Dores no braço esquerdo: como saber se é um infarto?

Dores no braço esquerdo: como saber se é um infarto?

Varias pessoas que sofrem de dores no braço esquerdo, sempre ficam assustadas imaginando ser um problema de coração. Mas esquecem que nem sempre essas dores estão relacionadas ao coração, dores no braço esquerdo podem ocorrer por muitos outros motivos.

Embora nem sempre seja possível determinar se as dores no braço esquerdo são insignificantes ou algo potencialmente grave, há várias formas que podem ajuda-lo a reconhecer a diferença.

Quais são as possíveis causas de dor no braço esquerdo?

Antes tudo devemos ressaltar que um ataque cardíaco é uma emergência extremamente crítica que deve ser abordada imediatamente. Se além da dor no braço, você sentir dor no peito, deve ir o mais rapidamente possível para um hospital.

Ataque cardíaco

Dor no peito esquerdo infarto

Um ataque cardíaco ou infarto do miocárdio usualmente acontece quando há um coágulo bloqueando o fluxo sanguíneo para o coração, esta má circulação provoca uma falta de oxigenação que faz com que o tecido perca oxigênio e morra.

Um ataque cardíaco pode acontecer enquanto uma pessoa faz uma atividade física ou até mesmo quando esta em repouso, ou seja, há riscos em ambas as situações.

Até mesmo, as emoções intensas podem causar um ataque cardíaco, o que pode ser fatal. Como a má circulação causa um coágulo de sangue em uma artéria coronária do coração, levando a um ataque cardíaco.

Os sintomas de infarto começam com uma forte dor aguda no peito semelhante ao esmagamento intenso que se move em direção ao braço esquerdo, costas, pescoço e queixo.

Como é a dor no braço esquerdo de infarto?

Dor no braço esquerdo

É uma dor que começa no peito e se espalha para o braço, causando sensação de peso, além disso, a sensação de formigamento no braço esquerdo também pode indicar um ataque cardíaco.

Lembre-se: Sentir dor no braço em si pode não caracterizar infarto, pelo simples fato de que a dormência no braço esquerdo é erradicada da parte torácica como já foi mencionado acima, ou seja, a dor no braço também pode estar relacionada a outro problema.

Como este artigo é meramente informativo, recomendamos que procure ajuda médica para um prognóstico seguro.

Angina de peito

A angina esta relacionada com a redução de fluxo de sangue e oxigênio para o coração é um sintoma de uma doença arterial coronariana e pode ser também erradicada para o braço esquerdo. A angina normalmente surge depois de fortes emoções ou de esforços físicos.

Pode ser momentânea ou retornar a acontecer ao longo do tempo. Você pode sentir uma sensação de peso, aperto ou dor no peito.

Assim como o infarto se você suspeita que esta com angina de peito, a primeira coisa a ser feita é procurar um posto médico. Você pode precisar mudar seu estilo de vida, tomar algum tipo de medicação ou dependendo da gravidade fazer uma angioplastia ou cirurgia.

Ataque de pânico ou crise de ansiedade

Pessoas que geralmente sofrem ataques de pânico são portadoras de transtornos de ansiedades, como a síndrome do pânico ou transtorno de ansiedade generalizada. Muitas vezes as crises de ansiedade são um resultado de uma antecipação de uma situação que possa vir a acontecer, principalmente com a probabilidade de resultados ruins, o que acaba gerando medo ou pânico. Como pode ver a ansiedade e o pânico possuem algumas características bem semelhantes, entretanto são problemas distintos.

Um ataque de pânico pode ser facilmente confundido com um infarto, por causa de seus sintomas muitos semelhantes como: sudorese, palpitações e dor no peito que irradia para o braço esquerdo. Já a ansiedade também pode afetar pessoas que possuem problemas cardíacos, apesar de seus sintomas serem menos intensos não significa que sejam menos perigosos.

A maioria das pessoas que têm essa condição e não procuram ajuda médica podem sofrer com problemas psicológicos e não cardíacos.

