Miconazol: bula, para que serve e como usar este medicamento
O miconazol é um medicamento antifúngico usado comumente na vagina para infecções fúngicas. Além do miconazol creme ou pomada, este medicamento também pode ser encontrado na forma de comprimidos administrados por via oral. Além disso, há também o nitrato de miconazol loção cremosa, que é indicado para infecções de pele e unha. Hoje, vamos conhecer mais sobre esse fármaco, sua bula, indicações e modo de usar.
Miconazol bula
Apresentação de nitrato de miconazol, uso tópico e adulto. Laboratório: Medley
Princípios ativos: nitrato de miconazol.
Composição de Nitrato de miconazol. Cada g do creme vaginal contém:
- – nitrato de miconazol ……. 20 mg
- – excipientes q.s.p. ……… 1 g
- – (cera emulsificante não iônica, metilparabeno, propilenoglicol, propilparabeno, petrolato branco, água deionizada)
Miconazol pomada
A pomada de miconazol é usada, principalmente, para tratar infecções vaginais. Ela se apresenta em embalagem contendo bisnaga de 80 g, acompanhada de 14 aplicadores ginecológicos.
Este medicamento também pode ser encontrado numa variação com o nome de tinidazol + nitrato de miconazol, que é uma combinação de dois medicamentos. O tinidazol é um antibacteriano, assim, o tinidazol nitrato de miconazol pode agir combatendo infecções fúngicas e bacterianas.
Nitrato de miconazol para que serve?
Este medicamento é usado para tratar infecções fúngicas vaginais. O uso do nitrato de miconazol para candidíase é um dos mais conhecidos, mas este medicamento também possuí várias outras indicações.
Seu uso reduz a queimação vaginal, coceira e descarga que podem ocorrer devido a uma infecção vaginal. Este medicamento é um antifúngico azólico. Ele age impedindo o crescimento de fungos que causam a infecção.
Pergunte ao seu médico antes de usar este medicamento para auto-tratamento, se esta for sua primeira infecção vaginal. Este medicamento só funciona para infecções fúngicas vaginais. Você pode ter um tipo diferente de infecção (como vaginose bacteriana) e pode precisar de um medicamento diferente.
Se você tiver febre, calafrios, dor abdominal ou mau-cheiro no corrimento vaginal, não use este medicamento. Contacte o seu médico imediatamente porque estes podem ser sinais de uma infecção mais grave.
O que são infecções fúngicas vaginais?
As infecções fúngicas vaginais são muito comuns em mulheres. Estima-se que 75% de todas as mulheres terão pelo menos uma em sua vida, e 40% a 45% terão múltiplos casos.
Embora infecções fúngicas possam acontecer a qualquer pessoa e a qualquer momento, há certas coisas que tornam mais provável a sua obtenção. No entanto, felizmente, a maioria das infecções pode ser esclarecida de maneira rápida e fácil.
A vagina normalmente contém um equilíbrio saudável de bactérias e fungos. O hormônio estrogênio ajuda as bactérias chamadas lactobacilos a crescerem. Essas bactérias matam organismos prejudiciais na vagina e mantêm você saudável. Mas quando algo acontece há um desequilíbrio, um fungo chamado candida pode crescer fora de controle e causar uma infecção por fungos. A infecção vaginal por fungos mais comum é candidíase.
O que causa infecções por fungos?
Existem muitas razões pelas quais você pode ter uma infecção por fungos, incluindo:
- – Hormônios: Alterações durante a gravidez, amamentação ou menopausa (ou se você estiver tomando pílulas anticoncepcionais) podem alterar o equilíbrio em sua vagina
- – Diabetes: Se o seu diabetes não estiver bem controlado, o aumento de açúcar nas membranas mucosas (revestimentos úmidos) da sua vagina pode criar um local mais favorável para o crescimento da levedura
- – Antibióticos: Essas drogas podem matar muitas das bactérias que vivem em sua vagina
- – Duchas e sprays vaginais: O uso desses produtos pode alterar o equilíbrio em sua vagina
- – Sistema imunológico enfraquecido: se você é soropositivo para o HIV ou tem outro distúrbio do sistema imunológico, os fungos também podem crescer descontroladamente
- – Sexo: Embora uma infecção por fungos não seja considerada uma infecção sexualmente transmissível, ela pode ser transmitida de pessoa para pessoa através do contato sexual
Sintomas de infecção fúngica vaginal
Coceira e irritação na vagina ou entrada da vagina são os principais sintomas de uma infecção por fungos, mas existem outros. Você também pode experimentar um ou todos os seguintes sintomas:
- – Queimação, vermelhidão e inchaço da vagina e da vulva (a parte externa dos genitais femininos)
- – Dor ou queimação quando você faz xixi
- – Dor durante o sexo
- – Uma descarga espessa, branca e inodora, semelhante ao queijo cottage
Se você acha que tem uma infecção por fungos, consulte o seu médico antes de tratar-se. Os sintomas das infecções fúngicas são semelhantes a outras doenças mais graves, incluindo infecções sexualmente transmissíveis e vaginose bacteriana (crescimento bacteriano na vagina). Um diagnóstico preciso é importante para que você possa obter o melhor tratamento.
Como usar nitrato de miconazol
Leia todas as instruções na embalagem do produto antes de usar este medicamento. Se você tiver alguma dúvida, consulte seu farmacêutico. Se o seu médico prescreveu este medicamento, use-o como indicado.
Este produto é apenas para uso vaginal. Lave as mãos antes e depois do uso. Evite o contato deste produto com seus olhos. Se entrar em contato com os olhos, lave-os imediatamente com bastante água. Ligue para o seu médico se a irritação dos olhos persistir.
A dosagem é baseada em sua condição médica e resposta ao tratamento. Use a medicação normalmente uma vez por dia ao deitar por 1 a 7 noites dependendo do produto usado, ou conforme indicado pelo seu médico.
Caso estiver usando a pomada miconazol, siga as instruções da embalagem sobre como usar o aplicador com o creme. Deite de costas com os joelhos em direção ao peito. Insira um aplicador cheio de creme na vagina, até onde vai confortavelmente. Lentamente, pressione o êmbolo do aplicador para aplicar o creme.
Se você tiver coceira ou ardor ao redor do lado de fora da vagina (vulva), aplique o creme de pele nessa área normalmente duas vezes ao dia, não use por mais de 7 dias. Se você estiver usando apenas o creme vaginal, você pode aplicar uma pequena quantidade do creme vaginal para a área externa.
Outras dicas para uso
Continue a usar este medicamento todos os dias durante todo o tempo prescrito, mesmo que os sintomas desapareçam depois de alguns dias ou se o seu período menstrual começar. Parar a medicação muito cedo pode permitir que a infecção do fungo volte.
Não use tampões, duchas, espermicidas ou outros produtos vaginais enquanto estiver usando este medicamento. Os absorventes higiênicos sem cheiro podem ser usados para o seu período menstrual ou para proteger sua roupa contra o vazamento do medicamento.
Informe o seu médico se a sua condição não melhorar após 3 dias ou durar mais de 7 dias. Informe o seu médico se a sua infecção retornar dentro de 2 meses. Você pode precisar de um medicamento diferente ou adicional para tratar sua condição.
Interações medicamentosas de miconazol
Os efeitos de algumas drogas podem mudar se você tomar outros medicamentos ou produtos fitoterápicos ao mesmo tempo. Isso pode aumentar o risco de efeitos colaterais graves ou fazer com que os medicamentos não funcionem corretamente. Essas interações medicamentosas são possíveis, mas nem sempre ocorrem. O seu médico ou farmacêutico muitas vezes podem prevenir ou gerenciar interações, alterando a maneira como você usa seus medicamentos ou monitorando-o atentamente.
Para ajudar o seu médico e farmacêutico a prestar os melhores cuidados, informe a eles sobre todos os produtos que utiliza antes de iniciar o tratamento com este produto. Isso inclui, por exemplo, medicamentos sujeitos a receita médica, medicamentos sem receita médica e produtos à base de plantas. Ao usar este produto, não inicie, pare ou altere a dosagem de quaisquer outros medicamentos que esteja usando sem a aprovação do seu médico.
Alguns medicamentos que podem aumentar o risco de infecções fúngicas vaginais incluem antibióticos, corticosteroides (como a prednisona) e drogas que suprimem o sistema imunológico (como ciclosporina e metotrexato).
