Ibuprofeno: Conheça sua bula e saiba como tomá-lo da maneira correta
O ibuprofeno é um medicamento bastante conhecido. Esta droga pode ser encontrada em forma de cápsula oral, solução injetável, suspensão oral, suspensão oral gotas e comprimido mastigável. Hoje, vamos conhecer sua bula, indicações e efeitos colaterais.
O que é ibuprofeno?
O ibuprofeno é um fármaco anti-inflamatório não esteroidal (AINE). Outros membros desta classe incluem aspirina, naproxeno, indometacina e vários outros. Ele funciona reduzindo hormônios que causam inflamação e dor no corpo. Este efeito ajuda a diminuir o inchaço, a dor ou a febre.
O ibuprofeno funciona bloqueando a produção de prostaglandinas, substâncias que o corpo libera em resposta a doenças e lesões. As prostaglandinas causam dor e inchaço, ou inflamação. Elas são liberadas no cérebro e também podem causar febre.
Os efeitos analgésicos do ibuprofeno começam logo após tomar uma dose. Os efeitos anti-inflamatórios podem demorar mais, às vezes várias semanas.
As marcas comerciais de ibuprofeno incluem Advil, Alivium, Buprovil, Ibufran, Ibupril, Buscofem, Ibuvix, entre outros.
Ibuprofeno bula
Composição de Ibuprofeno 300mg comprimido revestido. Uso oral e adulto. Embalagem com 20 comprimidos. Cada comprimido contém:
- – ibuprofeno ……………………………………… 300 mg
- – excipientes: celulose microcristalina, dióxido de silício, estearato de magnésio, amidoglicolato de sódio, Eudragit, dióxido de titânio, polietilenoglicol, polissorbato, tri-etil citrato, talco, Antifoan, corante
Composição de Ibuprofeno comprimido revestido de 400mg. Uso oral e adulto acima de 12 anos. Embalagem com 10 comprimidos.
Cada comprimido revestido contém:
- – ibuprofeno ……………………………………… 400 mg
- – excipiente q.s.p. …………………………………………………………………… 1 comprimido (celulose microcristalina, amido, dióxido de silício, povidona, ácido esteárico, croscarmelose sódica, talco, estearato de magnésio, lactose monoidratada, laurilsulfato de sódio, álcool polivinílico, dióxido de titânio, macrogol)
Composição de Ibuprofeno suspensão oral (gotas). Uso oral e adulto e pediátrico acima de 6 meses. Embalagem com 1 frasco de 30 ml.
Cada ml (10 gotas) de ibuprofeno contém:
- – ibuprofeno………………………………………… 50 mg
- – Veículo q.s.p………… 1mL
- – excipientes: dióxido de titânio, aroma de tutti-frutti, sucralose, polissorbato 80, sorbitol, ácido cítrico, goma xantana, benzoato de sódio, glicerol e água de osmose reversa
Ibuprofeno 600 mg bula
Composição de Ibuprofeno 600 mg comprimidos revestidos. Uso oral e adulto. Cada comprimido contém:
- – ibuprofeno ……………………………………………… 600 mg
- – excipientes: dióxido de silício coloidal, lactose, celulose microcristalina, croscarmelose sódica, povidona, estearato de magnésio, polímero do ácido metacrílico, polietilenoglicol 6000 e dióxido de titânio)
Ibuprofeno indicações
Esse medicamento tem propriedades analgésicas que aliviam a dor e antipiréticas que agem contra a febre. Após tomá-lo seu efeito ocorre em cerca de 30 minutos e pode durar de 4 a 6 horas.
Ibuprofeno para que serve
Ibuprofeno é usado para tratar as seguintes condições:
- – Febre
- – Dor de cabeça (enxaqueca e cefaleia vascular)
- – Dor de dente
- – Dor muscular
- – Dor na parte inferior das costas (ou dor lombar)
- – Dores relacionadas a problemas reumáticos não articulares e periarticulares (como capsulite, bursite, tendinite, tenossinovite, etc)
- – Dores associadas a processos inflamatórios e/ou traumáticos (como entorses e distensões)
- – Cólica menstrual
- – Dores associadas a gripes e resfriados
- – Inflamação
Para uma dor de cabeça, o uso é de curto prazo. Para efeitos anti-inflamatórios relacionados a doenças crônicas, como a artrite, é necessário o uso prolongado.
Alguns medicamentos, como os descongestionantes, podem ser adicionados de ibuprofeno, para criar, por exemplo, um remédio combinado para resfriado ou gripe.
Ibuprofeno posologia
Use o ibuprofeno exatamente como indicado no rótulo, ou conforme prescrito pelo seu médico. Não use em quantidades maiores ou por mais do que o recomendado. Use a dose mais baixa que seja eficaz no tratamento da sua condição.
