Como usar supositório da maneira correta em adultos e bebês
Medicamentos pode entrar em seu corpo de maneiras diferentes. Você pode engolir uma pílula, beber um líquido ou ser tratado através de um injeção. Um supositório é outra maneira de usar uma droga. Vamos saber mais sobre os supositórios e como usá-los?
O que é supositório?
Um supositório é um objeto pequeno, redondo ou em forma de cone que você coloca em orifícios do seu corpo, muitas vezes no ânus, mas também podem ser usados na vagina e uretra. Uma vez que está dentro de você, derrete ou dissolve e libera sua medicação.
Os supositórios podem não ser o produto mais agradável que você pode usar. Mas eles podem ser uma alternativa mais fácil de usar no caso de medicamentos que você não pode engolir ou que seu estômago ou intestino não absorva bem.
A maioria dos supositórios são prescritos para efeitos locais, como tratamento de constipação intestinal ou hemorroidas. No entanto, a via anal proporciona uma excelente rota para a absorção de drogas e, portanto, pode ser usada em pacientes com dificuldades de deglutição ou para medicamentos onde é preferível evitar o estômago.
Além disso, evitando o estômago, a droga não se perde no fígado e, portanto, em muitos casos, mais do medicamento entrará no organismo e uma dose mais baixa pode ser administrada, evitando também danos ao fígado. Por este motivo, é importante verificar a biodisponibilidade de um supositório em comparação com um comprimido antes de usá-lo.
Exceto no caso de constipação, é importante administrar supositórios depois que os intestinos foram evacuados caso contrário, uma evacuação poderia fazer com que o supositório fosse expulso prematuramente.
Tipos de supositórios
Supositórios têm uma base feita de substâncias como a gelatina, glicerina ou manteiga de cacau que envolve a droga. À medida que o calor do seu corpo aumenta, a droga começa a derreter lentamente.
Diferentes tipos de supositórios podem ser usados no reto, a vagina ou uretra. Às vezes eles tratam a área onde você os coloca, ou seu princípio ativo é absorvido pelo sangue e viaja para outras partes do seu corpo.
Os supositórios retais são os mais usados. Eles têm cerca de 2,5 cm de comprimento e têm uma ponta arredondada ou em forma de bala. Você pode levá-los a tratar:
- – Alergias
- – Ansiedade
- – Asma
- – Prisão de ventre
- – Febre
- – Hemorroidas
- – Náusea
- – Dor e comichão
- – Problemas de saúde mental, como esquizofrenia ou transtorno bipolar
Alguns exemplos desses produtos que são bastantes conhecidos são o Proctyl supositório, usado o tratamento de hemorroidas e outros problemas anais, o Voltaren supositório, indicado para formas degenerativas e inflamatórias de reumatismo, gota, entre outros usos e o Transpulmin supositório, que é administrado para o tratamento sintomático da tosse com catarro (tosse produtiva).
Os supositórios vaginais são de forma oval. Você pode usá-los para:
- – Infecções bacterianas ou fúngicas
- – Secura vaginal
- – Controle de natalidade
Os supositórios uretrais são raros. Há apenas um tipo, que homens com problemas de ereção podem usar para tomar a droga alprostadil. O supositório é do tamanho de um grão de arroz.
Vantagens do uso de supositórios
Você pode precisar de um supositório se:
- – A droga que você toma fará mal ao seu aparelho digestivo se você tomasse como pílula ou líquido
- – Você não pode engolir remédios
- – Você está vomitando e não pode manter uma pílula ou líquido no estômago
- – Quando há um problema no fígado
Como usar supositório?
Apesar de ser fácil de usar, leia a bula para obter maiores informações e use-o como recomendado por seu médico ou farmacêutico. Use um supositório apenas quando necessário.
Se você não tem certeza ou tem dúvidas sobre alguma informação, consulte seu médico ou farmacêutico. Se o supositório estiver muito macio para inserir, coloque-o na geladeira por 30 minutos ou escorra água fria sobre ele antes de remover o invólucro de papel alumínio. Isso pode deixá-lo mais firme e facilitar sua colocação.
Lave as mãos antes e depois de usar este produto. Se a medicação for embalada em papel alumínio, remova o invólucro de papel alumínio antes de inseri-lo. Se desejar, o supositório pode ser umedecido com água morna. Não use vaselina ou óleo mineral. Isso pode fazer com que o produto seja menos efetivo.
Como colocar supositório?
