Causas da obesidade infantil
Qualquer paciente que consome regularmente mais calorias do que o necessário vai ganhar peso. Se isto não for invertido, o paciente ficará obeso ao longo do tempo. Diversos fatores contribuem para esse desequilíbrio entre ingestão e consumo de calorias. Veja:
Fatores genéticos
– A obesidade tende a ser um problema familiar.
– Uma criança com um pai obeso, irmão ou irmã é mais propensa a se tornar obesa.
– Genética sozinha não causa obesidade. A obesidade ocorre quando uma criança ingere mais calorias do que ela precisa.
Hábitos alimentares
– Crianças e adolescentes abandonaram os alimentos saudáveis (como frutas, vegetais e grãos integrais) para uma maior dependência de fast food, salgadinhos industrializados e bebidas açucaradas.
– Ingestão de alimentos ricos em gordura e/ou calorias e pobres em muitos outros nutrientes.
– Vários padrões estão associados com a obesidade. Hábitos pouco saudáveis incluem comer quando não está com fome, comer enquanto assiste TV ou fazendo lição de casa, ou beber refrigerantes durante atividades sedentárias (como no cinema ou assistindo TV).
O nível socioeconômico
– Famílias de baixa renda são mais propensas a comer calorias em excesso e ter obesidade.
Inatividade física
– A popularidade da televisão, computadores e jogos de vídeo game tem se traduzido em um estilo de vida cada vez mais sedentário (inativo) para muitas crianças e adolescentes.
– Pais com agendas lotadas e até mesmo os temores sobre a segurança pública previnem muitas crianças e adolescentes de participar de esportes, dança, ou outros programas de atividades depois da escola.
Outros fatores
– Algumas condições médicas específicas podem causar obesidade na infância, como o problemas hormonais ou outros desequilíbrios e doenças hereditárias do metabolismo.
– Certos medicamentos podem causar ganho de peso, alterando a forma como o corpo processa os alimentos ou as reservas de gordura.