Dicas sobre Saude

Conheça os benefícios e propriedades da seriguela para saúde

Além de ser rica em vitaminas, a seriguela é conhecida pelo grande aporte de fibras que trás para nosso organismo, que nos ajuda a regular nosso trânsito intestinal. A seguir saiba mais sobre essa fruta e todos seus benefícios para nossa saúde.

O que é seriguela?

A seriguela é o fruto da árvore de mesmo nome, árvore da família Anacardiaceae, que atinge 7 metros de altura. Ela é originária de regiões tropicais das Américas Seu tronco é tortuoso com o aspecto típico das árvores da caatinga. Ela vem em uma ampla variedade de tamanhos, formas, cores e sabores que dependem da variedade.

Benefícios da seriguela

A composição da seriguela é muito similar a da pera. Seu principal componente é a água que aparece em grande proporção. Também cabe destacar seu teor em carboidratos, sendo no entanto muito pobre em lipídios e proteínas. Contudo isso, o valor energético da seriguela é muito baixo.

Seu aporte em minerais é também bastante similar ao da pera, já que aporta quantidades similares de potássio e fósforo. No entanto, os níveis de sódio são menores.

Seu teor de vitaminas não é muito alto embora deve-se destacar seu alto teor de vitamina A e B1, assim como pequenas quantidades de vitamina E.

Propriedades da seriguela (por 100 gramas)

Indicações para o consumo da fruta

A seriguela é muito rica em antocianos que lhe proporciona sua cor característica. Ao que se refere a saúde, os antocianos tem ação antioxidante e anticéptica; para combater processos infecciosos. Os antioxidantes bloqueiam o efeito danoso dos denominados “radicais livres”

Além disso a seriguela é uma excelente fonte de vitamina A e C e também de vários minerais como o cálcio, ferro e fósforo.

Seriguela como plantar?

Para cultivar a seriguela ela deve ser plantada sob sol pleno ou meia sombra. A árvore se adapta bem a solos pobres, mas prefere os que sejam mais ricos e que dê a possibilidade de suas raízes chegarem a lugares mais profundos. Deve ser irrigada regularmente durante o primeiro ano de implantação e pode resistir a estiagem. A árvore é suscetível ao ácaro, doenças fúngicas, não tolera o frio. Somente de forma rara se multiplica através de sementes, sendo mais comum a estaquia dos ramos. Para planta-la através de estaquia, deve-se observar que os ramos possuam cerca de 30 a 50 centímetros e que sejam plantados a um ângulo de 45 graus no início do período das chuvas. As áreas onde vão ser plantadas devem ser bem preparadas com esterco curtido e calcário. Após 3 ou 4 anos o plantio a planta começa a dar seus primeiros frutos.

Mais informações

Além de consumir a seriguela in natura, também se pode consumir de diferentes maneiras: