Os sucos verdes são tendências do momento, então é hora de esclarecer algumas dúvidas sobre seus benefícios e modo de preparo. É uma preparação de fácil digestão, uma vez que atinge o intestino já dissolvido, os sucos são imediatamente absorvidos e são ideais para quando você faz dieta de purificação e desintoxicação porque você dá ao corpo os nutrientes necessários, sem esforço adicional como trabalho para digerir os alimentos.
Benefícios do suco verde
O suco verde é cheio de clorofila. Este pigmento (que dá a cor verde das plantas) fortalece o sistema imunológico, ajuda no tratamento da anemia, elimina toxinas, limpa o intestino e previne várias doenças.
Além de clorofila, o suco verde fornece magnésio (importante para o corpo, uma vez que participa em reações orgânicas) e antioxidantes (capazes de evitar a ação de radicais livres que levam ao envelhecimento e à doenças).
Os vegetais folhosos verde escuro são ricos em ácido fólico (uma vitamina B necessária para a manutenção adequada do sistema nervoso e dos glóbulos vermelhos).
Estes sucos são ricos em antioxidantes e são feitos com frutas e vegetais que ajudam a purificar o corpo, evitando incômodos como à retenção de líquidos.
Receitas de suco verde
O suco pode ser tomado a qualquer hora do dia entre as refeições, mas o ideal é tomar em jejum, assim, os nutrientes são melhor aproveitados pelo organismo. Quer aprender alguma receita de suco verde? Abaixo disponibilizamos algumas:
Suco verde para emagrecer
Ingredientes:
1 maçã verde, descascada
1 copo de água
1 colher de sopa de linhaça
2 colheres de sopa de mel
Preparação:
A primeira coisa que você deve fazer é lavar cuidadosamente a maçã e tirar as sementes. Depois bata todos os ingredientes juntos no liquidificador. Uma vez feito você deve tomá-lo antes de dormir ou em jejum.
Suco verde para diabetes
Ingredientes:
5 fatias de abacaxi
2 pedaços de nopal
1 ramo de salsa
1 copo de suco de laranja
½ aipo
Preparação:
Lave e higienize completamente os ingredientes. Corte em pedaços pequenos as frutas e legumes, para torná-los mais fáceis de triturar no liquidificador. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata por pelo menos dois minutos, até que não sobrem pedaços.
Suco verde detox
Ingredientes:
5 folhas de couve ou espinafre
3 maçãs verdes
1 pepino
1 limão (suco)
Preparação:
Lave os ingredientes, tire as sementes das maçãs e corte-as em pedaços, lave o pepino e pique. Coloque tudo no liquidificador e bate até que fique totalmente líquido. Beba o suco detox logo em seguida.
Suco verde energizante
Ingredientes:
1 punhado de espinafre (use espinafre orgânico, se possível)
1/2 lima
1 limão
1 pepino grande
1 maçã
1 pedaço (5 centímetros) de gengibre
Preparação:
Remova a casca do limão e da lima. Lave o pepino e corte em pedaços, retire as sementes da maçã e corte-a em pedaços. Coloque todos os ingredientes no liquidificador para fazer o suco. Beba o suco verde imediatamente para receber todos os seus benefícios nutricionais e ter um sabor máximo.
Suco verde anti-celulite
Ingredientes:
1 copo de suco de um limão
½ xícara de salsa
1 talo de aipo
5 folhas de espinafre
1 pedaço de gengibre
½ pepino
1 maçã
Preparação:
Lave os ingredientes bem, retire as sementes e corte a maçã e o pepino. Bata os ingredientes no liquidificador.
Suco verde para limpar o fígado
Ingredientes:
1 maçã verde
1 talo de aipo
1 colher (sobremesa) de gengibre fresco ralado
1 copo de suco de meio limão
5 folhas de couve
Mel para adoçar
Preparação:
Retire as sementes da maçã, corte-a e bata todos os ingredientes no liquidificador. Adoce com mel a gosto.
Dieta do suco verde
Com a dieta do suco verde você pode perder até 5 quilos em 7 dias sem passar fome. Esta dieta consiste em tomar sucos verdes durante o dia, no meio da manhã e meio da tarde, combinados com uma dieta de baixa caloria e exercícios físicos para alcançar os resultados e emagrecer.
