Chá de canela de velho: para que serve, como fazer e contraindicações

Chá de canela de velho: para que serve, como fazer e contraindicações

Você já ouviu falar da planta canela de velho? Trata-se de um remédio natural usado para o tratamento de várias condições de saúde, principalmente de artrose. Hoje, vamos conhecer mais sobre essa planta, como fazer seu chá e para que serve canela de velho.

O que é canela de velho?

canela de velho

A erva canela de velho (Miconia Albicans) é uma planta arbustiva bastante comum no nordeste do Brasil. A árvore canela de velho pode chegar até 3 m de altura e é coberta por pelos brancos. A folha de canela de velho é peluda e macia, além de compridas e pontudas. A árvore, também chamada de quaresmeira-de-flor-branca, é “parente” das quaresmeiras e possuí pequenas flores cobertas de pelos na cor de ferrugem. Além disso, produz pequenos frutos redondos o ano todo.

Existem outras plantas diferentes da Miconia Albicans, que também são chamadas de canela de velho, portanto, é necessário conhecer bastante a planta antes de usá-la.

Canela de velho propriedades

A canela de velho é uma planta conhecida por ajudar no tratamento de doenças articulares, como a artrose. Isso se deve, principalmente, às propriedades medicinais da planta, que é:

  • – Anti-inflamatória
  • – Analgésica (anti-nociceptivo)
  • – Antioxidante
  • – Antimutagênica
  • – Antimicrobiana
  • – Antitumoral
  • – Hepatoprotetora
  • – Tônica digestiva

Canela de velho benefícios

canela de velho

Essa planta tem diversos benefícios para a saúde, especialmente no tratamento de inflamação das articulações. Sendo assim, pode ajudar a tratar a seguintes condições articulares:

  • – Artrose
  • – Artrite reumatoide
  • – Fibromialgia
  • – Reumatismo
  • – Tendinite

Além disso, graças a suas incríveis propriedade medicinais, que acabamos de conhecer, a canela de velho também oferece benefícios para:

  • – Dores na coluna
  • – Bursite
  • – Redução de radicais livres
  • – Purificação do sangue
  • – Controle do diabetes
  • – Melhora a digestão
  • – Estimulante sexual

Canela de velho para que serve?

Com as folhas da canela de velho, pode ser feito um chá, que é o modo que essa planta é usada como remédio natural. Adiante veremos como preparar o chá das folhas de canela de velho.

Chá de canela de velho emagrece?

canela de velho

Esta bebida também pode ser uma aliada indireta no emagrecimento saudável. Isto porque ajuda no controle da glicemia, fazendo com que nosso corpo tenha uma sensibilidade a insulina e, assim, consiga absorver menos gordura durante nossas refeições.

Além disso, o chá de canela de velho também favorece nosso sistema digestivo, o que também ajuda no controle de nosso peso. Portanto, é possível sim perder peso usando o chá de canela velho, além de obter seus incríveis benefícios à saúde geral.

No entanto, sobretudo, é essencial que, para que realmente haja uma perda de peso, tenhamos também que manter uma alimentação equilibrada e, consequentemente, pratiquemos alguma atividade física.

Chá de canela de velho

O chá canela de velho é uma bebida muito simples de fazer, ou seja, não há desculpas para não utilizá-lo diariamente. Seu uso deve ser de acordo com o problema que procura tratar e a gravidade do mesmo.

Geralmente, deve-ser fazer o uso deste chá durante um período mínimo de 30 dias e, no máximo 60. Os benefícios do tratamento com esta planta medicinal vaira de pessoa para pessoa. Muitas vezes, é possível percebê-los na primeira semana de tratamento, já em outros casos, há a necessidade um pouco mais de tempo. Porém, para obter efeitos mais notáveis e intensos, aconselhá-se fazer o uso prolongado deste chá, que pode ser tanto ingerido, como também usado para banhar os locais inflamados e doloridos.

Como fazer o chá de canela de velho

canela de velho

Para fazer o chá de canela de velho você precisará de:

Ingredientes:

  • – 15 folhas da planta
  • – 1 litro de água

Preparo:

Coloque a água no fogo até começar a ferver, então, acrescente as folhas de canela velho e deixe por mais 30 segundos. Após, desligue o fogo, tampe e deixe a bebida descansar por cerca de 1 hora. O próximo passo é coar e beber o chá.

Esta bebida deve ser consumida diariamente, de preferência, uma xícara 3 vezes ao dia. Para fazer o banho com este chá, dobre as proporções da receita acima para que renda mais. Banhe o local desejado diariamente, por também 3 vezes ao dia, com a bebida ainda morna.

Canela de velho contraindicações

O chá de canela de velho não parece ser ter contraindicações, mas em todo caso, aconselhá-se usá-lo com moderação no início. Além disso, você pode fazer um período de teste, tomando este chá por 15 dias para ver se ajuda no seu tratamento ou se há algum efeito adverso.

Em todo caso, nunca abandone o tratamento prescrito por seu médico e, em caso de dúvidas, procure ele imediatamente.

Canela de velho efeitos colaterais

canela de velho

Não há relatos de efeitos colaterais do uso desta planta, no entanto, aconselhá-se usá-la do modo correto e não exceder a dosagem máxima. Além disso, para ter mais segurança antes de usar esta planta, procure um médico.

Canela de velho preço

Você pode adquirir esta planta em lojas de produto naturais, em algumas farmácias ou ainda comprando pela internet. É possível comprar as folhas da planta prontas para o chá ou adquirir a canela de velho em cápsulas.

Pela internet, o pacote com 100gr da planta custa entre 9 a 15 reais, sem contar o frete. Já suas cápsulas de 500mg custam de 14 a 25 reais, dependendo da quantidade.

Canela de velho onde comprar mudas?

As mudas da planta podem ser mais difíceis de encontrar, mas pela internet é possível comprar sementes de canela de velho para plantar e, posteriormente, retirar mudas.

Após adquirir a muda de canela de velho, faça seu transplante mantendo suas raízes no torrão. Deve-se também, retirar suas folhas mais velhas. A cova do plantio deve ser preparada com bastante espaço para comportar bem as raízes da planta.

Mais informações

A canela de velho é uma planta medicinal que pode trazer vários benefícios para a saúde, principalmente no tratamento de doenças articulares. No entanto, procure adquirir suas folhas em locais de confiança para ter certeza de que se trata da planta legítima.

Este artigo te ajudou?
  • +4 curtiram
  • 0 não curtiram