Dieta para o ácido úrico alto

Dieta para o ácido úrico alto

Quando os níveis de ácido úrico no sangue são elevados, podem formar cristais nas juntas e causar uma condição conhecida como a gota. Os níveis elevados de ácido úrico pode também causar pedras nos rins e insuficiência renal.

Baixar o ácido úrico alto mediante dieta é possível: Só necessita fazer umas pequenas mudanças na mesma para regular os níveis no sangue e prevenir desta forma doenças dolorosas como a gota. Quer aprender como deve ser sua dieta para estar mais saudável? Siga estes passos simples na continuação.

O que é o ácido úrico?

O ácido úrico é um produto químico que é produzido pela quebra de purinas, produtos químicos que são encontrados em alguns alimentos, tais como anchovas, arenque, sardinha e fígado. Note que alguns legumes e produtos lácteos também contêm purinas. No entanto, estudos têm mostrado que este tipo de purinas agem de maneira diferente e, por conseguinte, não aumentam o risco de desenvolvimento de gota.

Normalmente, o ácido úrico é um produto comum que é reciclado quando as células morrem e serve para ajudar a proteger nossos vasos sanguíneos contra danos. Os rins filtram a maior parte do ácido úrico no sangue e os eliminam do corpo através da urina. Pequenas quantidades de ácido úrico também deixam nosso corpo nas fezes. No entanto, quando o corpo produz ácido úrico em excesso ou os rins não são capazes de eliminá-los, o ácido úrico começa a acumular-se nas articulações, tendões, rins e outros órgãos.

O ácido úrico alto desempenha um papel importante no desenvolvimento de gota. No entanto, nem todas as pessoas com níveis elevados de ácido úrico irão desenvolver gota. Algumas pessoas também desenvolver pressão alta, doença cardíaca ou doença renal crônica.

O que causa níveis elevados de ácido úrico?

Um alto nível de ácido úrico pode ser causado por hereditariedade, obesidade, consumo excessivo de álcool ou uma dieta rica em purinas. Também pode ser devido a medicamentos diuréticos, drogas imuno-supressores, quimioterapia ou radioterapia. Alguns problemas de saúde, tais como hipotireoidismo, psoríase, insuficiência renal também podem causar esta condição.

Quais são os principais sintomas de acido úrico alto?

Os sintomas mais comuns de ácido úrico alto geralmente são a dor e o inchaço em uma articulação, isto acontece por causa do acúmulo de cristas de sódio em determinadas partes do corpo. No entanto há também outros sintomas de ácido úrico alto que são bem conhecidos:

  • – descamação da pele na região afetada
  • – mau funcionamento renal, por exemplo, dificuldade de urinar e dor nas costas
  • – em alguns caso a pessoa pode sentir calafrios e febre baixa
  • – dificuldade de movimentar a área afetada e vermelhidão
  • – Quando tocar a área onde os cristais se encontram você pode sentir uma sensação de “areia”

A dor normalmente começa afetando o dedão do pé, porém pode também afetar articulações como os tornozelos, joelhos, punhos e os dedos das mãos.

Os homens são mais afetados, pessoas com casos de artrite e que consomem muita bebida alcoólica.

Diagnóstico

Para diagnosticar se você esta com seu índice de ácido úrico alto, você pode ir ao médico, que irá lhe passar um exame que mede a concentração de ácido úrico no sangue. Este exame requer que o paciente esteja em jejum por oito horas para ser realizado.

Tratamento para ácido úrico alto

Se você sofre com esse distúrbio metabólico, deve evitar o estresse físico, não usar diuréticos e antiinflamatórios.
Antes de seguir o que mencionamos acima, você deve procurar ajuda médica (médico reumatologista), uma vez que o mesmo pode receitar algum medicamento e te auxiliar para um melhor tratamento.

Dieta para ácido úrico alto

A alimentação desempenha um papel importante no controle do ácido úrico. Então, vamos dar dicas de dieta para ácido úrico alto, para você saber quais alimentos pode consumir ou deve evitar.

Inclua alimentos ricos em potássio

O potássio pode ajudar a prevenir a formação de cristais de ácido úrico, já que ajuda o rim na eliminação deste produto químico. Alimentos ricos em potássio incluem: bananas, vegetais verdes folhosos, abacate, ameixas, damascos, batata, morango, melancia.

Cerejas

As cerejas são um remédio popular para a gota, pois contêm substâncias anti-inflamatórias que ajudam a reduzir os níveis de ácido úrico.

Carboidratos complexos

Consumir carboidratos complexos é recomendado para a saúde geral do corpo. Os carboidratos complexos incluem cereais integrais, frutas e legumes.

Limitar a ingestão de purina

A dieta média de um adulto contém entre 600 e 1000 miligramas de purinas. Nutricionistas recomendam que uma pessoa que sofre de ataques de gota deve limitar a ingestão de purina de 100-150 miligramas por dia.

Alimentos com níveis elevados de purina incluem:

  • – Anchovas
  • – Carnes e fígado
  • – Peixes gordos e sardinhas
  • – Bebidas alcoólicas especialmente cerveja
  • – Pão fresco, tortas, bolos, biscoitos e outros produtos de panificação

Os seguintes alimentos contêm purinas, mas em menor quantidade. Uma porção por dia destes alimentos geralmente não causa nenhum problema:

  • – Aspargos, cogumelos e espinafre
  • – Couve-flor
  • – Aveia
  • – Bacon, presunto, carne e frango
  • – Lagosta, camarão, atum
  • – Lentilhas e feijão

Beber bastante água

A água é uma excelente opção para controlar os níveis de ácido úrico no sangue. A água ajuda os rins a remover as impurezas a partir do corpo e o excesso de ácido úrico. Outras bebidas recomendadas são leite desnatado e café.

Evite dietas ricas em proteínas

Dietas ricas em proteínas são populares para a perda de peso. No entanto, elas podem levar uma pessoa a produzir excesso de ácido úrico. Se você quer perder peso, o melhor é manter uma dieta saudável, equilibrada e praticar exercício físico. Além disso, a perda de peso muito rápida também pode causar a formação de ácido úrico.

Mais informações

Como dito, altos níveis de ácido úrico pode causar uma condição chamada gota, que provoca a inflamação aguda das articulações. Se você sofre deste problema, veja nosso artigo com dicas de alimentação para pessoas com gota.