Dor de barriga: quais as causas e como combatê-la?
Muitas pessoas em algum momento da vida já sofreram com dores de barriga, isso é sem dúvida algo muito desagradável. Mas para nossa sorte existem muitos remédios caseiros eficazes para acabar com a dor de barriga.
Causas e tipos de dores de barriga
Vamos conhecer alguns tipos de dores de barriga, quais suas causas e o que fazer para acabar com o problema.
Dor de barriga constante
– O que pode ser: sinal de gastrite ou úlcera gástrica quando surge na região superior da barriga, mas também pode indicar inflamação no intestino ou vermes intestinais, por exemplo.
– O que fazer: tomar chá de camomila ou erva-Luísa 2 a 3 vezes por dia e, caso a dor não diminua em 24 horas, consultar o médico.
Dor de barriga e febre
– O que pode ser: normalmente é sinal de infecção e, por isso, se a dor surgir na região superior, pode indicar uma gastroenterite, enquanto se aparecer na região inferior da barriga pode indicar uma infecção urinária ou apendicite, por exemplo.
– O que fazer: iniciar uma dieta leve com alimentos cozidos e sem condimentos, e ir ao médico porque pode ser necessário tomar antibióticos para eliminar a infecção.
Dor de barriga e diarreia
– O que pode ser: pode estar relacionado com algum alimento que foi ingerido e que poderia estar estragado, mas também pode indicar inflamação do intestino, cólon irritável, sensibilidade ao glúten ou Doença de Crohn.
– O que fazer: beber bastante água durante o dia para equilibrar a perda de líquidos pela diarreia e consultar um gastrenterologista caso a diarreia se mantenha por mais de 24 horas.
Dor de barriga e vômitos
– O que pode ser: os vômitos podem estar associados a vários problemas abdominais, como gastroenterite, problemas na vesícula ou apendicite, por exemplo.
– O que fazer: evitar frituras, alimentos condimentados, comidas industrializadas e refrigerantes nos primeiros 2 dias e ir ao médico caso surjam mais de 2 episódios de vômitos.
Dor de barriga no lado direito inferior
– O que pode ser: normalmente é sinal de apendicite, especialmente quando a dor começou perto do estômago e se deslocou para o lado inferior direito da barriga. Porém também pode indicar excesso de gases, irritação intestinal ou problemas nos ovários, por exemplo.
– O que fazer: é recomendado fazer uma massagem abdominal para tentar liberar gases intestinais, no entanto, caso a dor fique mais forte, piore ao tossir ou dure mais de 2 dias deve-se ir ao pronto-socorro.
Dor de barriga e gases
– O que pode ser: A dor na parte de baixo da barriga, com barulhos e gases geralmente indica presença de gases presos e prisão de ventre
– O que fazer: tomar o chá de sene, caminhar por 20 minutos e se não melhorar, tomar 1 comprimido de carvão vegetal para eliminar os gases.
Dor de barriga depois de comer
– O que pode ser: quando a dor é na parte do meio, superior, pode indicar gastrite ou úlcera, mas se houver dor na parte inferior da barriga e diarreia ou gases, pode indicar uma certa intolerância ao alimento ingerido.
– O que fazer: se suspeita de gastrite, experimente tomar o chá de espinheira santa antes das refeições, e se suspeita de dificuldade na digestão de algum alimento, marque uma consulta com um alergologista.
A dor na barriga também pode surgir em momentos de ansiedade e nervosismo, nesse caso deve-se acalmar tomando um suco de maracujá ou chá de camomila e tentar controlar as emoções.
Chás para combater a dor de barriga
Vamos aprender a preparar dois chás muito eficazes para acabar com as dores de barriga.
Chá de erva-doce
Um dos melhores remédios para combater a dor de barriga é o chá de erva-doce.
Esse chá possui propriedades calmantes e digestivas que ajudam a reduzir os problemas intestinais. Então agora vamos aprender a preparar esse chá.
Ingredientes
– 4 folhas de louro
– 1 colher de chá de camomila
– 1 colher de sopa de erva-doce
– 300 ml de água
Preparação
Para preparar o chá você precisa colocar todos os ingredientes em uma panela e deixar ferver por cerca de 5 minutos. Após esse tempo você precisa coar a mistura e beber o equivalente a 1 xícara a cada 2 horas. Continue bebendo até que a dor desapareça.
Chá de erva-cidreira
Outro excelente chá para acabar com a dor de barriga é o de erva-cidreira. Ele possui propriedades analgésicas, antiespasmódicas e calmantes que ajudam a aliviar o conforto.
Vamos aprender a prepará-lo:
Ingredientes
– 1 colher de chá de folhas secas de camomila
– 1 colher de chá de folhas secas de erva-cidreira
– 1 colher de chá de sementes de anis
– 1 xícara de água fervendo
Preparação
Misture tudo e deixe descansar por cerca de 10 minutos, deixe o recipiente devidamente tapado. Após isso, coe e beba 2 ou 3 vezes ao dia.
Conclusão
As dores de barriga infelizmente são bastante comuns, mas como podemos ver, existem formas naturais e eficazes de acabar com essas dores.
Importante: Uma pessoa com dor de barriga geralmente fica sem apetite, mas procure se esforçar para não pular as refeições, isso não é nada recomendado. Procure consumir alimentos leves, como saladas cruas, legumes e frutas.