Como tomar Orlistat para perder peso e quais os efeitos colaterais

Como tomar Orlistat para perder peso e quais os efeitos colaterais

Orlistat (Orlistate) é uma medicação usada para ajudar as pessoas a perder peso. Essa droga é indicada para os adultos com excesso de peso que igualmente seguem uma dieta baixa em gorduras e uma rotina de exercícios físicos, ambos indicados por um médico.

O orlistat também é conhecido como Xenical, age reduzindo a absorção de gorduras no intestino. Assim além de ajudar na redução de peso, ainda melhora alguns fatores relacionados como a hipertensão, níveis de colesterol elevados e diabetes tipo 2.

Bula

Xenical Orlistat

Apresentação de Xenical (orlistat). Uso oral e adulto. Laboratório: Roche.

Composição de Xenical cápsulas de 120 mg:

  • – Orlistate……………………………..120 mg
  • – Excipientes (conteúdo da cápsula): celulose microcristalina, amido glicolato de sódio, povidona k30, lauril sulfato de sódio e talco. As cápsulas são revestidas de gelatina, índigo carmim (E132) e dióxido de titânio (E171)

Para que serve o orlistat?

Serve para ajudar a reduzir o risco de recuperar o peso já perdido e deve ser utilizado em conjunto com uma dieta equilibrada e rotina de exercícios como mencionamos acima.

Ao contrário de outras drogas usadas para emagrecer, o orlistat não é um supressor da fome. Ele pertence a uma classe de medicamentos chamados inibidores de lipase. Essa classe de medicamentos bloqueia os intestinos de absorver a gordura que você come. As gorduras que são absorvidas deixam o seu corpo através das fezes. Alguns dados sugerem que a medicação ajuda a reduzir quantidade de um tipo particularmente perigoso de gordura da barriga chamada visceral, que tem sido associada ao diabetes tipo 2, pressão arterial elevada, doenças cardíacas e derrames.

O orlistat também não bloqueia absorção de calorias de açúcar e outros alimentos não gordurosos, assim você ainda precisa restringir a sua ingestão total de calorias.

Como tomar o orlistat?

Orlistat Bula

Você deve tomar o orlistat sempre como indicado pelo seu médico. Geralmente é tomado 3 vezes ao dia, por via oral e com um líquido em algum momento durante as principais refeições (café da manhã, almoço e jantar) ou até 1 hora após a refeição. Se você pular uma refeição, pule também uma dose da medicação. Para diminuir a possibilidade de efeitos colaterais desagradáveis é importante que até no máximo 30% das calorias de sua dieta venham de gorduras. A ingestão diária de gordura, proteína e carboidratos devem ser distribuídas uniformemente entre as 3 principais refeições.

Este medicamento funciona?

Sim o orlistat funciona, desde que você o use da maneira correta e siga as recomendações de seu médico.

Também é importante ler todos os rótulos dos alimentos que você comprar. Prefira cortes de carne magras e remova a pele das aves. Substitua produtos com leite integral por leite desnatado. Cozinhe com menos gordura. Use óleo vegetal spray ao cozinhar. Prefira saladas e assados e evite alimentos pré-cozidos, processados e fast foods, que geralmente são ricos em gorduras.

Nunca aumente a sua dose ou use este medicamento com mais frequência ou durante mais tempo do que o prescrito. Sua condição não irá melhorar rápido, isso só irá aumentar ainda mais os riscos de efeitos colaterais.

Esta droga pode interferir coma absorção de certas vitaminas (vitaminas lipossolúveis incluindo A, D, E, K), um suplemento multivitamínico diário contendo estes nutrientes é recomendado. Tome pelo menos 2 horas antes ou 2 horas depois de tomar o orlistat.

Você deve ver alguma perda de peso dentro de 2 semanas após começar o tratamento com orlistat. Lembre-se, informe seu médico se sua condição não melhorar ou se piorar.

O orlistat realmente emagrece?

Sim o orlistat emagrece, uma vez que é indicado para o tratamento de sobrepeso e obesidade. Ele funciona bloqueando cerca de 30% das gorduras que você come em cada refeição, evitando que sejam absorvidas pelo seu corpo.

Quais são os efeitos colaterais do orlistat?

