Disidrose: causas, sintomas e tratamentos

Disidrose: causas, sintomas e tratamentos

A disidrose é um problema de pele que provoca várias bolhas nos pés e/ou nas palmas das mãos. É uma condição que afeta várias pessoas. No entanto, por não ser grave, geralmente poucas pessoas vão ao médico para tratá-la. Hoje, vamos conhecer mais sobre a disidrose e seu tratamento.

O que é disidrose?

A disidrose, também conhecida como eczema disidrótico é uma condição da pele em que pequenas, bolhas cheias de líquido (vesículas) surgem nas palmas das mãos ou solas dos pés, ou ambos os locais.

A disidrose é uma doença de pele que afeta ambos os sexos, principalmente pessoas com menos de 40 anos. A medicina não tem explicação específica do mecanismo que desencadeia este problema, mas sabe-se que existe uma estreita relação com períodos de estresse e ansiedade.

Esta condição é caracterizada pelo surgimento de pequenas bolhas nas palmas das mãos, solas dos pés e dedos. Estas bolhas são opacas, ligeiramente salientes do resto da pele, não se rompem facilmente. Além disso, em certos casos, são unidas de modo a formar uma grande bolha.

AS bolhas podem durar até 3 semanas e desaparecem sem nenhum tratamento, mas reaparecem. Às vezes, não produzem quaisquer sintomas, mas quase sempre geram prurido e coceira que pode piorar em contato com sabão, água ou substâncias irritantes. Além disso, provocam o ressecamento da pele, deixando-a escamosa, mais grossa do que o habitual e que pode rachar.

Até algumas décadas atrás, dermatologistas (médicos especializados na saúde da pele) equivocadamente pensavam que esse problema fosse causado pela retenção de suor. Por isso, seu nome, derivado da palavra “hidrosis” refere-se a secreção de água da pele. No entanto, sabe-se agora que tem uma origem emocional, portanto, os pacientes devem receber cuidados visando controlar melhor a ansiedade, estresse e outras frustrações.

Causas da disidrose

Causas da disidrose

A causa exata do eczema disidrótico é desconhecida. No entanto, acredita-se que este tipo de eczema pode ser causado por:

  • Estresse
  • – Produção excessiva de suor
  • – Alterações da temperatura
  • – Consumo ou contato com o níquel ou cromo
  • – Infecção por bactérias ou por fungos microscópicos
  • – Condições alérgicas (eczema, rinite alérgica, asma)

Além disso, fumantes também têm maior tendência a desenvolver esta doença e agravar sua propagação.

Sintomas da disidrose

Os sintomas de disidrose são caracterizados principalmente por:

Sintomas da disidrose

  • – Manifestação de pequenas bolhas que causam coceira ou ardor nas palmas das mãos, solas dos pés e superfícies laterais dos dedos das mãos e pés
  • – Erupção da pele
  • – Prurido

Fatores de risco para disidrose

Fatores de risco para disidrose incluem:

  • – strong>Ser do sexo feminino: As mulheres parecem ter uma maior incidência a este problema
  • Estresse: A disidrose parece ser mais comum em tempos de estresse
  • – A exposição aos sais de metais: Estes incluem o cromo, cobalto e níquel, geralmente através de cimento ou trabalho mecânico
  • Alergias sazonais: Um exemplo é a febre do feno
  • Exposição à umidade: Muitas vezes, expor a sua pele à água ou outras substâncias úmidas podem causar disidrose

Diagnóstico de disidrose

Na maioria dos casos, o seu médico pode diagnosticar a disidrose com base em um exame físico. No entanto, como os sintomas podem ser semelhantes aos de outras condições de pele, seu médico pode optar por realizar certos testes. Os testes podem incluir uma biópsia da pele, que envolve a remoção de um pequeno pedaço de pele para testes de laboratório. A biópsia pode excluir outras possíveis causas de suas bolhas, como uma infecção fúngica, por exemplo.

Além disso, se o seu médico acredita que o seu surto de disidrose está diretamente relacionado às alergias, ele também pode solicitar o teste cutâneo de alergia.

Disidrose é contagiosa?

A disidrose não é contagiosa, não existindo risco de transmissão mesmo em contato direto com a pele de outra pessoa.

Disidrose tem cura?

Infelizmente, não há uma cura definitiva para disidrose nas mãos, pés, ou outra parte do corpo. No entanto, esse problema pode desaparecer por um bom tempo, mas ainda sim pode voltar, mesmo com menos intensidade.

