Nebacetin: bula, para que serve, contraindicações e efeitos colaterais

Nebacetin: bula, para que serve, contraindicações e efeitos colaterais

Nebacetin trata-se de um medicamento que possui a combinação de dois antibióticos em sua fórmula (neomicina + bacitracina zíncica). Este fármaco pode ser encontrado na forma de pomada e spray. Nebacetin genérico também está disponível para venda. Nesse caso, é encontrado pelo nome de sulfato de neomicina + bacitracina zíncica. Vamos conhecer mais sobre esse medicamento, sua bula, como usar e contraindicações.

Nebacetin bula

água inglesa

Apresentação de Nebacetin. Uso tópico, adulto e pediátrico. Laboratório: Takeda.

Pomada contendo 5mg/g de sulfato de neomicina e 250UI/g de bacitracina zíncica. Bisnagas de 15g e 50g.

Composição de Nebacetin:

  • – Cada grama da pomada contém 5mg de sulfato de neomicina (equivalente a 3,5mg de neomicina base.), 250UI de bacitracina zíncica
  • – Excipientes: álcool cetílico, óleo mineral e petrolato branco

Nebacetin pomada

A pomada nebacetin é a forma mais usada deste medicamento. A principal vantagem dos medicamentos tópicos (pomadas) é que eles geralmente são a opção menos invasiva, porque você não os ingere, o que diminui o risco de efeitos colaterais.

Se a condição a ser tratada é localizada, e é possível usar um medicamento tópico, isso reduzirá ou até mesmo eliminará os possíveis efeitos adversos. Assim, nebacetin pomada possuí poucos efeitos adversos e eles também são mais difíceis de ocorrer.

Nebacetin para que serve?

água inglesa

Por ser usado para diversas condições de saúde, algumas pessoas têm dúvidas para que serve nebacetin. Para começar, este medicamento é composto pela combinação de neomicina e a bacitracina zíncica, que são antibióticos. Essa combinação permite que este medicamento combata infecções causadas principalmente por bactérias que podem afetar a pele e de mucosas. Sendo assim, nebacetin é um medicamento para o tratamento de infecções de pele e de mucosas.

A ação da pomada deste medicamento começa logo após sua aplicação. Na maioria das vezes, pode-se notar uma melhora após dois ou três dias de tratamento regular diário. No entanto, isso depende também de vários outros fatores como o tipo de infecção, seu tamanho e a condição do sistema imune do paciente.

Nebacetin é usado para o tratamento, controle, prevenção e melhora das seguintes doenças, condições e sintomas:

  • – Feridas infecciosas
  • – Infecções cutâneas
  • – Infecção da pele devido a feridas, cortes (inclusive de cirurgias) ou pequenas queimaduras
  • Furúnculos
  • – Acne infectada
  • – Feridas abertas (como úlceras na pele)

Este medicamento também pode ser usado em casos de hemorroidas externas, ou como cicatrizantes para tatuagens.

Pomada nebacetin é cicatrizante?

Sim! Este medicamento é indicado para tal uso e pode ajudar no processo de cicatrização de ferimentos, queimaduras, tatuagens e após alguma cirurgia.

Nebacetin para hemorroidas

Nebacetin também pode ser usada no tratamento de hemorroidas externas. Siga corretamente a orientação de uso dita pelo seu médico.

Nebacetin para queimadura

Esta pomada, assim como Bepantol, é uma das mais indicadas no tratamento de queimaduras. Ela ajuda no combate a bactérias e no processo de cicatrização. Seu uso para queimaduras e indicado principalmente em casos de infecção, tais como pus ou inchaço excessivo.

Nebacetin para foliculite

A foliculite é uma inflamação que pode ocorrer nos pelos do corpo. Também chamada de pelo encravado, pode causar dor e vermelhidão. Nebacetin pode também ser usada nestes casos, pois é antibiótica.

Pode passar nebacetin na tatuagem?

Sim, já que o processo de tatuar a pele cria pequenas lesões ou cicatrizes que podem ser tratadas com o uso de nebacetin. Assim, este medicamento vai ajudar a não inflamar e cicatrizar o local.

Como usar nebacetin

água inglesa

Use este medicamento por aplicação tópica, conforme prescrito por seu médico ou farmacêutico. Siga atentamente as indicações de uso e leia atentamente a bula antes de começar a usá-lo. Não apresentando melhoras, procure orientação médica.

