Dicas sobre Saude

Pular corda emagrece? Conheça os benefícios dessa prática

Muitas pessoas pensam que a melhor maneira de perder gordura é através de longas sessões de exercícios aeróbicos. Mas hoje vamos falar sobre um exercício que você provavelmente já conhece e que certamente brincou quando criança, mas não acha que pode queimar de gordura.

Esse exercício não é nem mais nem menos do que “pular corda”, aparentemente uma atividade fácil, mas que é fundamental no treinamento de diversos atletas, como boxeadores, os praticantes das artes marciais e historicamente era usada pelos exércitos romanos para manter seus homens em boa condição física. Além disso, uma boa notícia: pular corda emagrece!

Benefícios de pular corda

– O equipamento que você precisa é muito básico, apenas uma corda e um espaço para saltar.

– Exige significativamente de coordenação entre seus pés e suas mãos, de modo a melhorar o seu sistema proprioceptivo (capacidade de perceber onde está cada parte do corpo), e ajuda a desenvolver os reflexos e equilíbrio além de fortalecer seu sistema cardiovascular.

– Ajuda a construir a massa óssea. Os saltos constantes geram estresse em seus ossos e força o seu corpo a fortalecer sua estrutura óssea. Pular corda é mais eficiente para prevenir a osteoporose do que tomar suplementos de cálcio.

– É um poderoso exercício aeróbico, que também fortalece o músculo mais importante: o coração.

– Os saltos constantes ajudam a desenvolver a velocidade de seus músculos e, portanto, a capacidade de explosão de suas pernas.

– É um exercício para o corpo inteiro que trabalha vários músculos ao mesmo tempo: braços, ombros (deltoides) e costas. Usando uma corda mais pesada, o esforço da parte superior do corpo será ainda maior.

– Pular corda exige coordenação e equilíbrio, o que ajuda a tonificar músculos abdominais, costas e músculos do quadril.

– E, claro, fortalece os músculos da perna: panturrilhas, coxas, nádegas e outros músculos estabilizadores menores.

– Ao contrário de correr, pular corda não causa danos ao joelho, pois o impacto de cada salto é absorvido pelas pontas de ambos os pés durante os saltos.

– Pular corda por 15 a 20 minutos é o suficiente para queimar as calorias em uma barra de chocolate.

– Melhora a performance em outros esportes como natação, tênis, futebol ou boxe.

Pular corda vs corrida

Estudos indicam que pular corda durante 10 minutos é equivalente a correr por 30 minutos em termos de condicionamento cardiovascular e queima de calorias, obviamente considerando uma intensidade equivalente em ambos os exercícios.

Pular corda emagrece e é mais eficiente na queima de gordura, pois envolve mais músculos, e como já falamos, aporta benefícios adicionais (coordenação e equilíbrio) que não podemos conseguir somente correndo. Além disso, pular corda emagrece e envolve muito mais a mente do que correr.

Finalmente, existem muitas maneiras de pular corda e essa variedade faz com que seja divertido e não monótomo. A corda também não ocupa muito espaço em sua casa.

Recomendações para pular corda

Pular corda emagrecer e é um exercício simples, mas requer alguma técnica, e algumas recomendações:

– Mantenha a cabeça reta e olhe para a frente, não para baixo.
– Mantenha o tronco reto e os joelhos levemente dobrados.
– Mantenha os cotovelos junto ao corpo.
– Use os punhos para girar a corda, não os braços.
– Use a parte dianteira do pé (metatarso) para impelir a terra. É o suficiente para saltar 3-4 cm.
– Use tênis adequados.

Algumas dessas regras não se aplicam em certas variantes de exercícios com corda, mas antes de tudo devemos aprender bem o exercício básico.

Mais informações

Não subestime, pular corda não é apenas diversão. Por causa de sua alta intensidade, é um excelente complemento para sua série de exercícios diários, que trabalha vários músculos do corpo ao mesmo tempo. Além disso, se você não souber, com pouco de treino vai aprender facilmente.