Os alimentos podem influenciar o nível de vários lipídios no sangue, no entanto, estes não são idênticos aos encontrados nos alimentos, mas em alimentos sem colesterol bom ou ruim, mas simplesmente o colesterol.
Ou seja, em nosso corpo são lipoproteínas de baixa densidade ou LDL conhecido ou colesterol ruim e também lipoproteína de alta densidade, ou HDL, que é o colesterol bom, mas só em nosso corpo encontramos estes tipos de colesterol, enquanto nos alimentos apenas existe colesterol.
Os alimentos podem aumentar ou reduzir os diferentes tipos de colesterol, mas não contém colesterol bom ou ruim, mas apenas diferentes tipos de colesterol e gorduras.
Assim, os alimentos com o maior percentual de gorduras insaturadas podem elevar o bom colesterol em nosso corpo, mesmo sem colesterol, porque como sabemos, apenas alimentos de origem animal tem este composto lipídico.
Além disso, alimentos ricos em gorduras saturadas ou gorduras trans eleva o LDL, ou mau colesterol em nosso corpo e pode ter diferentes níveis de colesterol total ou não te-los, como é o caso das batatas fritas, que podem ter gorduras trans e ser livre de colesterol, e também elevar o colesterol ruim e reduzir o bom colesterol em nosso organismo.
Portanto, o importante é entender que há bons alimentos ou colesterol ruim, mas simplesmente diferentes tipos de colesterol ou gorduras que afetam nossas lipídeos corporais, onde podemos distinguir entre colesterol HDL bom ou colesterol LDL ou ruim.