Evidências de um estudo publicado no The American Journal of Medicine conseguiu que as pessoas mais velhas, com maior desenvolvimento muscular têm uma maior expectativa de vida.
O estudo incluiu dados de 3.659 participantes, com homen com mais de 55 anos e mulheres com mais de 65. Se realizaram um seguimento entre esses participantes que preencheram a pesquisa nacional sobre saúde e nutrição 1988-1994. Entre outros parâmetros se tomaram dados sobre o desenvolvimento muscular de todos os sujeitos.
Os dados foram analisados em 2004 e o fato de que as pessoas com níveis mais elevados de desenvolvimento muscular seriam significativamente menos propensas a morrer do que as pessoas com menor desenvolvimento muscular.
Como sempre nestes casos, lembre-se que o estudo indica correlação, não causalidade entre o desenvolvimento muscular e probabilidade a morrer.
No Dicas Sobre Saúde já se falou muitas vezes sobre o exercício que beneficia os idosos, tanto físico como mentalmente, e não ter medo que as pessoas idosas fazem treinamento de força.
Tais estudos fazem ver a importância da atividade física e para o desenvolvimento e manutenção de um bom nível de saúde tornam-se pilares da vida cotidiana de cada pessoa, bem como a importância de instituições que promovem e permitem o porte de uma vida saudável em qualquer idade.