O estresse tornou-se nosso companheiro de viagem, permanecendo conosco mesmo nos momentos de lazer. O descanso e relaxamento do corpo e da mente são hábitos de vida saudável que vão trazer a paz e o conforto que você precisa.
O ritmo frenético com o qual nos comprometemos a cada dia de nossas atividades diárias, seja no café da manhã, no trabalho, pegar as crianças na escola, fazer o almoço e jantar ou uma reunião de trabalho acabam alterando o nosso sistema nervoso, e muitas vezes não estamos conscientes de quão prejudicial esta atitude pode ser para a nossa própria saúde a médio e longo prazo.
Por isso, preparamos três fundamentais dicas para uma vida saudável.
Descanso:
A juventude, muitas vezes nos impede de ver como certas atitudes e estilos de vida podem ser perigosos para nosso bem-estar, tanto físico como mental, o que pode no trazer graves doenças. Muitos jovens levam uma rotina completamente errada, baladas, estudos, festas e grandes períodos sem dormir acompanhados de bebidas e má alimentação os deixam mais susceptíveis a doenças na vida adulta. Embora não estamos cientes, um terço da nossa vida deve ser dedicada a dormir e ao sono que nosso corpo e mente precisam, a fim de recuperar do stress e do ritmo acelerado que passamos durante todo o dia.
Pela mesma razão, estes horas de sono desempenham um papel fundamental na sua recuperação e reposição da energia investida no dia anterior. Se não descansamos as horas necessárias, vamos enfrentar o dia seguinte sem a vitalidade carregada durante a noite. Quando o descanso não é correto, o corpo e a mente não funcionam direito. A coluna vertebral é uma das partes do corpo que mais precisa de uma pausa para se recuperar, pois é o lugar que concentra mais peso corporal e apoia todos os esforços feitos nas atividades da nossa vida diária.
A falta de sono pode afetar o desempenho dessas atividades, nossos relacionamentos com os outros, seja no trabalho ou com os nossos entes queridos, nosso humor e estado de espírito, até o ponto em que reduz a nossa eficiência, produtividade ou até mesmo causa acidentes desnecessários.
Além de dormir horas suficientes de sono, entre 7 e 8 horas, mais ou menos, temos que tentar encontrar um tempo durante o dia para nos dedicar inteiramente ao relaxamento. Esta fração de tempo é essencial.
Relaxamento:
Para realizar a nossa própria sessão de relaxamento, primeiro é essencial encontrar um lugar que inspira paz e tranquilidade absoluta, ou seja, longe do barulho, possivelmente de poluição e aglomeração de pessoas. Depois de ter localizado o lugar, deite-se sobre uma superfície confortável, em um colchão ou numa cama.
Uma vez feito, o adequado é deitar-se de costas, com as mãos e as pernas separadas, sem cruzar qualquer parte do nosso corpo para evitar o cansaço e deixar que a energia possa fluir naturalmente. A nuca e pescoço devem ficar retos, a boca fechada, mas sem pressionar os dentes, e os olhos fechados.
Realize a respiração profunda, para a qual inalaremos desde o abdômen para obter todo o ar limpo e fresco que precisam nossos pulmões. Este exercício de respiração pode também ser feito confortavelmente sentado em uma cadeira com as costas retas: coloque uma mão em seu peito e uma no estômago. Quando você inalar, a sua mão colocada no estômago deve subir, até encontrar a outra. Depois de inalar profundamente, expire pela boca.
Para criar um ambiente agradável, é aconselhável diminuir a luz da sala, a menos que esteja no campo, onde deve buscar a sombra de uma árvore e usar um tapete para executar o exercício. Tente levar uma roupa mais confortável possível e procure por um tempo específico durante o dia para que seu corpo se adapte a este novo hábito de vida saudável.
É conveniente a ausência de temperaturas extremas, para permanecer o mais confortável possível durante a sua sessão de relaxamento, que deve durar cerca de 15 a 20 minutos. Tente não acumular pensamentos na sua cabeça sobre o que você tem a fazer nas próximas horas, iluda suas preocupações e mantenha sua mente deslocada para um local dos sonhos para o qual você gostaria de estar ou um tempo específico que você gostaria de viver.
Quando terminar a sessão, não se levante bruscamente, faça três respirações profundas, abra os olhos, estique os músculos e levantar-se lentamente.
O relaxamento nos dá um maior nível de consciência, relaxa nossa pressão arterial, melhora a oxigenação, a nossa resistência ao estresse, aumenta nossa capacidade de aprender, memorizar e se concentrar, e, é claro, acalma o sistema nervoso e alivia o stress.
Meditação
Por sua vez, a meditação também pode nos ajudar a combater o stress acumulado em nosso corpo. Podemos meditar a qualquer hora do dia, sem investir muito tempo nesta tarefa. Por exemplo, podemos fazer quando nós caminhamos, enfocando o aspecto físico de cada passo que damos, ou seja, apreciar cada coisa pequena como a brisa acariciando seu rosto ou a ponta do pé que toca o chão.
Além disso, você pode fazê-la enquanto come, prestando a máxima atenção no alimento, sem a distração da televisão ou do computador. Coma devagar e se concentre em cada mordida.