A Semana Mundial do Aleitamento Materno, 10 coisas que você deve saber
A partir de 1 até 7 de agosto é a Semana Mundial do Aleitamento Materno é celebrada com o objetivo de promover a sua prática e ampliar o conhecimento de seus benefícios. Então, hoje iremos revelar 10 coisas que você deve saber sobre a amamentação:
– A amamentação deve idealmente ser iniciada na primeira hora após o nascimento e continuou exclusivamente até os 6 meses de idade, e pode então ser estendido para 2 anos. Recomenda-se evitar garrafas e pedido para estender seus benefícios.
– O leite materno é o alimento ideal para crianças, contém todos os nutrientes de que precisam e tem anticorpos que protegem os bebês de doenças comuns. Além disso, ele é econômico e está sempre ao seu alcance.
– A amamentação também beneficia a mãe, uma vez que reduz o risco de câncer de mama e de ovário, assim como promove a perda de peso após a gravidez e reduzir as taxas de obesidade.
– Os benefícios da amamentação prolonga com o tempo, e que os bebés amamentados têm uma melhor saúde na adolescência e na idade adulta, menor risco de excesso de peso ou obesos, menos propensos a ter diabetes e melhor desempenho em testes de inteligência.
– Os leites infantis ou fórmula de alimentação do bebê não substitui o leite materno, pois ele contém anticorpos e podem fornecer de forma deficientes os nutrientes por causa de uma fórmula de diluição incorreta. Eles também têm um custo muito elevado.
– O leite materno quando se tem HIV positivo é possível, e mesmo com o tratamento anti-retroviral e lactação pode garantir a sobrevivência da criança. Aconselhado a mãe com HIV receber medicamentos anti-retrovirais para amamentar de forma segura.
– Internacionalmente se regula a comercialização de substitutos do leite materno e os rótulos devem indicar os benefícios da amamentação e os riscos do uso de leite artificial ou fórmula. Além disso, é proibido dar amostras grátis desses leites para mulheres que estão amamentando ou subsidiar o seu marketing.
– No início da lactação pode ser complexo, por isso é um processo que se aprende e precisa de apoio para que as mães não parem de amamentar. Existem hoje mais de 152 países ao redor do mundo, com hospitais ou “Amigos da Criança”, onde sustentam pessoal qualificado e ajudam as mães a prolongar a amamentação.
– Para as mães não deixar de amamentar quando retornar ao trabalho exige a disponibilidade de um lugar limpo, privado e seguro no trabalho ou perto da atmosfera. Ele também poderia facilitar a amamentação na presença de local de trabalho de acolhimento de crianças, o trabalho a tempo parcial ou licença de maternidade paga.
– Após 6 meses, a criança deve começar a incluir outros alimentos, mas a ingestão de sólidos não deve reduzir a amamentação.
Como podemos ver, essas 10 coisas que a OMS mostra que devemos saber sobre a amamentação indicam que todos nós temos a responsabilidade de promover a sua prática, pois a partir do trabalho, em casa, a partir dos centros e profissionais de saúde ou por políticas e regulamentações, podemos trabalhar para estender a amamentação.
Amamentação pode salvar até 800.000 vidas a cada ano, se aplicado como recomendado pela OMS, tendo em conta o que foi dito. Portanto, mais do que nunca na Semana Mundial de Aleitamento Materno que estender seus benefícios e dicas para a sua prática.