Apesar de causar coceira, deve-se evitar coçar para não irritar a pele ou deixá-la mais espessa, pois isso pode demorar para sumir. Geralmente, a disidrose desaparece sem tratamento, mas caso queira, há várias maneiras de tratar esse problema.

Como tratar a disidrose

Como tratar a disidrose

O tratamento baseia-se na utilização de soluções de secagem das bolhas de disidrose e deve ser indicado por um médico. Um plano de tratamento para disidrose pode ser com pomadas, medicamentos ou outros tratamentos, tais como:

Compressas: Compressas úmidas ou frias podem ajudar a aliviar a coceira, aumentar a eficácia dos cremes tópicos e minimizar as bolhas.

Fototerapia: Se os tratamentos com creme e pomada para disidrose não forem eficazes, o seu médico pode recomendar um tipo especial de terapia com luz ultravioleta. Este tratamento combina a exposição à luz ultravioleta (fototerapia) com medicamentos que ajudam a sua pele a ser mais receptiva aos efeitos da radiação ultravioleta (psoralenos).

Injeções de toxina botulínica: Em alguns casos mais graves, os médicos podem recomendar injeções de toxina botulínica para o tratamento de disidrose. Essas aplicações reduzem o funcionamento das glândulas sudoríparas, ajudando a controlar a irritação da pele e prevenindo o surgimento de disidrose. No entanto, esta é uma opção relativamente nova de tratamento que não tem ganhado a aceitação entre todos os médicos.

Remédio para disidrose

Seu médico pode recomendar medicamentos para evitar a coceira, chamados anti-histamínicos. Este podem incluir a Loratadina ou Difenidramina, por exemplo.

Além disso, dependendo das possíveis causas e fatores de risco para esse problema, podem ser utilizados outros medicamentos. Medicamento para evitar o estresse e ansiedade são uma das opções.

Pomada para disidrose

As pomadas são muito usadas no tratamento da disidrose no pé e mãos. As melhores escolhas são aquelas que contêm vaselina, óleo mineral ou gordura vegetal, pois mantém a região hidratada e evitam o ressecamento e coceira.

Seu médico pode prescrever pomadas tópicas de corticosteroides para ajudar a acelerar o desaparecimento e melhorar a aparência das bolhas. Além disso, elas ajudam também a tratar rachaduras e fissuras que ocorrem após as bolhas terem secado. Em casos graves, o médico pode prescrever corticosteroides orais.

Pomadas imunossupressoras, como Tacrolimo ou Pimecrolimo, também podem ser indicadas. Estas drogas podem ser úteis quando outras opções de tratamento falharam. No entanto, diminuem o efeito do sistema imune e aumentam o risco de infecções na pele.

Geralmente, essas pomadas devem ser aplicadas duas vezes ao dia, no entanto, deve-se seguir a recomendação de seu médico ou as indicações da bula.

Tratamento caseiro para disidrose

Tratamento caseiro para disidrose

Aloe vera

O gel de aloe vera é um dos remédios caseiros usados para tratar disidrose, pois trata a pele inflamada e irritada de todos os tipos. Tem a capacidade de não só aliviar a pele irritada, mas também ajuda a acelerar significativamente o processo de cicatrização. A aloe vera também tem propriedades antimicrobianas, o que é útil nos casos em que o eczema é desencadeado por infecções fúngicas ou bacterianas. Também contém polissacarídeos que hidratam a pele e a mantém hidratada durante o dia.

corte uma folha de aloe vera e aplique o gel grosso diretamente em sua pele irritada. Alternativamente, você também pode comprar uma garrafa de gel de aloe puro de uma farmácia. Para melhores resultados, coloque o gel na geladeira e aplique-o enquanto estiver frio.

Farinha de aveia

A aveia é um ótimo remédio caseiro para a pele irritada, pois tem a capacidade de reduzir a inflamação e a coceira, graças às suas propriedades anti-inflamatórias. A farinha de aveia também é normalmente usada no tratamento da maioria das condições da pele, como acne, erupção cutânea ou pele seca.

Misture farinha de aveia com um pouco de água fria em uma pequena bacia. Após, mergulhe suas mãos ou pés por 15 a 20 minutos diariamente.

