A ideia de que comer antes de dormir se converte imediatamente em gordura não é verdade, mas há boas razões para não dormir imediatamente após uma refeição. Enquanto você dorme, seu corpo está trabalhando duro para digerir a última refeição, e isso pode levar a problemas que vão desde indigestão a um possível aumento do risco de acidente vascular cerebral.
Quando você come é muito importante o quanto come; para perder peso, você deve queimar mais calorias do que come, independentemente se come durante o dia ou durante a noite; mas você deve ter em mente que jantar tarde tem outros perigos, como prejudicar o sono e uma vontade enfraquecida, que podem vir com exaustão. Quando você ficar com fome no meio da noite, tente preparar uma salada; fazer escolhas saudáveis, pouco antes de ir dormir, você não tem nenhuma oportunidade para queimar as calorias extras.
Deitado de costas, imediatamente após uma grande refeição pode fazer você se sentir bem no início, mas quando o corpo está em repouso, o seu sistema digestivo começa a trabalhar arduamente. A azia é causada pelo excesso de ácido do estômago, o que resulta em uma sensação de queimação que se espalha a partir do estômago para o peito e às vezes na garganta; pode também ser acompanhada de arrotos, o que pode tornar difícil para obter uma boa noite de sono.
A doença do refluxo gastroesofágico ou refluxo ácido é causado porque a válvula entre o estômago e o esôfago não fecha completamente, permitindo que o ácido do estômago mover-se para a garganta, causando uma sensação de queimação.
Ir dormir imediatamente após uma refeição pode aumentar as chances de ter um acidente vascular cerebral; teorias incluem a ideia de que o refluxo ácido é mais susceptível de causar apneia do sono, e que o ato de digestão e os seus efeitos sobre a pressão arterial, glicemia e contagem de colesterol pode afetar a sua chance de ter um acidente vascular cerebral.