Sabe-se que o fumo é prejudicial para muitos aspectos da nossa organização e representa um fator de risco para várias doenças, no entanto, um estudo publicado este ano também indica que o fumo afeta a qualidade do sono e reduz o descanso noturno.
Depois de avaliar mais de 1000 fumantes e com mais de 1200 não-fumantes, e considerar fatores como estresse, ansiedade, idade, consumo de álcool e outros, descobriu que aqueles que fumam têm uma menor qualidade de sono e dormem menos horas do que os não-fumantes.
Além disso, foi observada uma associação positiva entre o grau de dependência da nicotina e aumento do consumo de tabaco, com uma menor duração do sono.
Os resultados deste estudo mostram que a deterioração da qualidade e duração do sono é mais do que um outro caminho pelo qual o tabagismo afeta a saúde, porque, como sabemos, o descanso inadequado prejudica a saúde metabólica e está associada a várias doenças.
Além disso, parar de fumar, não só melhora a respiração, a função cardiovascular, paladar e olfato, mas também pode contribuir para uma melhora na duração e qualidade do sono.
Em conclusão, este estudo nos mostra mais uma razão para qual devemos parar de fumar e beneficiar a saúde: A possibilidade de dormir melhor em qualidade e em quantidade a cada noite.