Antes de aplicar este medicamento, lave bem o local com água e sabão e depois seque-o. Após, deve-se aplicar cuidadosamente, uma fina camada da pomada no local com a ajuda de uma gaze. Faça isso de 3 a 5 vezes ao dia, durante 2 ou 3 dias, regularmente. Depois de aplicar, você pode proteger o local com uma gaze, caso seus médico indique essa necessidade.

Use este medicamento de maneira regular e no mesmo horário todos os dias. Se você esqueceu de um horário de aplicação, faça o mais rápido possível. Se está quase na hora da sua próxima aplicação, ignore a que perdeu e volte ao seu horário regular de aplicação.

Nebacetin contraindicações

Este medicamento está contraindicado para os seguintes casos:

  • – Alergia aos componentes da fórmula
  • – Alergia a outros antibióticos
  • – Em casos de problemas renais graves (insuficiência renal)
  • – Em casos de problemas de audição e equilíbrio (labirinto)
  • – Durante a gravidez ou amamentação
  • – Para recém-nascidos ou lactantes

Nebacetin efeitos colaterais

água inglesa

Quando este medicamento é usado da maneira certa, são raros os efeitos adversos ocorrerem. A reação adversa mais comum que nebacetin pode causar são reações alérgicas limitadas aos locais de aplicação.

No entanto, em casos de sobredosagem, este medicamento pode passar para a corrente sanguínea e causar outros problemas, como:

  • – Alteração na função dos rins
  • – Problemas de audição e/ou o equilíbrio (sistema labiríntico)
  • – Paralisias parciais dos músculos
  • – Sensação de formigamento
  • – Dores musculares

Em casos raros, podem ocorrer também coceira, vermelhidão corporal e/ou facial (rash) ou inchaços. Nestes casos, procure ajuda de um médico.

Os efeitos colaterais mais leves podem desaparecer dentro de alguns dias ou algumas semanas. Se eles são mais graves ou não desaparecem, fale com seu médico ou farmacêutico.

O uso deste medicamento pode causar outras reações adversas não listadas aqui. Procure seu médico para saber mais sobre os possíveis efeitos colaterais de nebacetin e como agir casos eles ocorram.

Nebacetin precauções e avisos

água inglesa

Antes de tomar esse medicamento, informe o seu médico ou farmacêutico se tem alergia ao mesmo ou se tem quaisquer outras alergias.

Antes de usar este medicamento, informe o seu médico ou farmacêutico a sua história médica, especialmente de: doenças neuromusculares, como por exemplo, Myasthenia gravis e problemas de função dos rins.

Informe o seu médico sobre todos os medicamentos que está a utilizar, principalmente de medicamentos relaxantes musculares e outros antibióticos aminoglicosídeos. Informe inclusive o uso de outras drogas prescritas ou não, suplementos e outros produtos à base de plantas.

Caso você esteja usando nebacetin para o tratamento de grandes feridas e por um longo tempo, pode ocorrer uma maior absorção do medicamento para o corrente sanguínea. Isso pode favorecer o aparecimento de outros efeitos colaterais mais graves.

Os idosos podem fazer o uso deste medicamento sem quaisquer preocupações em relação a um possível aumento das chances de obter um efeito colateral.

As mulheres grávidas só devem administrar nebacetin com a prescrição de seu médico e seguindo todas as suas orientações. Caso suspeite de gravidez, interrompa seu uso e fale com seu médico.

Nebacetin preço

Os valores desse medicamento podem variar dependendo da drogaria adquirida e da forma escolhida para usar. A versão genérica deste medicamento custa de 5 a 12 reais.

Pomada nebacetin preço

O custo da pomada de nebacetin pode mudar dependendo da quantidade da embalagem. A bisnaga de 30gr custa de 12 a 15 reais. Já a de 50gr custa de 25 a 30 reais.

Conclusão

Nebacetin é um dos medicamentos mais usados para o tratamento de ferimentos e queimaduras, agindo de forma eficaz no tratamento dessas lesões. Esse fármaco é indicado principalmente em casos de infecção do local, pois tem ação antibiótica e cicatrizante.

Este artigo te ajudou?
  • +6 curtiram
  • 0 não curtiram