tão comum que um anúncio desse tipo seja feito até hoje foram apenas 06 vezes
Pandemia H1N1 – 25 de abril de 2009
Disseminação internacional de poliovírus – 05 de maio de 2014
Surto de Ebola na África Ocidental – 08 de agosto de 2014
Zika vírus e aumento do caso de microcefalia e outras malformações congênitas – 01 fevereiro de 2016
Surto de Ebola na República Democrática do Congo – 18 de maio de 2018
No dia 11 de março de 2020 a Covid 19 foi caracterizada pela OMS como uma pandemia.
Lembrando que pandemia se refere à distribuição geográfica de uma doença e não sua gravidade.
Esse é um pequeno relato que desmente várias teorias da conspiração que giravam em torno de toda essa situação, como no começo tudo era incerto e as informações e as desinformações vinham de todos lados surgiram vários boatos sem fundamentos acerca desse novo vírus.
Quais medidas de segurança foram tomadas após o anúncio da Pandemia?
As medidas de isolamento para combater a propagação do Covid 19 foram extremamente importantes e foram implementadas em todo o mundo. Elas incluem a quarentena, o distanciamento social, o uso obrigatório de máscaras em espaços públicos e a limitação de aglomerações.
A quarentena é uma medida que consiste em ficar em casa por período determinado de tempo, geralmente 14 dias para evitar a transmissão do vírus para outras pessoas. Já o distanciamento social implica manter uma distância mínima de 2 metros entre as pessoas em espaços públicos.
Além disso, o uso de máscaras era obrigatório em transportes públicos, shoppings, supermercados e outros lugares onde não era possível manter a distância social recomendada. E, finalmente, a limitação de aglomerações impede grandes eventos e reuniões de multidões a fim de evitar a transmissão em massa do vírus.
Era fundamental que todos seguissem estas medidas para ajudar a controlar a disseminação do Covid 19 e proteger a saúde pública. Além disso, é importante ressaltar que, mesmo com medidas de isolamento, a vacinação foi a forma mais eficaz de prevenir a doença e suas complicações graves.
E como estamos vivendo agora?
Em 2023, o mundo ainda sente os efeitos da pandemia do Covid-19, mas já se nota uma tendência de retomada das atividades econômicas e sociais. No entanto, ainda existem medidas de proteção em vigor para garantir a segurança da população.
A maior parte da população já foi vacinada e os casos de infecção estão caindo gradualmente. A Economia está se recuperando e muitas empresas estão reabrindo as suas portas, mas ainda é comum ver o uso de máscaras em ambientes fechados e o distanciamento social sendo praticado.
Algumas escolas e universidades estão voltando a ter aulas presenciais, mas com a capacidade reduzida e medidas de segurança, como a verificação de temperatura e o uso obrigatório de máscaras. Eventos sociais e esportivos também estão acontecendo com restrições, incluindo a limitação de público e a obrigatoriedade de máscaras.
No geral, o mundo está se adaptando a uma nova realidade pós-pandemia, mas ainda é necessário seguir as medidas de proteção para evitar o surto de novos casos e proteger a saúde da população. A vacinação continua sendo a forma mais eficaz de prevenção e, por isso, é importante que todos sejam vacinados o quanto antes.