O Meloxicam é um fármaco anti-inflamatório não esteroidal (AINE). Este medicamento funciona reduzindo hormônios que causam inflamação e dor no corpo.
É um fármaco de prescrição que está disponível em forma de cápsula, suspensão líquida e solução injetável, também pode ser encontrado como medicamento genérico.
Meloxicam bula
Apresentação de Meloxicam uso oral, adulto e pediátrico acima de 12 anos. Laboratório: Medley.
Comprimidos de Meloxicam 7,5mg e Meloxicam 15mg. Embalagem com 10 comprimidos.
Cada comprimido contém:
- – meloxicam …………………. 7,5 mg …………….. 15 mg
- – excipientes q.s.p. ………… 1 comprimido ……… 1 comprimido
- – (celulose microcristalina, citrato de sódio di-hidratado, copovidona, crospovidona, dióxido de silício, estearato de magnésio, lactose monoidratada)
Para que serve meloxicam
O meloxicam pertence a uma classe de medicamentos chamados anti-inflamatórios não esteroides (AINEs). Ele atua no organismo do paciente inibindo as COX-2 e da COX-1 de agirem, elas são responsáveis por causar inflamação. Este medicamento leva em média 80 a 90 minutos para fazer efeito, após sua ingestão.
Meloxicam indicações
O meloxicam diminui a inflamação e a dor, sendo assim é indicado para tratar:
- – Osteoartrite
- – Artrite reumatoide
- – Artrite juvenil em crianças com idade igual ou superior a 2 anos
Meloxicam posologia
Tome meloxicam exatamente como prescrito pelo seu médico. Siga todas as instruções em seu rótulo de prescrição. Seu médico pode ocasionalmente alterar sua dose para garantir que você obtenha os melhores resultados. Não tome este medicamento em maiores quantidades ou por mais do que o recomendado. Use a menor dose que seja eficaz no tratamento da sua condição. Se você tiver alguma dúvida, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.
Você pode tomar meloxicam com ou sem alimentos. Tome este medicamento por via oral, conforme indicado pelo seu médico, geralmente uma vez por dia. Beba um copo cheio de água com ele, a menos que seu médico lhe diga o contrário. Não deite durante pelo menos 10 minutos depois de tomar este medicamento.
Se você estiver tomando a forma líquida deste medicamento, agite o frasco suavemente antes de cada dose. Mece cuidadosamente a dose usando um dispositivo ou colher de medição especial. Não use uma colher doméstica porque você pode não receber a dose correta.
Se uma criança está tomando este medicamento, informe o seu médico se a mesma tiver alguma alteração no peso. As doses de meloxicam são baseadas no peso das crianças.
A forma de cápsula de meloxicam proporciona quantidades diferentes de medicação do que a solução líquida. Por isso, não troque as formas do medicamento sem a permissão e as instruções do seu médico. Se você usar este medicamento a longo prazo, pode precisar realizar testes médicos frequentes.
Se ocorrer problemas de estômago enquanto estiver tomando este medicamento, tome-o com alimentos, leite ou antiácidos. A dosagem é baseada em sua condição médica e resposta ao tratamento. A dosagem efetiva mais baixa sempre deve ser usada, e somente para o período de tempo prescrito. Não tome mais deste medicamento do que prescrito, porque as doses mais elevadas aumentam a chance de úlceras no estômago ou sangramento.
Pode levar até duas semanas antes de obter o benefício total desta droga. Use este medicamento regularmente para tirar o máximo proveito disso. Lembre-se de usá-lo ao mesmo tempo todos os dias. Informe o seu médico se a sua condição piorar.