Caso sofra uma crise de pânico ou de ansiedade, tente respirar fundo e manter a calma, se preferir você pode agachar para se sentir mais protegido. Procure ajuda médica para tratar ambos os problemas.

Má circulação

A má circulação acontece pela dificuldade do sangue passar pelas veias ou artérias, esse problema pode ser causado por fraturas no braço, uma dieta pobre em nutrientes para o corpo, a formação de coágulos sanguíneos no sangue, certos medicamentos, frio intenso, doença renal e pulmonar.

Seus sintomas mais comuns são:

  • – Pés inchados
  • – Dor nas pernas
  • – Varizes
  • – Mãos frias
  • – Dores no braço

A má circulação é muito comum em pessoas que sofrem com excesso de peso ou tomam pílulas anticoncepcionais, também pode ser um problema hereditário e aparecer várias vezes, porém pode surgir por outras causas como, passar muito tempo em pé, manter as pernas cruzadas por muito tempo.

Má posição ao dormir

Dormir em uma posição ruim pode causar diversos problemas, seja torcicolo, dores nas costas ou dores no braço, é muito comum dormir pressionando o braço com o corpo, causando má circulação, dor e formigamento na área. Sendo assim, você deve dormir em uma boa posição para evitar que este tipo de problema ocorra.

Efeitos colaterais de medicamentos

Existem inúmeros medicamentos e com eles seus efeitos colaterais, o que você pode não saber é que muitos deles podem ter efeitos secundários que podem levar uma pessoa a acreditar que esteja tendo um infarto, já que podem causar dor, formigamento, coceira e sensação de peso nos braços. Se estiver tomando alguma medicação e observar algum destes sintomas, por favor, leia as contraindicações na bula e consulte seu médico.

Mastectomia

A mastectomia é o nome dado à cirurgia de remoção total da mama, é um dos tratamentos para combater o câncer de mama. Mulheres que passaram por uma mastectomia podem desenvolver linfedema no braço, causando inchaço e dor.

Lesão do nervo

Estirar muito o nervo do braço esquerdo pode causar uma lesão e até rompê-lo. Geralmente isso acontece com esportistas. Dependendo da gravidade da lesão, uma cirurgia pode ser necessária.

Lesão do manguito rotador

O ombro é formado por um grupo de músculos chamados manguito rotador (faz parte da articulação do ombro).

Quando estes músculos estão danificados ou inflamados, os tendões que formam o manguito rotador podem causar graves dores no braço. Se estiver com um problema nesta área é preciso procurar ajuda médica e evitar dormir de lado.

Tendinite

A tendinite é a inflamação dos tendões, neste caso seriam os tendões que ligam os músculos aos ossos do ombro. A tendinite pode ocorrer por movimentos repetitivos no ombro ou uma lesão súbita. Esta condição é conhecida como síndrome de colisão do ombro (quando um tecido conjuntivo se esfrega em uma omoplata) e cotovelo de tenista (quando há irritação do tecido que liga o músculo do antebraço ao cotovelo).

Quando consultar um médico em caso de dor no braço esquerdo?

Quando a dor no braço esquerdo estiver relacionada a alguns desses tipos de sintomas:

  • – Dor é repentina e severa
  • – Sentir um aperto no peito
  • – Já teve uma lesão no local
  • – Já fraturou o braço
  • – Mesmo com tratamento e medicação a dor ainda persiste

Lembrando que nem todas as pessoas que sofrem com dores no braço esquerdo têm um problema cardíaco. Às vezes pode ser causado por um movimento ruim, sono inadequado e outras razões sem muita importância.

Mais informações

Se você pertence ao grupo de risco para um ataque cardíaco, como homens com mais 45 anos e mulheres com mais de 55 anos, fumantes, que sofrem com colesterol alto, hipertensão e diabetes, nestes casos, uma dor no braço esquerdo, acompanhada de dor aguda na região torácica deve ser examinada com urgência.