Não tome mais do que a dose recomendada. Uma overdose de ibuprofeno pode danificar o estômago ou os intestinos. A quantidade máxima de ibuprofeno para adultos é de 800 miligramas por dose ou 3200 mg por dia (4 doses máximas). Use apenas a menor quantidade necessária para obter alívio de sua dor, inchaço ou febre.
A dose de ibuprofeno infantil é baseada na idade e peso da criança. Acompanhe cuidadosamente as instruções de dosagem fornecidas com o medicamento do seu filho para a idade e peso do mesmo. Pergunte a um médico ou farmacêutico se tiver dúvidas. Tome ibuprofeno com alimentos ou leite para prevenir uma possível dor no estômago.
O comprimido mastigável de ibuprofeno deve ser mastigado antes de engolir. Se você usar este medicamento a longo prazo, pode precisar de testes médicos frequentes.
Armazene o medicamento a temperatura ambiente longe da umidade e do calor. Não permita que o medicamento líquido se congele.
Leia todas as informações do paciente, guias de medicação e folhas de instruções fornecidas para você. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver alguma dúvida.
Uma vez que o ibuprofeno é usado quando necessário, geralmente as dosagens não são programadas. Se você estiver em uma programação e esqueceu uma dose, use-a assim que você se lembrar. Ignore a dose perdida se estiver quase na hora da próxima dose agendada. Não use medicamento extra para compensar a dose perdida.
Pergunte a um médico ou farmacêutico antes de usar qualquer medicamento para resfriado, alergia ou dor. Muitos medicamentos disponíveis sem prescrição contêm aspirina ou outros medicamentos semelhantes ao ibuprofeno. Tomar certos produtos juntos pode fazer com que você obtenha muito deste tipo de medicação e isso aumenta o risco de efeitos adversos. Verifique o rótulo para ver se um medicamento contém aspirina, ibuprofeno, cetoprofeno ou naproxeno.
Como tomar ibuprofeno gotas
O ibuprofeno gotas pode ser administrado em adultos e crianças para alívio da dor, inflamação e controle da febre, bem como para a artrite idiopática juvenil.
As doses para crianças são menores do que as dos adultos. A dose dependerá do peso e idade da criança e da gravidade da febre ou outros sintomas. A criança deve ter mais de 6 meses de idade e pesar pelo menos 5 quilos (kg).
Os pais devem consultar as instruções na embalagem ou verificar com um farmacêutico ou profissional de saúde antes de administrar ibuprofeno ou outras drogas para crianças.
Agite bem a suspensão oral (líquido) antes de medir uma dose. Meça o medicamento líquido com colher de dosagem fornecida, ou com um copo de medicamento. Se você não possui um dispositivo de medição de dose, peça ao seu farmacêutico.
Não administre este medicamento a uma criança com menos de 2 anos sem o conselho de um médico.
Alergia a ibuprofeno o que fazer?
O ibuprofeno oferece um risco elevado de reação alérgica. A reação pode surgir até mesmo em pessoas que já tomaram a medicação antes e não tiveram nenhum efeito adverso.
Os sinais de uma reação alérgica ao ibuprofeno são:
- – Espirros
- – Corrimento ou nariz entupido
- – Sibilância ou dificuldade em respirar
- – Urticária
- – Inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta
Em casos graves, pode ocorrer choque anafilático. A pessoa terá dificuldade em respirar. Isso pode ser fatal e precisa de atenção médica imediata.
Não use este medicamento se você tem ou já teve uma reação alérgica a ele. Para saber se você tem alergia ao ibuprofeno, o médico pode usar uma quantidade mínima e observar os sintomas, mas isso pode ser perigoso. Geralmente, as pessoas só descobrem uma alergia após tomar o medicamento.
Quem amamenta pode usar ibuprofeno?
Não há estudos adequados sobre o ibuprofeno usado por mulheres grávidas. Portanto, este fármaco não é recomendado durante a gravidez. Este medicamento deve ser evitado no final da gravidez devido ao risco de fechamento prematuro do ducto arterioso no coração fetal.
Estudos em animais revelaram evidências de aumento do risco de aborto espontâneo, malformação cardíaca e gastrosquise após o uso de inibidores da síntese de prostaglandinas no início da gravidez.
Pergunte a um profissional de saúde antes de usar qualquer medicamento durante a gravidez ou a amamentação.
