Conheça o topiramato e aprenda como usá-lo para tratar a epilepsia de forma segura
O Topiramato é um fármaco utilizado em mono-terapia tanto em pacientes com epilepsia recentemente diagnosticada como em pacientes que recebiam terapia adjuvante e serão convertidos à mono-terapia.
Topiramato indicações
- – Este fármaco é indicado para crianças e adultos, crises tônico-clônicas generalizadas primárias e como auxiliar no tratamento de crises epilépticas parciais, como ou sem generalização secundária.
- – Também e indicado como tratamento auxiliar das crises associadas à Síndrome de Lennox-Gastaut em adultos e crianças.
- – É indicado para adultos como tratamento profilático da enxaqueca. Porém o uso do topiramato para o tratamento agudo da enxaqueca não foi estudado.
Topiramato para que serve
Ao se tratar de um remédio anticonvulsivante com múltiplos mecanismos de ação o topiramato é eficaz na profilaxia da enxaqueca e no tratamento de epilepsia. Atua em vários processos químicos no cérebro, ajudando a reduzir a hiperexcitabilidade de células nervosas, que pode causar crises epilépticas e crises de enxaqueca.
- – Para o tratamento em pacientes que foram recentemente diagnosticados com epilepsia que só tomam topiramato ou que passarão a tomar somente o topiramato, o efeito terapêutico foi observado dentro de 2 semanas de tratamento.
- – Na terapia associada a outros fármacos em adultos e crianças com convulsões parciais ou generalizadas tônico-clônicas, o efeito foi observado nas primeiras quatro semanas de tratamento.
- – Para a prevenção de enxaqueca em adultos, o efeito foi observado dentro do primeiro mês após início do tratamento.
Topiramato bula
Os comprimidos revestidos de Topiramato podem ser encontrados em cartelas de 10, 20, 30 ou 60 unidades além da embalagem hospitalar que contém 500 unidades, e nas versões:
Topiramato 25 mg
Cada comprimido revestido de 25 mg é composto por:
- – Topiramato …………………………………………………………. 25 mg
- – Excipiente* q.s.p. ……………………………………………….. 1 com. rev.
- *lactose monoidratada, celulose microcristalina, amido pré-gelatinizado, croscarmelose sódica, estearato de magnésio, álcool polivinílico + talco + macrogol, dióxido de titânio, óxido de ferro amarelo, água purificada.
Topiramato 50 mg
Cada comprimido revestido de 50 mg é composto por:
- – Topiramato …………………………………………………………. 50 mg
- – Excipiente* q.s.p. ……………………………………………….. 1 com. rev.
- *lactose monoidratada, celulose microcristalina, amido pré-gelatinizado, croscarmelose sódica, estearato de magnésio, álcool polivinílico + talco + macrogol, dióxido de titânio, óxido de ferro amarelo, água purificada.
Topiramato 100 mg
Cada comprimido revestido de 100 mg é composto por:
- – Topiramato …………………………………………………………. 100 mg
- – Excipiente* q.s.p. ……………………………………………….. 1 com. rev.
- *lactose monoidratada, celulose microcristalina, amido pré-gelatinizado, croscarmelose sódica, estearato de magnésio, álcool polivinílico + talco + macrogol, dióxido de titânio, óxido de ferro amarelo, água purificada.
Posologia do medicamento
O topiramato deve ser consumido em media duas vezes ao dia, seu médico pode recomendar que você consuma este medicamento uma vez ao dia e ir aumentando a dose progressivamente até que a mesma se ajuste as suas necessidades.
Você deve ingerir os comprimidos com bastante água, sem parti-los, mastigá-los ou tritura-los. Se preferir você pode tomar este medicamento junto às refeições. Se imprevistamente exceder a dosagem do topiramato, procure imediatamente ajuda médica.
No tratamento em crianças o médico começará com uma dosagem mais baixa e irá aumentar progressivamente até atingir a dose exata para controlar as crises epilépticas.
Adultos
A dose mínima recomendada é 200 mg ao dia. Geralmente a dose diária pode variar de 200 a 400 mg, divida em duas doses. Alguns pacientes podem necessitar de doses de até 1600 mg por dia o que é a dosagem máxima recomendada. Como já mencionamos acima o tratamento normalmente se inicia com a dosagem mais baixa e pode vir a aumentar dependendo da necessidade individual de cada paciente.
Normalmente o tratamento deve ser iniciado com 25-50 mg administrados a noite durante uma semana.
Crianças acima de 2 anos de idade
Para crianças a dose total diária recomendada de topiramato é de 5 a 9 mg/kg/ dia, divindade em duas doses. A primeira dosagem deve ser iniciada com 25 mg ou menos (baseado na faixa de 1 a 3 mg/kg/dia), devem ser administrados a noite na primeira semana. Mais tarde a dose deve ser aumentada em 1 a 3 mg/kg/dia também dividida em duas doses à intervalos de uma ou duas semanas, até obter uma resposta clínica ótima.
As doses diárias de até 30 mg/kg/dia foram bem aceitas nos estudos realizados.
Topiramato efeitos colaterais
As Reações Adversas a fármacos (RAMs) relatadas em = 1% dos pacientes tratados com o topiramato em estudos duplo-cegos constataram entre eles:
- – Sonolência
- – Tontura
- – Fadiga
- – Irritabilidade
- – Perda de peso
- – Bradipsiquismo (lentidão do pensamento)
- – Parestesia (formigamento)
- – Diplopia (visão dupla)
- – Coordenação anormal
- – Náusea
- – Anorexia
- – Disartria (dificuldade para falar)
- – Visão turva
- – Diminuição do apetite
- – Comprometimento de memória
- – Diarreia.
Topiramato para emagrecer
Há relatos de pessoas que utilizam esse medicamento com a finalidade de emagrecer. Como citado acima ele pode causar diminuição do apetite assim como anorexia em casos mais graves. Porém, trata-se de um medicamento para tratar epilepsia e distúrbios do sistema nervoso. Então caso o que busca é emagrecer vale apostar em um acompanhamento com um nutricionista, assim como uma alimentação balanceada e exercícios físicos. Não utilize topiramato para emagrecer.
Outras informações
Topiramato preço: O valor do medicamento varia de acordo com sua concentração (que pode ser encontrado nas versões de 25mg, 50mg e 100mg) assim como por suas unidades. O topiramato 50mg em embalagem de 30 comprimidos por exemplo varia de R$65,00 a R$99,00.
*Se você tomar uma dose muito grande do medicamento, procure imediatamente o seu médico. Os sinais e sintomas de uma dose excessiva do fármaco são:
- – Convulsão
- – Distúrbio da fala
- – Visão borrada
- – Atividade mental prejudicada
- – Letargia
- – Estupor (diminuição da reação aos estímulos do ambiente)
- – Hipotensão (pressão baixa)
- – Dor abdominal
- – Agitação
- – Depressão
- *Acidose metabólica grave também pode ocorrer.