Meloxicam efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns que ocorrem com o uso de meloxicam incluem:
- – Dor abdominal
- – Diarreia
- – Indigestão ou azia
- – Náusea
- – Tontura
- – Dor de cabeça
- – Prurido ou erupção cutânea
Se você tiver efeitos colaterais graves, ligue para o seu médico imediatamente. Os sintomas mais graves podem incluir:
- – Ataque cardíaco. Os sintomas podem incluir: dor no peito ou desconforto, problemas respiratórios, suor frio, dor ou desconforto em um ou ambos os braços, costas, ombros, pescoço, mandíbula ou área acima do sua barriga
- – Acidente vascular encefálico. Os sintomas podem incluir: dormência ou fraqueza de seu rosto, braço ou perna em um lado do seu corpo, confusão súbita, problemas para falar, dificuldade de visão em um ou ambos os olhos, dificuldade em andar ou perda de equilíbrio ou coordenação, tontura, dor de cabeça severa sem outra causa
- – Problemas no estômago e no intestino, como sangramento, úlceras ou rasgamento. Os sintomas podem incluir: dor estomacal severa, vômito com sangue, fezes sangrentas, fezes pretas e pegajosas
- – Dano no fígado. Os sintomas podem incluir: urina escura ou fezes pálidas, náusea, vômito, perda de apetite, dor na área do estômago, amarelamento da pele ou dos branco dos olhos
- – Aumento da pressão arterial. Os sintomas da hipertensão arterial alta podem incluir: dor de cabeça maçante, dor na nuca, tonturas, hemorragias nasais
- – Retenção de água ou inchaço. Os sintomas podem incluir: ganho de peso rápido, inchaço nas mãos, tornozelos ou pés
- – Problemas de pele, como bolhas, descamação ou erupção cutânea vermelha
- – Danos nos rins. Os sintomas podem incluir: mudanças em quanto e com que frequência você urina, dor ao urinar
- – Diminuição dos glóbulos vermelhos (anemia)
Dor abdominal, diarreia, dor de estômago e náuseas ocorrem com muita frequência. A dor, o vômito e a diarreia podem ocorrer mais frequentemente em crianças do que em adultos. Às vezes, esses efeitos colaterais podem causar problemas estomacais mais sérios.
Os efeitos colaterais leves podem desaparecer dentro de alguns dias ou algumas semanas. Converse com seu médico ou farmacêutico se eles são mais graves ou não desaparecem.
Alergia a meloxicam
O meloxicam pode causar uma reação alérgica grave. Os sintomas podem incluir:
- – Problemas respiratórios
- – Inchaço da garganta ou da língua
- – Urticária
- – Sintomas de asma
Não tome este medicamento se você teve uma reação alérgica a ele, à aspirina ou a outros AINEs. Uma segunda reação poderia ser muito mais severa.
Interações com outros medicamentos
O comprimido oral de meloxicam pode interagir com outros medicamentos, vitaminas ou ervas que você está tomando. Uma interação é quando uma substância muda a maneira como um medicamento funciona. Isso pode ser prejudicial ou evitar que o medicamento funcione bem.
Para ajudar a evitar interações, seu médico deve administrar todos os seus medicamentos com cuidado. Certifique-se de informar o seu médico sobre todos os medicamentos, vitaminas ou ervas que você está tomando. Para descobrir como esse medicamento pode interagir com outra coisa que você está tomando, fale com seu médico ou farmacêutico.
Exemplos de medicamentos que podem causar interações com clopidogrel estão listados abaixo:
- – Anti-inflamatórios não esteroides: ibuprofeno, indometacina, aspirina, naproxeno
- – Drogas hipersensíveis: sulfonato de poliestireno
- – Drogas para artrite reumatoide: ciclosporina
- – Medicamento anti-reumático: metotrexato
- – Anticoagulante: varfarina, clopidogrel, ticlopidina
- – Antidepressivos e drogas de ansiedade: citalopram, venlafaxina
- – Drogas cardíacas: inibidores da enzima conversora da angiotensina (ECA) e bloqueadores dos receptores da angiotensina II, hidroclorotiazida
- – Drogas do transtorno bipolar: Lítio
Precauções e avisos
Antes de tomar meloxicam, informe o seu médico ou farmacêutico se for alérgico a ele ou se tiver outras alergias. Este produto pode conter ingredientes inativos, que podem causar reações alérgicas ou outros problemas. Fale com o seu farmacêutico para mais detalhes.
Informe também sobre o seu histórico médico, especialmente sobre: asma (incluindo história de piora da respiração após tomar aspirina ou outros AINEs), problemas no fígado, no estômago, intestino ou esôfago (como sangramento, úlceras e azia), doenças cardíacas (como história de ataque cardíaco), pressão arterial alta, acidente vascular cerebral, distúrbios sanguíneos (como anemia, problemas de sangramento ou coagulação).