Efeitos colaterais
Os efeitos colaterais comuns de ibuprofeno podem incluir:
- – Mal humor
- – Azia leve
- – Náuseas e vômitos
- – Inchaço
- – Gases
- – Diarreia
- – Constipação
- – Tonturas
- – Dor de cabeça
- – Nervosismo
- – Prurido suave
- – Erupção cutânea
Pare de usar este fármaco e ligue para o seu médico imediatamente se você tiver efeitos colaterais mais graves, como:
- – Mudanças na visão
- – Falta de ar (mesmo com esforço leve)
- – Inchaço ou aumento de peso rápido
- – Sinais de qualquer erupção cutânea, por mais leve que seja
- – Sinais de sangramento do estômago, como fezes sangrentas ou escuras, tosse com sangue ou vômito que pareça com borra de café
- – Problemas de fígado, que incluem náuseas, dor de estômago superior, prurido, sensação de cansaço, sintomas semelhantes a gripe, perda de apetite, urina escura, fezes coloridas com argila, icterícia (amarelecimento da pele ou dos olhos)
- – Problemas nos rins, tais como pouca ou nenhuma micção urinante, urina dolorosa ou difícil, inchaço nos pés ou tornozelos, sensação de cansaço ou falta de ar
- – Baixos glóbulos vermelhos (anemia), com os sintomas de pele pálida, sensação de cabeça leve ou falta de respiração, frequência cardíaca rápida, problemas de concentração
- – Reação severa na pele que pode causar febre, dor de garganta, inchaço no rosto ou na língua, queima nos olhos, dor na pele seguida de uma erupção cutânea vermelha ou púrpura que se espalha (especialmente no rosto ou na parte superior do corpo) e causa bolhas e descamação
Este medicamento pode aumentar as chances de um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. Obtenha ajuda médica de emergência se você tiver sinais ou sintomas desses problemas, que envolvem:
- – Dor torácica se espalhando para o maxilar ou ombro
- – Dormência repentina ou fraqueza em um lado do corpo
- – Fala arrastada
- – Inchaço nas pernas
- – Falta de ar
Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Converse com seu médico se quiser saber mais sobre efeitos colaterais deste medicamento.
Precauções e avisos
Como já mencionamos ibuprofeno pode aumentar seu risco de ataque cardíaco fatal ou acidente vascular cerebral, especialmente se você usá-lo a longo prazo ou tomar doses elevadas, ou se você tem doença cardíaca. Não use este medicamento imediatamente antes ou após a cirurgia de bypass cardíaco.
Este medicamento também pode causar sangramento estomacal ou intestinal, o que pode ser fatal. Essas condições podem ocorrer sem aviso enquanto você estiver usando ibuprofeno, especialmente em adultos idosos.
Você não deve usar ibuprofeno se você é alérgico a ele, ou se você já teve um ataque de asma ou reação alérgica grave depois de tomar aspirina ou outro medicamento AINE. Evite tomar aspirina enquanto estiver tomando este fármaco.
Pergunte a um médico ou farmacêutico se for seguro para você tomar este medicamento se tiver doença cardíaca, hipertensão arterial, colesterol alto, diabetes ou se você fuma, se tiver história de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral ou coágulo de sangue, história de úlceras de estômago ou sangramento, asma, doença hepática ou renal, retenção de fluidos ou uma doença do tecido conjuntivo, como a síndrome de Marfan, síndrome de Sjogren ou lúpus.
Antes de tomar este medicamento informe seu médico todos os outros medicamentos que possa estar tomando, desde fármacos prescritos, suplementos ou remédios naturais. Ibuprofeno pode interagir com outros medicamentos, tais como varfarina, inibidores da ECA e diuréticos.
Evite beber álcool enquanto estiver fazendo o uso deste medicamento, pois pode aumentar o risco de sangramento estomacal.
Este medicamento pode fazer você sangrar com mais facilidade. Tente evitar danos nos dentes e gengivas quando você escova ou passa o fio dental.
Ibuprofeno dá sono ou tonturas. Não conduza, use máquinas ou faça qualquer coisa que necessite de alerta mental até saber como este medicamento não o afetará. Não levante ou sente-se rapidamente, especialmente se você é idoso. Isso reduz o risco de tonturas ou desmaios.
Ibuprofeno preço
Os valores desse medicamento podem variar dependendo da drogaria adquirida, do laboratório e da quantidade de comprimidos contidos na caixa. Geralmente, os preços são baixos e podem variar de 5 a 40 reais.
-
Links que recomendamos:
- Conheça a bula e indicações de uso do Diclofenaco
- Para que serve e como usar o medicamento Profenid
- Indicações de uso e efeitos colaterais do Cetoprofeno
Conclusão
Ibuprofeno é um fármaco anti-inflamatório usado para tratar dores e quadros inflamatórios, como febre, dores de cabeça, artrite reumatoide ou períodos menstruais dolorosos. Este medicamento pode ser usado em adultos e crianças acima de 6 meses de idade. Você deve tomá-lo conforme indicado por um médico ou seguindo as instruções de uso presentes na bula.