Hormônios que te engordam
Você está em uma dieta, mas não consegue perder peso? Talvez a resposta esteja nos hormônios, além de serem responsáveis pela função de muitos órgãos, inferem também em nosso peso.
Por exemplo, o excesso de hormônios ou sua administração podem conduzir ao ganho de peso, assim como a deficiência hormonal. Em suma, juntamente com outros fatores, tais como genética, estilo de vida e dieta, os hormônios também estão por trás dos problemas de excesso de peso ou obesidade. Mas, você sabe que tipo de hormônios engordam?
Hormônio do estresse
O aumento do cortisol, o chamado hormônio do estresse, nos faz ganhar peso, além de tornar-nos mais vulneráveis a acumular gordura na área abdominal. Na verdade, em situações de estresse, ansiedade ou tensão emocional, tendemos a comer mais calorias ou alimentos gordurosos.
O hormônio do crescimento e o hormônio da fome
O hormônio GH ou hormônio de crescimento também está associado com o aumento da gordura corporal, como o hormônio da fome (grelina), que está associado ao aumento de peso a longo prazo e pelo efeito rebote. De fato, a concentração destes hormônios no sangue aumentam antes das refeições e diminuem à medida que comemos.
Os hormônios tireoidianos
Não podemos esquecer os hormônios da tireoide, que desempenham um papel essencial no metabolismo. É que quando a atividade desses hormônios diminuem, muito menos calorias são queimadas, de modo que mais peso é adquirido sem motivo aparente.
Outros hormônios
Além dos acima expostos, outros hormônios que causam inchaço e retenção de água são os estrógenos. A retenção de líquidos é mais frequente na segunda metade do ciclo menstrual, por isso é aconselhável moderar o consumo de sal, reduzir a gordura e consumir legumes e alimentos integrais.