Como tomar Dorflex e quais os efeitos colaterais desse medicamento
O dorflex é um medicamento a base de dipirona sódica monoidratada, citrato de orfenadrina, cafeína, com ação analgésica e relaxante muscular.
Você pode encontra-lo na forma de comprimido ou gotas em qualquer farmácia sem a necessidade de prescrição médica, ou seja, não é necessário receita para comprar esta medicação.
Hoje vamos mostrar a bula do dorflex, seus componentes, para que serve, como funciona no organismo e quais são seus possíveis efeitos colaterais.
Bula (comprimido)
Apresentação: Dorflex comprimido. Uso oral. Uso adulto. Laboratório: Sanofi.
Composição:
- – cada comprimido 300 mg de dipirona monoidratada, 35 mg de citrato de orfenadrina (equivalente a 20,4 mg de orfenadrina base) e 50 mg de cafeína anidra
- Excipientes: amido de milho, amidoglicolato de sódio, talco e estearato de magnésio
Bula (gotas)
Apresentação: Dorflex gotas. Uso oral. Uso adulto. Laboratório: Sanofi.
Solução oral (gotas) 300 mg/ml + 35 mg/ml + 50 mg/ml: Frascos com 20 ml.
Composição:
- – Cada ml contém 35 mg de citrato de orfenadrina equivalente a 20,4 mg de orfenadrina base, 300 mg de dipirona monoidratada e 50 mg de cafeína anidra
- – Excipientes: Benzoato de sódio, propilenoglicol, bissulfito sódico anidro, essência de menta e água purificada
- – Cada ml de dorflex corresponde a 30 gotas -1 gota equivale a 10 mg de dipirona monoidratada, 1,17 mg de citrato de orfenadrina e 1,67 mg de cafeína
Para que serve o dorflex?
O dorflex serve para tratar dores nos músculos e dores associada às contraturas musculares e também serve para tratar a cefaleia tensional. Inclusive é um dos medicamentos mais vendidos no Brasil para a dor de cabeça.
Também é indicado para outras condições como:
- – Dor de cabeça
- – Dor nas costas
- – Alivio de dores causadas por tendinite
- – Lombalgia
- – Dores de origem traumática ou inflamatória
Como tomar o dorflex corretamente?
Siga as instruções do seu médico ou farmacêutico sobre o uso do produto. Lembre-se de informa-los sobre outras medicações que esta tomando ou se possui algum problema de saúde.
Comprimido: deve ser tomado com líquido, por via oral, sendo 1 a 2 comprimidos, 3 a 4 vezes ao dia. É importante não exceder estes limites. Não mastigue ou esmague este medicamento.
Gotas: para o uso adulto, deve ser ingerido entre 30 a 60 gotas, no entanto isso pode variar de acordo com o peso do usuário. Essa versão é a mais adequada para crianças, pois facilita na hora de tomar. Use no máximo 4 vezes por dia, não exceda a dose diária de 240 gotas. Você pode aplicar as gotas diretamente na boca ou com auxilio de uma colher. Não é preciso dissolver em água.
Lembre-se de seguir corretamente as instruções do farmacêutico e as informações presentes na bula. Em caso de dúvida, procure ajuda médica. Caso sinta algum efeito secundário um médico deverá ser consultado.
Como funciona no organismo?
Funciona agindo diretamente para diminuir a dor, entretanto não atua na musculatura, seu efeito se torna mais efetivo devido o uso de seus ingredientes, especialmente da cafeína e da dipirona que possuem ação analgésica.
Contraindicações
Este medicamento é contraindicado em casos de:
- – Intolerância a qualquer componente da fórmula
- – Doentes com glaucoma, obstrução pilórica ou duodenal, acalasia do esófago, úlcera péptica estenosante, hipertrofia prostática, obstrução do colo da bexiga ou miastenia grave, devido ao efeito anticolinérgico da orfenadrina
- – Hipersensibilidade a derivados de pirazolonas ou a doenças metabólicas como porfiria ou deficiência em Glicose-6-fosfato desidrogenase (G6PD), devido à presença de dipirona
Grávida pode tomar dorflex?
Não, o dorflex não é indicado para gestantes durante os primeiros meses de gravidez ou para as mulheres que estão amamentando, uma vez que esta medicação pode passar para o leite materno. Interrompa a amamentação por pelo menos 48h, até que o medicamento seja eliminado completamente do seu organismo.
Caso desconfie de uma possível gravidez interrompa o uso deste medicamento e consulte um médico.
Dorflex dá sono?
Sim, a sonolência é um dos possíveis efeitos colaterais do dorflex, mas esse e outros problemas relacionados à ingestão desse medicamento ocorrem normalmente devido a doses altas e podem ser eliminadas diminuindo seu uso.
Efeitos colaterais
Qualquer reação desagradável deve ser comunicada ao médico.
- – Boca seca
- – Redução ou aumento do ritmo cardíaco
- – Arritmias cardíacas
- – Palpitações
- – Sede
- – Diminuição de sudorese
- – Retenção ou hesitação urinária
- – Visão turva
- – Dilatação da pupila
- – Aumento da pressão intraocular
- – Fraqueza
- – Náuseas e vômitos
- – Dor de cabeça
- – Tonturas
- – Prisão de ventre
- – Sonolência
- – Reações alérgicas
- – Coceira
- – Alucinações
- – Agitação
- – Tremor
- – Irritação gástrica
- – Urticária (raramente)
- – Distúrbios cardíacos
- – Distúrbios do sistema imunológico
- – Distúrbios da pele e tecido subcutâneo
- – Distúrbios do sangue e sistema linfático
- – Distúrbios vasculares
- – Distúrbios renais e urinários
O dorflex faz mal em doses muito elevadas (tóxicas) podendo ocorrer outros sintomas mais graves, além dos mencionados acima, estes incluem:
- – Delírio
- – Náuseas e vômitos
- – Dor ao urinar
- – Pele seca e quente
- – Dificuldade para ingerir alimentos e bebidas
- – Distúrbio da fala
- – Falta de coordenação dos movimentos (ataxia)
- – Coma
Avisos e precauções
O dorflex não deve ser administrado a crianças com idade inferior a 12 anos. Todos os medicamentos devem ser mantidos fora do alcance das crianças.
Idosos podem sentir certo grau de confusão mental e uma possível insuficiência na função dos rins e fígado com administração do medicamento.
Este medicamento deve ser utilizado com cautela em pacientes com certos distúrbios do coração, tais como: taquicardia, arritmias cardíacas, insuficiência coronária ou descompensação cardíaca.
Em casos de deficiência de protrombina (elemento da coagulação do sangue), saiba que a dipirona pode agravar a tendência à hemorragia.
Informe o seu médico se tiver: glaucoma, obstrução gastrointestinal, acalasia do esófago, úlceras, problemas de próstata, miastenia grave, problemas cardíacos, tendência hemorrágica, se tem ou teve alergia a componentes da fórmula ou se esta tomando outros medicamentos especialmente aqueles que contêm propoxifeno e fenotiazinas.
Preço
O preço do dorflex pode variar dependendo da drogaria adquirida e da quantidade de comprimidos ou gotas.
Seu preço pode custar entre R$ 10,00 a R$ 13,00 reais.
Mais informações
Em casos de tensões na cabeça originárias de quadros inflamatórios, não use o dorflex. Você deve usar um analgésico com componentes anti-inflamatórios como o Ibuprofeno ou Tylenol.