Óleo de coco

O óleo de coco é um remédio experimentado e testado que melhora a saúde da pele e cabelos. Basta aplicar o óleo nas mãos e pés, basicamente as áreas afetadas. Deixe agir até que sua pele absorva completamente o óleo. Logo depois, lave-a. Repita este processo até notar uma diferença na sua condição.

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã tem várias aplicações, em particular, para o tratamento caseiro da disidrose. Misture o vinagre de maçã e água em quantidades iguais. Mergulhe as áreas afetadas nesta solução. Faça isso diariamente.

Bicarbonato de sódio

Bicarbonato de sódio também é um remédio muito eficaz para tratar este problema. Para este remédio, faça uma solução de bicarbonato de sódio e água. Mergulhe suas mãos e pés nesta solução por cerca de 15 minutos todos os dias para se livrar da disidrose.

Óleo de linhaça

O óleo de linhaça pode ser tomado por via oral ou aplicado topicamente para obter os benefícios necessários. Supostamente ajuda a regular a inflamação.

Óleos vegetais

Azeite e outros óleos vegetais podem atuar como hidratantes eficazes e agentes anti-inflamatórios no tratamento da disidrose.

Outras medidas que ajudam no tratamento

  • – Usar meias de algodão e sapatos com sola de couro, uma vez que os sapatos feitos de materiais sintéticos promovem a transpiração excessiva
  • – Alterar meias e sapatos mais frequentemente (duas vezes por dia ou mais, conforme necessário), para o suor evaporar
  • – Usar luvas para evitar o contato com substâncias irritantes, como sabão, detergentes e produtos de limpeza, entre outros. Elas também são úteis para trabalhar em casa ou na jardinagem
  • – Evite o contato direto com irritantes químicos
  • – Use água morna e sabonetes suaves durante o banho

Estas medidas, geralmente, dão resultados notáveis após uma semana de iniciação. Mas se nenhuma melhoria é observada e ocorrem inflamação, inchaço, vermelhidão, sensibilidade excessiva ou calor, será necessário voltar ao dermatologista, pois pode haver uma possível infecção causada por bactérias oportunistas.

Complicações da disidrose

Complicações da disidrose

Para a maioria das pessoas, ocorre apenas uma coceira inconveniente. Para alguns, no entanto, a dor e a coceira podem limitar o uso de suas mãos. Em alguns casos, os danos da pele (incluindo o engrossamento da pele) ou infecção bacteriana pode ocorrer como resultado das rachaduras da pele. Isso pode tornar o tratamento mais longo e mais difícil.

Expectativas do tratamento

O paciente deve entender que a disidrose é um problema que pode ser controlado com tratamento, mas pode reaparecer periodicamente. Desse modo, a cura completa pode não acontecer. Muitos pacientes têm disidrose nas estações mais quentes do ano, e devem aprender a refrescar e usar sapatos que permitem a transpiração. O paciente deve conhecer os sintomas iniciais e se dispor ao tratamento apropriado disponível para retardar a evolução rápida da doença.

Prevenção

Uma vez que as causas da disidrose são geralmente desconhecidas, não há nenhuma maneira comprovada para prevenir essa condição. No entanto, a gestão do estresse e evitar a exposição aos sais de metais, tais como o cromo e níquel, pode ajudar a prevenir este problema.

Enquanto ainda não há um tratamento que ataque a origem do problema, por estar ligado ao estresse, há a importância de completar o tratamento com medidas para alcançar a estabilidade emocional e nervosa, incluindo:

  • – Aprender técnicas de relaxamento e meditação
  • – Praticar uma rotina de exercício físico regularmente
  • – Manter uma dieta equilibrada, incluindo diferentes grupos de alimentos
  • – Reservar um tempo para o lazer e entretenimento
  • – Compartilhar adversidades com pessoas de confiança

Se o paciente reconhece que não pode lidar com o estresse que enfrenta todos os dias, participar de psicoterapia, individualmente ou em grupos pode ajudar. Isso te ajuda a aprender a expressar e controlar melhor suas emoções. Além disso, contribui para reconhecer as circunstâncias que motivam seus estados de ansiedade e estresse. Dessa maneira, torna-se uma aliada perfeita para controlar suas crises.

Conclusão

Apesar de não existir cura para a disidrose, seguir corretamente o tratamento indicado por seu médico é importante para evitar que o problema se agrave, pois as rachaduras podem sangrar e causar dores, além disso, também causa uma má aparência da pele.