Bruxismo: causas, consequências e soluções
Muitas pessoas em alguma ocasião, tem consciência de que, de forma involuntária, rangem os dentes durante o sono, sem qualquer finalidade funcional.
Este mau hábito que afeta entre 10% e 20% da população é conhecido como bruxismo e pode ser produzido por fatores externos que nos afetam tais como o estresse, por exemplo.
Estudos recentes garantem que o bruxismo está aumentando nos últimos anos, o que não é surpreendente, considerando que são situações de crise, estresse e ansiedade que costumam causar esse mau hábito involuntário, muitas vezes acompanhado com insônia, quando isso acontece durante a noite, estão também mais frequentes.
Se este for o seu caso, conheça os tipos de bruxismo, efeitos que podem gerar e algumas maneiras de superá-lo:
São classificados dois tipos diferentes de bruxismo:
– Cêntrico: É o ato de apertar os dentes da parte superior contra os da parte inferior. Geralmente ocorre durante o dia.
– Excêntrico: Ocorre durante a noite e é caracterizado por um aperto dos dentes acompanhado pelo ato de ranger, o que produz um grande desgaste dos dentes.
As consequências podem ser variadas, desde dores de cabeça ou musculares ao nível da mandíbula, pescoço e orelha à destruição de esmalte e dentina ou mau hálito.
As soluções possíveis incluem uma mudança de hábitos que fazem você levar os problemas da vida de uma forma mais relaxada, o que pode obter através de terapias antiestresse. No nível material, a melhor maneira de evitar esse mau hábito é usando uma placa de descanso que vai se encaixar em seus dentes para reduzir o desgaste e sobrecarga muscular.