Como funciona escalas bioimpedância para medir o nosso percentual de gordura corporal?
Um dos métodos mais utilizados na na hora de estimar o nosso percentual de massa gorda e massa magra (livre de gordura) é a bioimpedância elétrica. Este é um método não invasivo com base na medição das propriedades elétricas do corpo humano, na composição dos vários tecidos que se formam e o conteúdo total de água do corpo.
A maneira pela qual um bioimpedância elétrica funciona é simples: Partimos do pressuposto de que a água é um bom condutor de eletricidade. Nossos músculo, ossos e vasos sanguíneos têm um grande percentagem de água, de modo que a corrente passa facilmente através deles. No entanto, a massa de gordura é um mau condutor, de modo que gera a resistência ao fluxo de corrente. É assim que é a impedância bioelétrica.
Geralmente as escalas de bioimpedância tem dois ou quatro eletrodos: um (ou dois) agem como entrada de fluxo, e (os) outro (s) como saída. A escala mede o tempo que leva para chegar a corrente de um eletrodo para outro, já que a água é um bom condutor, e nossos músculos têm um teor constante de água (cerca de 73%) em uma pessoa com mais massa magra do corrente fluirá mais rápido.
O que é realmente medido bioimpedância é a nossa massa magra e, por derivação, também nos dá a nossa medida de massa gorda (massa gorda = peso – massa magra).
Alguns parâmetros devem ser levados em conta ao fazer a bioimpedância são o nível de hidratação, idade, sexo, raça e condição física.
Regras para manter em mente antes de fazer uma bioimpedância
– Não realizar atividade física vigorosa pelo menos 24 horas antes
– Esvaziar a bexiga antes do teste
– Deve preceder o jejum de 3-4 horas
– Não tome cafeína, chá ou diuréticos previamente
– Não deve ser realizada em mulheres durante a menstruação
– Se deve remover os elementos metálicos
A bioimpedância é confiável?
Quanto à estimativa de massa magra e massa gorda, a bioimpedância elétrica não é o método mais confiável: o melhor método seria a medição de dobras cutâneas pinça por sempre feito por um profissional (personal trainer ou nutricionista).
Mas a bioimpedância é um método aceitável para aproximar nosso próprio controle ou, no caso de atletas amadores. Ele conta como um método de controle pessoal de ver o nosso próprio progresso no ganho de massa magra e perda de gordura em atletas significa sem patologias.
Por exemplo: se eu sou uma pessoa desportista, mas eu não faço competição, talvez por isso eu não estou interessado em saber exatamente se o meu percentual de gordura é de 10 ou 12%, mas estou interessado em saber se em um determinado período de tempo estou aumentando ou reduzindo essa porcentagem.