Dieta equilibrada e exercício físico, chaves contra a obesidade infantil
Além do problema estético, a obesidade infantil é um grave problema de saúde pública, que vem aumentando a cada dia e é um importante fator de risco para futuras doenças, morte prematura e incapacidade na vida adulta. Além disso, as crianças com excesso de peso sofrem de dificuldades respiratórias, aumento do risco de fraturas, hipertensão, problemas cardiovasculares, problemas psicológicos e resistência à insulina. Tenha em mente também que a obesidade infantil afeta o futuro das crianças, uma vez que é muito maior probabilidade delas se tornarem adultos obesos, com os consequentes problemas de saúde.
Os maus hábitos alimentares e um estilo de vida sedentário está causando um aumento alarmante nos casos de obesidade infantil. De fato, a Organização Mundial de Saúde (OMS) indica que a obesidade atingiu uma epidemia de dimensão mundial.
Todos os especialistas apontam para a importância da combinação de uma dieta equilibrada e exercício diário para combater a obesidade infantil. Somente desta forma você pode diminuir a incidência desse grave problema de saúde. Atualmente, dois terços dos homens estão acima do peso e uma em cada seis pessoas é obesa. Por outro lado, a percentagem de crianças obesas e aumentou em 35% na última década. Três em cada dez crianças entre os 3 e 12 anos de idade, sofrem com excesso de peso, especificamente 21,7% de sobrepeso e 8,3% de obesidade. Níveis mais altos de obesidade ocorrem entre 6 a 13 anos.
Esta tendência é especialmente preocupante em crianças, uma vez que quatro em cada cinco adolescentes que são obesos sofrem desse problema na vida adulta. A infância é o momento perfeito para desfazer os maus hábitos e educar as crianças que precisam de exercícios e de uma dieta equilibrada. Ambos são a chave para reduzir o impacto da obesidade na infância, já que não há tratamento farmacológico que deve ser utilizado em crianças e adolescentes. Da mesma forma, ao adquirir hábitos saudáveis quando ainda estão em desenvolvimento, será mais fácil de mantê-los como adultos.
Todas as crianças devem realizar pelo menos 30 minutos de atividade física diária, tais como a prática de esportes. É tudo uma questão de hábito, basta se exercitar diariamente de uma forma divertida e em família.