Como detectar problemas visuais em crianças
O desempenho escolar de seu filho caiu? Ele está desinteressado na escola? Espere um pouco antes de puni-lo, porque o seu mau desempenho na escola pode ser o resultado de algum tipo de problema visual.
A escola é o melhor lugar para detectar e corrigir esses problemas o mais rápido possível. Então não perca nossas dicas de hoje de como fazer a detecção precoce. A saúde de nossos filhos deve sempre vir em primeiro lugar.
O olho preguiçoso, o problema mais comum
Os pais devem estar atentos e acompanhar se a criança está esfregando os olhos com alguma frequência, inclina a cabeça para ler, força a visão, tem olhos lacrimejantes ou até mesmo está com dor de cabeça. Estes são claros sinais de que algo está errado.
Às vezes, o culpado pode ser o olho preguiçoso, que é o problema visual mais comum na infância. A criança pisca os olhos, vira a cabeça para tentar se concentrar melhor, seus olhos ficam irritados… Por vezes, no entanto, pode ser qualquer uma das seguintes alterações visuais:
– Miopia impede a pessoa de ver corretamente há distância. Se o seu filho aperta os olhos para focar objetos distantes, então ele pode estar sofrendo desta deficiência visual.
– Enquanto a hipermetropia é o oposto do problema acima. Ou seja, é uma visão incorreta de objetos próximos.
Quando os objetos se distorcem
– O astigmatismo distorce a forma dos objetos, se vemos de perto e de longe. Os sintomas são semelhantes aos de miopia e hipermetropia.
– Estrabismo é outro distúrbio visual comum. Quando cada olho está olhando em uma direção diferente.