Vamos agora aos passos que você deve seguir atentamente para utilizar um supositório da maneira correta:
Como colocar supositório anal
- – Vá ao banheiro primeiro para tentar esvaziar seu cólon (evacuar)
- – Lave as mãos com sabão e água morna
- – Retire o supositório da embalagem
- – Esfregue um lubrificante à base de água sobre a ponta ou mergulhe-o na água. Isso irá ajudá-lo a deslizar-se suavemente
- – Encontre em uma posição confortável. Você pode ficar de pé com uma perna em cima de uma cadeira ou deitar-se de lado com uma perna reta e a outra inclinada para o seu estômago
- – Empurre cuidadosamente o supositório por cerca de 2,5cm para dentro de você
- – Feche suas pernas e sente-se ou deite-se por cerca de 15 minutos para que ela se dissolva
- – Lave as mãos novamente com água morna e sabão
Se este produto for usado com muita frequência, pode causar efeitos colaterais como perda de função intestinal normal e uma incapacidade de ter um movimento intestinal sem usar o produto (dependência laxante). Se você notar sintomas de uso excessivo, como diarreia, dor abdominal, diminuição do peso ou fraqueza, entre em contato com seu médico prontamente.
Como colocar supositório vaginal
- – Lave as mãos com sabão e água morna
- – Retire o supositório e coloque-o no aplicador
- – Deite de costas com os joelhos inclinados em direção ao seu peito, ou fique de pé com os joelhos dobrados e os pés a poucos centímetros de distância
- – Coloque suavemente o aplicador em sua vagina até onde ele vá sem se sentir desconfortável
- – Pressione o êmbolo no final do aplicador para empurrar o supositório, depois remova o aplicador
- – Deite-se por alguns minutos para permitir que o medicamento seja absorvido
- – Lave as mãos novamente com sabão e água morna
Como colocar supositório uretral
- – Vá para o banheiro para esvaziar sua bexiga
- – Remova a tampa do aplicador
- – Estique seu pênis até o seu comprimento inteiro para abrir a uretra e coloque o aplicador no orifício na ponta
- – Empurre com cuidado o botão na parte superior do aplicador até parar. Mantenha-o por 5 segundos
- – Balance o aplicador de um lado para o outro para garantir que o supositório tenha entrado
- – Retire o aplicador. Certifique-se de que não haja mais medicamento nele
- – Massageie seu pênis firmemente entre as mãos por pelo menos 10 segundos para ajudar o medicamento a ser absorvido
Não use este produto mais de uma vez por dia, salvo indicação em contrário do seu médico. O supositório não precisa derreter completamente para produzir um efeito.
Consulte o seu médico prontamente se não tiver uma evacuação após o uso deste produto ou se você acha que pode ter um problema médico grave.
Problemas que você pode ter:
Os supositórios geralmente são seguros. No entanto, pode haver alguns problemas quando você toma medicamentos desta maneira:
- – Alguns supositórios podem sair, principalmente se não colocados corretamente
- – Às vezes, seu corpo não absorve a droga tão bem como se você tomasse pela boca
- – O medicamento pode irritar o local onde você colocou
Pergunte ao seu médico antes de usar um supositório se você:
- – Tem batimentos cardíacos irregulares
- – Teve uma cirurgia recente em seu reto
- – Se é homem e teve cirurgia de próstata recentemente
- – É uma mulher que teve cirurgia ou tratamento de radiação para sua área vaginal
Supositório de glicerina
Os supositórios de glicerina são um laxante hiperosmótico para aliviar a constipação intestinal. Também pode ser usado para outras condições, conforme determinado pelo seu médico. Eles funcionam irritando o revestimento do intestino e aumentando a quantidade de fluido, facilitando a passagem das fezes.
Não use supositórios de glicerina se:
- – Você é alérgico a qualquer ingrediente em supositórios de glicerina
- – Você tem um bloqueio no seu sistema digestivo
- – Você tem dor abdominal não diagnosticada
Algumas condições médicas podem interagir com supositórios de glicerina. Informe o seu médico ou farmacêutico se tiver alguma condição médica, especialmente se alguma das seguintes condições se aplica a você:
- – Se você está grávida, planeja engravidar ou está a amamentar
- – Se você está tomando qualquer medicamento de prescrição, sem receita médica, preparação de plantas ou suplemento dietético
- – Se você tem alergias a medicamentos, alimentos ou outras substâncias
- – Se tiverem apendicite ou hemorragia retal
- – Alguns medicamentos podem interferir com supositórios de glicerina. No entanto, nenhuma interação específica com supositórios de glicerina é conhecida até o momento
Esta pode não ser uma lista completa de todas as interações que podem ocorrer. Pergunte ao seu médico se os supositórios de glicerina podem interagir com outros medicamentos que você toma. Verifique com o seu médico antes de começar, parar ou alterar a dose de qualquer medicamento.
Supositório de glicerina bula
Apresentação de supositório de glicerina, uso retal, adulto e pediátrico. Laboratório Pfizer.
Composição de supositório de glicerina adulto e infantil:
- – Cada supositório adulto de 2,92 g contém 2,68g de glicerol
- – Excipientes: ácido esteárico, hidróxido de sódio e cloreto de sódio
- – Cada supositório pediátrico de 1,57g contém 1,44g de glicerol
- – Excipientes: ácido esteárico, hidróxido de sódio e cloreto de sódio
Como colocar o supositório de glicerina?
