3 consequências de passar fome durante a dieta
Todos associamos as dietas para perder peso com comer menos. Mas para perder peso é preciso consumir menos calorias. No entanto, quando essa medida for levada ao extremo, corremos o risco de sofrer consequências indesejáveis. Saiba quais são:
Consequências ruins de passar fome durante a dieta
1 – Metabolismo mais lento
Nosso corpo detecta quando sofre mudanças na ingestão calórica. Então, quando isso diminui drasticamente, o nosso corpo ativa seu mecanismo de proteção. É como se ele pensasse: quando a próxima refeição virá? E, em seguida, começa a armazenar as calorias e gorduras, a fim de sobreviver. Qual é o resultado? Nós queimamos muito menos calorias, independentemente se estamos fazendo atividade física, trabalhando ou dormindo.
2 – Diminuição de serotonina
Além de diminuir o nosso metabolismo, passar fome também faz com que nossos níveis de serotonina despenquem. Este é o neurotransmissor responsável por gerar sentimentos de calma e contentamento. Portanto, quando a quantidade de serotonina diminui, muitas vezes, sentimo-nos agitados e irritados. Este estado de espírito impede-nos de sentir motivação e atingir os nossos objetivos.
Além disso, este mal-estar nos leva a buscar prazer na comida e nos faz perder o foco da dieta. Por tudo isso, é essencial não descuidar do consumo de carboidratos. Eles mantêm nossos níveis de serotonina estáveis e nos fornecem força emocional para não abandonar a dieta.
3 – Ganho de peso
A combinação do metabolismo mais lento e uma diminuição dos níveis de serotonina terminam resultando na acumulação de gordura. Assim, os nossos esforços para comer menos desaparecem e ficamos mais longe de alcançar nossos objetivos iniciais, obtendo resultados opostos: quilos, quilos e mais quilos.
Se sentir fome, coma alguma fruta. Não faça loucuras, porque mais cedo ou mais tarde, vamos cobrar do nosso corpo.