Figos: Bons expectorantes!
A figueira é nativa da Pérsia e da Ásia Menor, cultivada desde os tempos antigos em todo o Mediterrâneo e introduzida na América pelos conquistadores espanhóis.
Hoje ela cresce em muitas regiões temperadas. Esta árvore atinge 2-8 metros de altura, com um grande desenvolvimento horizontal em sua copa e com um tronco curto e grosso. A casca dos galhos e tronco é liso e cinza claro. A figueira, cujo nome científico é Ficus carica, tem pequenas flores que crescem dentro de uma carcaça, que será mais tarde o figo. Tem flores masculinas e femininas em diferentes cópias distribuídas. O fruto, o figo é colhido no verão.
O artigo “propriedades farmacognóstico e fitoquímico de Ficus carica Linn”, escrito por Baby Joseph e S.Justin Raj, e publicado no Jornal Internacional de Pesquisa Pharmtech, citou que o figo é muito nutritivo, sendo rico em vitaminas, minerais, água e gorduras. Figos são fonte de fibra, cobre, magnésio, potássio, cálcio e vitamina K. Eles também contêm antioxidantes e são boa fonte de flavonoides e polifenóis.
O figo tem propriedades expectorantes e emolientes e é usado na cozedura, para curar as doenças das vias respiratórias e para suavizar os tecidos. Pelas suas propriedades laxativas, especialmente o figo maduro, mas também figo seco, é especialmente útil no caso de prisão de ventre.
Enquanto o látex dos figos e das folhas provoca uma irritação na pele, que é usado para suavizar e remover calos, asperezas e verrugas. Os figos cozidos e abertos, aplicados como uma cataplasma, também são usados para curar furúnculos.
Você pode preparar um cozido para suavizar a tosse com 10 figos secos e um litro de leite. Lave cuidadosamente os figos e cozinhe no leite por meia hora. coma os figos antes de dormir e beba o leite que foi fervido.