O efeito colateral mais comum do orlistat é a alteração dos hábitos de evacuação. Isto geralmente ocorre durante as primeiras semanas de tratamento.
Entretanto pode continuar durante todo o uso do mesmo. Informe o seu médico se algum destes sintomas piorarem ou não desaparecerem:

  • – Manchas oleosas nas roupas íntimas ou nas roupas
  • – Necessidades urgente de ter uma evacuação
  • – Fezes moles
  • – Fezes oleosas ou gordurosas
  • – Aumento do número de evacuações
  • – Dificuldade em controlar os movimentos intestinais
  • – Dor ou desconforto no reto (parte inferior)
  • – Dor de estômago
  • – Períodos menstruais irregulares
  • – Dor de cabeça
  • – Ansiedade

Alguns efeitos colaterais podem ser graves. Se sentir algum destes sintomas, contate imediatamente o seu médico:

  • – Urticária
  • – Erupção cutânea
  • – Coceira
  • – Dificuldade em respirar ou engolir
  • – Dor de estômago severa ou contínua
  • – Cansaço ou fraqueza excessiva
  • – Náusea
  • – Vômito
  • – Perda de apetite
  • – Dor na parte superior direita do estômago
  • – Amarelecimento da pele ou dos olhos
  • – Urina de cor escura
  • – Fezes de cor clara

Algumas pessoas que tomaram orlistat desenvolveram lesões hepáticas graves. Não há informações suficientes para saber se o dano hepático foi causado pela medicação. Converse com seu médico sobre os riscos de tomar orlistat.

Vale lembrar que esta não é uma lista completa de possíveis efeitos secundários. Se notar outros efeitos não mencionados acima, contate o seu médico ou farmacêutico.

Precauções e avisos

Antes de começar seu tratamento com orlistat informe a seu médico ou farmacêutico se você tem alergia a este medicamento ou se tem quaisquer outras alergias. Uma vez que o mesmo pode conter ingredientes inativos, que podem causar reações alérgicas ou outros problemas. Fale com seu farmacêutico para mais detalhes.

Informe também sobre outros medicamentos de prescrição ou não, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos à base de plantas que você está tomando ou planeja tomar.

Lembre também de informar seu histórico médico, especialmente sobre: um determinado problema digestivo (síndrome de má absorção crônica), problemas da vesícula biliar (colestase), hipotireoidismo, cálculos renais, certos distúrbios alimentares como anorexia nervosa e bulimia, convulsões, problemas de tireoide, pancreatite, diabetes tipo 1 ou tipo 2, doença hepática ou se tomar outros medicamentos para emagrecer (com prescrição ou sem prescrição médica).

O orlistat não deve ser usado por menores de 18 anos sem o conselho de um médico. Este medicamento deve ser utilizado para a pessoa que foi prescrita ou recomendada e nunca deve ser compartilhado, especialmente com alguém que tenha histórico de transtorno alimentar. Mantenha esta medicação longe do alcance de crianças.

Caso precise realizar uma cirurgia, informe o seu médico ou dentista sobre todos os produtos que utiliza (incluindo medicamentos sujeitos a receita médica, medicamentos sem receitas e produtos à base de plantas).

Em caso de diabetes, a perda de peso pode melhorar seu controle de açúcar no sangue. Certifique de verificar o nível de açúcar no sangue regularmente e dizer ao seu médico os resultados. Você pode precisar ajustar a medicação para o diabetes, o programa de exercícios ou a dieta.

Em caso de gravidez não utilize o orlistat, a perda de peso não oferece nenhum benefício potencial para uma mulher grávida e pode prejudicar o bebê. Se engravidar ou suspeitar que esteja gravida, interrompa o uso do medicamento e informe seu médico imediatamente.

Ainda não há informações sobre se orlistat passa para o leite materno. Consulte seu médico antes de amamentar enquanto estiver tomando esta medicação.

Preço do orlistat

Os valores desse medicamento podem variar dependendo da drogaria adquirida, do laboratório e da quantidade de comprimidos contidos na caixa. O orlistat só deve ser comprado com receita médica, os preços variam de 50 a 700 reais.

Mais informações

Caso perca uma dose da medicação, tome-a assim que se lembrar, a menos que faça mais de uma hora desde que você fez uma das refeições principais. Se este for o caso, pule a dose esquecida e continue em sua programação de dosagem regular. Não aumente uma dose para compensar a dose perdida.