Além disso, você deve evitar o contato entre preservativo ou diafragma de borracha e o miconazol, pois este pode danificar a borracha e, neste caso, prejudicar a ação destes dispositivos para evitar a gravidez ou DSTs.
Este artigo não contém todas as interações medicamentosas possíveis. Por isso, mantenha uma lista de todos os produtos que você usa. Compartilhe esta lista com seu médico e farmacêutico para diminuir o risco de sérios problemas de medicação.
Efeitos colaterais de miconazol
Os sintomas adversos mais comuns deste medicamento são:
- – Dor de cabeça
- – Queimação vaginal
- – Coceira vaginal ou uretral
- – Cólicas abdominais inferiores
Se algum destes efeitos persistir ou piorar, informe o seu médico ou farmacêutico imediatamente.
Se o seu médico o orientou a usar este medicamento, lembre-se de que ele ou ela julgou que o benefício para você é maior que o risco de efeitos colaterais. Muitas pessoas que usam este medicamento não têm efeitos colaterais graves.
Uma reação alérgica muito grave a essa droga é improvável, mas procure atendimento médico imediato caso ocorra. Os sintomas de uma reação alérgica grave podem incluir: erupção cutânea, inchaço (especialmente da face, língua, garganta), tonturas graves, dificuldade em respirar.
Esta não é uma lista completa de possíveis efeitos colaterais. Portanto, se notar outros efeitos não listados acima, contate o seu médico ou farmacêutico.
Precauções e advertências
Antes de usar este medicamento, informe o seu médico ou farmacêutico se você é alérgico a ele, ou a outros agentes antifúngicos azólicos (tais como terconazol, fluconazol), ou se você tiver outras alergias. Este produto pode conter ingredientes inativos, que podem causar reações alérgicas ou outros problemas. Fale com o seu farmacêutico para mais detalhes.
Se você tiver algum dos seguintes problemas de saúde, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de usar este medicamento: diabetes, problemas no sistema imunológico (como HIV-AIDS), infecções vaginais frequentes (mais de 3 em 6 meses ou 4 em 1 ano).
Antes de fazer uma cirurgia, informe o seu médico ou dentista sobre todos os produtos que você usa (incluindo medicamentos prescritos, medicamentos sem receita médica e produtos fitoterápicos).
Pergunte ao seu médico se você pode ter relações sexuais enquanto estiver usando este produto. Conforme dito, este produto pode enfraquecer a eficácia dos produtos como preservativos de látex e diafragmas, e causar falhas. Isso pode resultar em gravidez. Portanto, não use esses produtos durante o tratamento com este medicamento e por 3 dias após o término do tratamento. Consulte o seu médico sobre outras formas de proteção de barreira ou controle de natalidade (como preservativos de poliuretano) durante este tempo.
Não use este medicamento para auto-tratamento se estiver grávida. Durante a gravidez, este medicamento deve ser usado somente quando claramente necessário. Se estiver grávida, siga as instruções do seu médico sobre como usar o aplicador para inserir este medicamento. Discuta os riscos e benefícios com o seu médico.
Não se sabe se esta droga passa para o leite materno. Consulte o seu médico antes de amamentar.
Miconazol preço
Os valores desse medicamento podem variar dependendo da drogaria adquirida e do laboratório. O miconazol creme vaginal de 20mg + 14 aplicadores custa de 15 a 20 reais.
Miconazol pomada preço
O miconazol creme 28g, que é indicado para infecções de pele e unhas, pode ser adquirido num valor que vaira de 6 a 12 reais.
-
Links que recomendamos:
- Gino canesten: bula, preço, como tomar e efeitos colaterais
- Nistatina no tratamento contra candidíase oral e vaginal
- Fungos: Por que 75% das mulheres podem sofrer com infecções fúngicas?
Conclusão
O miconazol é um medicamento que combate o crescimento anormal de fungos vaginais e seus sintomas. Há também a opção do miconazol loção, que é indicado para infecções na pele e unhas. Deve-se ter atenção ao adquirir estes medicamentos para que não haja erro e seu problema possa ser tratado corretamente.