Use supositórios de glicerina conforme indicado pelo seu médico. Verifique o rótulo no medicamento para obter instruções de dosagem exatas.
- – Lave as mãos antes e depois de usar supositórios de glicerina
- – Se o supositório for muito macio para usar, coloque-o na geladeira por cerca de 15 minutos ou coloque água gelada sobre ele. Em seguida, retire o invólucro e umedeça o supositório com água fria
- – Deite-se do seu lado. Insira a ponta do supositório no reto, depois use o dedo para empurrá-lo completamente
- – Se você esquecer de usar uma dose de supositórios de glicerina, use-a o mais rápido possível. Se está quase na hora da sua próxima dose, ignore a dose perdida e volte ao seu horário regular de dosagem
- – Não use 2 doses no mesmo dia, a menos que o seu médico indique o contrário
Pergunte ao seu médico qualquer dúvida que possa ter sobre como usar supositórios de glicerina.
Informações de segurança para uso de supositórios de glicerina:
- – Não use supositórios de glicerina por mais de 1 semana sem consultar o seu médico
- – Não tome supositórios de glicerina sem falar com seu médico se você teve uma mudança repentina nos movimentos intestinais com duração superior a 2 semanas ou está com náuseas, vômitos ou dor de estômago
- – Diferentes produtos podem ter diferentes instruções de dosagem para crianças na rotulagem da embalagem. Siga as instruções de dosagem fornecidas na rotulagem da embalagem ou pelo seu médico. Se você não tiver certeza da dose a dar a uma criança, consulte o seu médico
- – Se engravidar ao tomar supositórios de glicerina, discuta com seu médico os benefícios e os riscos de usar supositórios de glicerina durante a gravidez
- – Não se sabe se os supositórios de glicerina são excretados no leite materno. Se você está ou estará amamentando enquanto estiver usando supositórios de glicerina, consulte o seu médico ou farmacêutico para discutir os riscos para o seu bebê
Supositório de glicerina tempo para efeito
Geralmente, o efeito é alcançado pelo supositório rapidamente. A evacuação retida devido a prisão de ventre ocorre dentro de 15 a 60 minutos.
Efeitos colaterais de supositórios de glicerina
Todos os medicamentos podem causar efeitos colaterais, mas muitas pessoas não têm. Verifique com seu médico se algum desses efeitos colaterais mais comuns persistem ou se tornam-se incômodos:
- – Irritação anal
- – Sensação de queimadura
- – Diarreia
- – Gases
- – Náusea
- – Dores de estômago
Procure atenção médica imediatamente se algum desses efeitos colaterais mais graves ocorrerem, tais como reações alérgicas graves (erupções cutâneas, urticária, dificuldade em respirar, aperto no tórax, inchaço na boca, face, lábios ou língua) e sangramento retal.
Supositório infantil como usar?
Os supositórios infantis para crianças e bebês devem ser usados conforme indicação médica e seguindo as recomendações da bula. Para as crianças maiores, explique o que vai ocorrer e faça o mesmo procedimento descrito acima para adultos. Veja a seguir como colocar o supositório em um bebê.
Como usar supositório em bebê?
Para os bebês pode ser um pouco mais difícil usar o supositório devido ao risco de rejeitamento. Siga os passos seguintes para aplicação:
- – Retire o supositório da embalagem
- – Deite o bebê de barriga para cima, levante suas pernas e introduza o supositório no ânus, inserindo pela parte mais estreita do supositório, de maneira suave e lenta
- – Não há necessidade de introduzir o supositório inteiro. Muitas vezes, colocar apenas metade e ficar segurando durante alguns minutos basta para fazer o estímulo necessário para evacuação
Grávida pode usar supositório?
Os supositórios podem ser usados durante a gravidez somente com indicação de um médico, assim como qualquer outro medicamento. O tempo de uso e as recomendações médicas devem ser seguidas corretamente para evitar possíveis efeitos indesejados.
Supositório preço
Os supositórios podem variar de preço dependendo do tipo e indicação de uso, mas geralmente são baratos. Os valores podem ser desde 4 a 20 reais.
-
Links que recomendamos:
- 10 maneiras de evitar a prisão de ventre e regular o intestino
- Cinco estímulos intestinais para resolver prisão de ventre
- 10 maneiras simples de tratar hemorroida com remédios caseiros
Conclusão
Os supositórios são formas farmacêuticas usados no ânus, vagina ou uretra e que têm efeitos semelhantes ao medicamentos tomados por via oral, por exemplo. Eles podem ser usados para tratar várias condições de saúde, além da constipação intestinal, que é um de seus usos mais conhecidos.
Se você tiver alguma dúvida sobre os supositórios, fale com seu médico, farmacêutico ou outro profissional de saúde antes de usá-lo, para que seu efeito seja alcançado.