Dicas sobre Saude

Os incríveis benefícios do jambo para a saúde

Nas regiões tropicais do sudeste asiático, existe uma planta que nos fornece frutos com sabor agradável. Conhecida com o nome de jambo.

Além de seu sabor único e delicioso, o jambo também pode ser cultivado para fins medicinais, suas propriedades e benefícios para saúde tornam essa pequena fruta uma aliada para combater várias doenças.

O que é o jambo?

O jambo ou jambo-rosa é um fruto nativo da Ásia, de aproximadamente 8 centímetros e sua árvore, o jambeiro (Syzygium jambosé), possui um formato de cone e pode facilmente ultrapassar 20 metros.

Seu fruto é rico em vitamina C, fósforo, cálcio, ferro, proteínas, vitamina B1 e B2, além de conter pectina, antioxidantes, flavonoides e taninos. Você pode consumi-la in natura ou preparar geleias e compotas, também são usados para aromatizar caldas e cremes.

Tipos de jambo

Apesar de existirem muitas variedades de jambo, aqui no Brasil as mais comumente encontradas são:

Informação nutricional do Jambo

Porção por 100 g % VD
Valor energético 26.9kcal = 113kj 1%
Carboidratos 6,5g 2%
Proteínas 0,9g 1%
Fibra alimentar 5,1g 20%
Cálcio 13,8mg 1%
Vitamina C 3,8mg 8%
Fósforo 18,4mg 3%
Manganês 0,1mg 4%
Magnésio 14,2mg 5%
Lipídios 0,1g
Ferro 0,1mg 1%
Potássio 134,9mg
Cobre 0,0ug 0%
Zinco 0,1mg 1%
Niacina 1,2mg 7%
Tiamina B1 0,1mg 7%
Sódio 21,7mg 1%

*% Valores diários com base em uma dieta de 2.000 Kcal ou 8.400kj.
Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades.

Propriedades do jambo

Como já mencionamos o jambo contém vários nutrientes ao organismo, no entanto isso não só se limita a seus frutos. Suas folhas, por exemplo, produzem um rico mel e graças a seu teor em iodo ajudam a perder peso ao serem consumidas como infusões e também servem para diminuir a febre.

As sementes de jambo também podem ser usadas para combater a diarreia, a disenteria e o catarro. Estas mesmas sementes são uma ótima opção para os diabéticos, normalmente são usadas depois de serem tostadas e reduzidas a pó.

Sua casca geralmente é cozida e administrada em casos de asma, bronquite e rouquidão. Porém, apesar de ser benéfica a casca de jambo possui um efeito vomitivo, por isso deve ser consumida com moderação.

Benefícios do jambo

Ajudar a digestão

O jambo é rico em fibra dietética, que serve para prevenir a prisão de ventre e a distensão abdominal. O fluxo intestinal adequado é conservado, mantendo longe as doenças sérias.

Como já mencionamos a semente do jambo são benéficas para tratar a diarreia e outros problemas estomacais. As fibras dietéticas também são capazes de ajudar a controlar a obesidade e a manter um peso ideal.

Controla a diabetes

O composto orgânico Jambosine, que é encontrado no jambo é muito eficaz contra o diabetes. É um alcaloide que regula a conversão de amido em açúcar, controlando assim os níveis de açúcar no corpo e ajudam as pessoas com atividade reduzida do pâncreas, como no caso do diabetes. Contém um baixo índice glicêmico o que ajuda na redução dos níveis de açúcar, sendo beneficio para os diabéticos.

Limpa o fígado e os rins

O jambo tem propriedades diuréticas, sua decocção e suco são uteis para limpar as substâncias tóxicas do fígado e dos rins. Eliminando as substâncias nocivas do corpo para manter a saúde geral e melhorar o funcionamento desses órgãos.

Aumentar a imunidade

O jambo é um bom estimulante imunológico, isso é atribuído a uma grande quantidade de vitaminas e minerais presentes nele. A vitamina C protege contra as infecções microbianas e corporais ao aumentar a imunidade de efetiva. Outros nutrientes essenciais como o ferro e o cálcio mantém o corpo saudável e forte para combater diversas doenças infecciosas.

Mantém a pele saudável

A vitamina C do mesmo modo é um antioxidante que mantém as células saudáveis ao proteger os tecidos e as mesmas dos danos oxidativos. O jambo por sua vez protege contra bactérias e as infecções por fungos mantendo a pele saudável e bonita. Também faz com que os dentes fiquem fortes e mantem uma boa saúde ocular.

Mantém a saúde cardiovascular

O jambo possui um ótimo perfil nutricional, sua rica mistura de nutrientes e alto teor em fibra dietética ajudam a manter a saúde cardiovascular. Os antioxidantes e os altos níveis de potássio regulam os níveis de colesterol prevenindo o risco de muitas doenças que ameaçam a vida, tais como ataque cardíaco, AVC (Acidente Vascular Cerebral) e outras doenças cardiovasculares. Previne o depósito de colesterol nas paredes arteriais que protegem contra a aterosclerose, a principal razão para doenças coronárias e AVC.

Previne o câncer

Devido ao teor de vitaminas no jambo rosa, pesquisas confirmam seu potencial na proteção contra o desenvolvimento de tumores e as células cancerígenas. O jambo contém alguns compostos orgânicos ativos que também ajudam na prevenção contra o câncer de mama e próstata. Ou seja, adicionar o jambo rosa na dieta diária reduz efetivamente o risco de câncer.

Para que serve o jambo?

O jambo serve para tratar e melhorar diversas condições de saúde, algumas delas são:

Como plantar o jambo?

O jambo mais comumente encontrado é o jambo rosa, e é muito usado como planta ornamental, já que possui flores muito bonitas.

Porém você pode querer ter essa fruta em sua casa para usar todas as suas propriedades para saúde.

Para plantar o jambo é ideal que seja na primavera usando a própria semente do fruto.

Como a árvore é de grande porte, você precisa ter um bom espaço para planta-la.

Dica: Essa planta precisa ser regada com moderação, ela precisa de terra úmida e não molhada. Com cerca de 30 dias você já irá ver o brotinho.

Suco de jambo

Ingredientes:

Modo de preparo:

Antes de tudo não se esqueça de lavar bem as frutas e remover as sementes, feito isso, bata as frutas no liquidificador juntamente com a água e o açúcar.

Mais informações

Algumas variedades de jambo podem ser perigosas para a saúde, já que podem conter traços de cianetos nelas. Evite o consumo das sementes e folhas em excesso, já que podem ser prejudiciais depois de certo tempo. Consumir o jambo em excesso pode causar irritação na garganta e tosse. Coma a quantidade correta para evitar esses efeitos secundários.