Dicas sobre Saude

O que é amenorreia, quais as causas e sintomas desse problema

As mulheres podem sofrer de muitas condições de saúde ao longo de suas vidas, uma delas é a amenorreia. A amenorreia não é uma doença em si, mas um sintoma de um problema subjacente. Ela afeta cerca de 2 a 5% das mulheres em idade reprodutiva no mundo todo.

Você quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe o restante de matéria e descubra o que é a amenorreia, suas causas, sintomas e tratamentos.

O que é amenorreia

Amenorreia é a ausência de menstruação. As mulheres que perderam pelo menos três períodos menstruais consecutivos têm amenorreia, assim como as meninas que não começaram a menstruação aos 15 anos de idade.

Para uma mulher ter ciclos menstruais regulares, seu hipotálamo, glândula pituitária, ovários e útero devem estar funcionando normalmente. O hipotálamo estimula a glândula pituitária a liberar o hormônio folículo-estimulante (HFE) e o hormônio luteinizante (HL). Esses hormônios fazem os ovários produzirem os hormônios estrogênio e progesterona. O estrogênio e a progesterona, por sua vez, são responsáveis ​​pelas mudanças cíclicas no endométrio (revestimento uterino), incluindo a menstruação. Além disso, o trato genital da mulher deve estar livre de quaisquer anormalidades para permitir a passagem do sangue menstrual.

Existem dois tipos de amenorreia: a primária ou secundária:

Amenorreia primária

A amenorreia primária é a ausência de sangramento menstrual e características sexuais secundárias (por exemplo, desenvolvimento mamário e pelos pubianos) em uma menina aos 14 anos de idade ou a ausência de sangramento menstrual com desenvolvimento normal de características sexuais secundárias em uma menina aos 16 anos.

Amenorreia secundária

A amenorreia secundária é a ausência de sangramento menstrual em uma mulher chegou a menstruar, mas depois parou por três ou mais meses na ausência de gravidez, lactação (produção de leite materno), supressão de ciclo de pílulas contraceptivas (anticoncepcionais) ou menopausa.

Causas de amenorreia

A causa mais comum de amenorreia é a gravidez, seguida por amamentação e menopausa. Outras causas de resultam de uma anormalidade no eixo entre o hipotálamo, hipófise e ovário, anormalidades anatômicas do trato genital ou causas funcionais.

Causas hipotalâmicas

Causas da hipófise

Causas ovarianas

Causas funcionais

Sintomas de amenorreia

O principal sintoma da amenorreia é a ausência de menstruação. Por se tratar de um sintoma e não uma condição em si, os sintomas adicionais da amenorreia podem ser diferentes dependendo da condição associada. Alguns deles são:

Quando procurar um médico

Consulte um profissional de saúde se uma menina tem 14 anos de idade e suas características sexuais secundárias (por exemplo, desenvolvimento de mama e pelos pubianos) não tiverem começado a se desenvolver, ou uma menina tem 16 anos e não teve seu primeiro período menstrual.

Para as mulheres que já começaram a menstruar, devem consultar um profissional de saúde se tiverem perdido três períodos menstruais consecutivos.

Diagnóstico da amenorreia

Um médico pode realizar os seguintes testes para determinar a causa da amenorreia:

Se os testes acima forem inconclusivos, podem ser realizados testes adicionais, incluindo:

Tratamento da amenorreia

Assim como os sintomas, o tratamento da amenorreia depende do que está causando esta condição. Uma vez que a causa é determinada, o tratamento é direcionado para corrigir o problema, que deve restaurar a menstruação.

Os tratamentos para causas menos graves incluem:

Algumas causas de amenorreia podem ser gerenciadas por terapia médica (de drogas). Os exemplos incluem as seguintes:

No caso de anormalidades anatômicas do trato genital, a cirurgia pode ser indicada.

Os procedimentos cirúrgicos necessários para outras anormalidades do trato genital dependem da situação clínica específica.

Mais informações

A amenorreia geralmente não é uma condição potencialmente fatal. O prognóstico da amenorreia depende da causa subjacente e do tipo de tratamento disponível. Para a maioria das mulheres, medicamentos, mudanças no estilo de vida ou cirurgia podem corrigir a amenorreia sem maiores problemas.