Coração saudável: 7 dicas para protegê-lo
Proteger nosso coração ajuda a reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas, mas também nos torna menos vulneráveis a outras doenças crônicas. A prevenção é a melhor maneira de investir na saúde e na promoção de hábitos saudáveis. Conheça esses sete passos simples para proteger o nosso coração e nossa saúde. Nunca é tarde demais para começar, muito pelo contrário.
Dicas para cuidar do coração:
Estar fisicamente ativo
Manter o nosso peso saudável
Seguir uma dieta saudável, variada e equilibrada
Manter os níveis de colesterol sob controle
Cuidar da pressão arterial e prevenir a hipertensão
Manter níveis controlados de açúcar no sangue
Evite o consumo de tabaco
Todos esses fatores afetam diretamente o funcionamento do nosso corpo e nossa maior ou menor vulnerabilidade ao desenvolvimento de certos problemas de saúde.
Fazer exercício físico e manter um estilo de vida saudável resulta em uma redução do risco de doenças cardiovasculares. O exercício melhora o nosso sistema cardíaco e respiratório, ajudando-nos a evitar problemas com o peso, hipertensão, hipercolesterolemia e diabetes.
A alimentação desempenha um papel essencial na nossa saúde. Uma dieta saudável e equilibrada é sinônimo de saúde, uma vez que ajuda a reduzir problemas cardíacos, evitar o colesterol, a pressão arterial elevada e problemas de peso.
Parar de fumar é um dos principais fatores de risco em nosso poder para evitar e reduzir a ocorrência de doenças cardíacas. Fumar é prejudicial para a saúde, especialmente para o sistema cardiovascular, aumentando o risco de trombose, entre outros.
Outra relação preventiva essencial é manter um peso saudável. Os problemas de excesso de peso ou a obesidade é um fator de risco para doenças do coração devido ao esforço excessivo que o coração é submetido. Além disso, a obesidade nos torna mais vulneráveis a desenvolver outros problemas de saúde como diabetes ou problemas articulares.
A partir de uma certa idade, por volta dos 40, é aconselhável realizar uma série de exames médicos regulares, especialmente se houver um histórico de problemas cardíacos na família, e realizar revisões de rotina para controlar a hipertensão, colesterol, diabetes ou sobrepeso.
Outros hábitos saudáveis incluem reduzir a ingestão de sal na dieta, consumo de álcool, acompanhados de uma dieta rica em frutas, legumes, grãos e peixes.