Muita água pode ser prejudicial
Mais e mais pessoas apresentam sintomas associados com a ingestão de quantidades excessivas de água, por isso, devemos alertar sobre os perigos da hiper hidratação.
Em maio de 2005, um grupo de cientistas publicaram no “New England Journal of Medicine”, que 13% dos corredores na Maratona de Boston de 2002 sofreram de hiponatremia, ou seja, um nível de sódio muito baixo causado pela ingestão demasiada de água. Foram muitos corredores que tomaram água o suficiente para colocar as suas vidas em perigo.
É verdade que os médicos enfrentam muito mais casos de desidratação, porém, quando se trata de água potável, ambas as extremidades são muito perigosas. No seu nível máximo de risco, a hiper hidratação pode causar edema cerebral por excesso de fluidos no cérebro.
Os sintomas da hiper hidratação são letargia, confusão, agitação e convulsões. Eles podem ser confundidos com os sintomas da desidratação, que pode levar alguns atletas a se hidratar ainda mais. A recomendação é que os corredores devem beber água esporadicamente quando estão com sede, e se possível, bebidas isotônicas electrolíticas com sódio, potássio e magnésio. Estas substâncias são necessárias para os músculos e nervos durante o exercício.
Especialistas em medicina do esporte estão começando a olhar com olhos diferentes para os problemas da hiper hidratação, dados os inúmeros casos que tem ocorrido nos últimos anos e depois que uma mulher saudável de 28 anos morreu de hiponatremia na Maratona de Boston de 2002.