Dia 1
– Café da manhã: 1 xícara de café, chá ou leite desnatado, 1 fatia de pão integral e 2 frutas da época.
– No meio da manhã: 1 copo de suco verde.
– Almoço: 3 colheres (sopa) de arroz integral e 1 de feijão, tomate e pimentão assados e 1 filé de peixe (atum, robalo, arenque) grelhado.
– Lanche da tarde: 1 copo de suco verde.
– Jantar: Salada de alface, aspargo branco e tomate, 1 lata de atum, 2 colheres (sopa) de quinoa cozida. Beba 1 copo de chá verde 20 minutos após.
Dia 2
– Café da manhã: 1 xícara de café, chá ou leite desnatado, 2 fatias de pão integral com queijo Burgo, uma peça de fruta.
– No meio da manhã: 1 copo de suco verde.
– Almoço: Peixe cozida com uma colher de chá de maionese light, acompanhado de espinafre e um suco depurativo.
– Lanche da tarde: 1 copo de suco verde.
– Jantar: Carne grelhada, cenoura cozida com uma colher de chá de azeite de oliva. Um copo de chá verde.
Dia 3
– Café da manhã: 1 pote de iogurte desnatado (de soja ou sem lactose, de preferência) com 2 colheres (sopa) de granola light (ou cereal matinal integral sem açúcar).
– No meio da manhã: 1 copo de suco verde.
– Almoço: Salada de folhas (agrião, alface, rúcula) e tomate-cereja, 3 colheres (sopa) de arroz integral, 1/2 concha de feijão, 1 tomate assado e recheado com quinoa e 1 filé de carne magra grelhado.
– Lanche da tarde: 1 copo de suco verde.
– Jantar: peito de peru com brócolis cozido e um fio de azeite. Tome o suco verde algum tempo depois.
Dia 4
– Café da manhã: 1 fatia de pão integral com geleia sem açúcar, salada de frutas (ameixa, morango, mirtilo, maçã).
– No meio da manhã: 1 copo de suco verde.
– Almoço: purê de abóbora, peito de frango grelhado, salada de folhas verdes (alface, espinafre, acelga) e um suco detox.
– Lanche da tarde: 1 copo de suco verde.
– Jantar: Cogumelos (shimeji, shiitake) refogados, tomate com azeite de oliva e 1 filé de frango médio grelhado com ervas. Um copo de chá verde.
Dia 5
– Café da manhã: 1 fatia de pão integral com 1 fatia fina de ricota e 1 copo de suco natural.
– No meio da manhã: 1 copo de suco verde.
– Almoço: Purê de abobrinha e alho-poró, peixe grelhado e salada de folhas verdes.
– Lanche da tarde: 1 copo de suco verde.
– Jantar: Camarões (8) cozidos, acompanhados de espinafre e acelga. Tome o último copo de suco verde 30 minutos antes de dormir.
Dia 6
– Café da manhã: 1 torrada integral (ou 1 fatia de pão sueco integral) com 1 colher (sobremesa) de geleia sem açúcar.
– No meio da manhã: 1 copo de suco verde.
– Almoço: Salada de folhas, cenoura, palmito e tomate-cereja, 2 colheres (sopa) de arroz integral, 1 filé grande de frango grelhado com molho mostarda.
– Lanche da tarde: 1 copo de suco verde.
– Jantar: 1 porção de legumes refogados, 1 filé médio de peixe temperado com limão, azeite e gengibre, e assado ou grelhado. Um copo de suco verde.
Dia 7
– Café da manhã: 1 xícara de café, chá ou leite desnatado, 2 torradas de pão integral com geleia sem açúcar e um copo de batida de frutas (manga, mamão, abacaxi, pêssego).
– No meio da manhã: 1 copo de suco verde.
– Almoço: salada de alface, tomate, aspargo, pepino, pimentão, bife grelhado com purê de batatas.
– Lanche da tarde: 1 copo de suco verde.
– Jantar: Sopa de legumes (abóbora, cenoura, aipo) com frango desfiado. Um copo de suco verde.
Mais informações
Os sucos naturais estão na moda e, não atoa, eles possuem muitas propriedades saudáveis, fornecem muitos benefícios para a saúde e estão disponíveis em diversas versões, sejam elas para perder peso, desintoxicar o corpo, reduzir o colesterol, entre outros.