Este medicamento pode aumentar o risco de desenvolver um coágulo sanguíneo, ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral, o que pode ser fatal. Seu risco pode ser maior se você estiver tomando-o a longo prazo, em doses elevadas, ou se você já possui problemas cardíacos ou fatores de risco para doenças cardíacas, como pressão alta. Você não deve tomar meloxicam para dor antes, durante ou após a cirurgia de bypass cardíaco. Isso pode aumentar seu risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.
Meloxicam pode aumentar o risco de desenvolver problemas no estômago e no intestino. Estes incluem sangramento, úlceras e orifícios no estômago ou nos intestinos, o que pode ser fatal. Esses efeitos podem ocorrer a qualquer momento enquanto você está tomando este medicamento. Eles podem acontecer sem sinais ou sintomas. Adultos com 65 anos ou mais estão em maior risco de problemas estomacais ou intestinais.
O uso diário de álcool e tabaco, especialmente quando combinado com este medicamento, pode aumentar seu risco de hemorragia estomacal. Limite o álcool e o tabagismo.
Este medicamento pode causar tonturas. Não conduza, use máquinas ou faça qualquer atividade que exija alerta até ter certeza de que pode executar essas atividades com segurança.
Este medicamento pode torná-lo mais sensível ao sol. Limite seu tempo ao sol. Evite cabines de bronzeamento, use protetor solar e roupas protetoras quando ao ar livre. Informe o seu médico imediatamente se você tiver queimaduras de pele devido ao sol, tenha bolhas de pele ou vermelhidão.
Avisos para pessoas com certas condições de saúde
- – Para pessoas com doenças cardíacas ou vasculares: esta medicação aumenta o risco de coágulos sanguíneos, que podem causar um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. Também pode causar retenção de líquidos, o que é comum com a insuficiência cardíaca.
- – Para pessoas com hipertensão arterial: este medicamento pode piorar sua pressão sanguínea, o que pode aumentar o risco de ter um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. O seu médico pode verificar a sua pressão sanguínea enquanto estiver a tomar este fármaco. Alguns medicamentos para a pressão arterial alta podem não funcionar tão bem como devem ser quando você está tomando meloxicam.
- – Para pessoas com úlcera no estômago ou sangramento: meloxicam pode piorar essas condições. Se você tem um histórico dessas condições, tem maiores probabilidades de as ter novamente se tomar este medicamento.
- – Para pessoas com danos ao fígado: meloxicam pode causar doença hepática e alterações na função hepática.
- – Para pessoas com doença renal: se você tomar meloxicam por um longo tempo, pode diminuir a função renal, tornando sua doença renal pior. Parar esta droga pode reverter os danos nos rins causados pela mesma.
- – Para pessoas com asma: meloxicam pode causar espasmos brônquicos e dificuldade respiratória, especialmente se a sua asma piorar se tomar aspirina.
Avisos para outros grupos
- – Para mulheres gravidas: o uso de meloxicam durante o terceiro trimestre da gravidez aumenta o risco de efeitos negativos para sua gravidez. Se você está grávida, fale com seu médico. O meloxicam deve ser utilizado durante a gravidez apenas se o benefício potencial justificar o risco potencial.
- – Você também deve falar com seu médico se estiver tentando engravidar. O meloxicam pode causar atraso reversível na ovulação. Se você está tendo dificuldade em engravidar ou está testando a infertilidade, não tome meloxicam.
- – Para as mulheres que amamentam: não se sabe se o meloxicam passa para o leite materno. Se assim for, pode causar efeitos colaterais em seu filho se você amamentar e tomar meloxicam. Você e seu médico podem decidir se você vai tomar meloxicam ou amamentar.
- – Para idosos: se você tem 65 anos ou mais, pode ter um maior risco de efeitos colaterais pelo meloxicam.
Preço meloxicam
Os valores desse medicamento podem variar dependendo da drogaria adquirida, do laboratório e da quantidade de comprimidos contidos na caixa. Este medicamento só deve ser comprado com receita médica. Geralmente, os preços variam de 5 a 30 reais.
- Links que recomendamos:
- Dicas para aliviar a artrite com remédios naturais
- 6 maneiras comprovadas de reduzir as dores da artrite naturalmente
- 10 anti-inflamatórios naturais para tratar dores crônicas
Conclusão
Meloxicam é um medicamento anti-inflamatório usado no tratamento de condições que causem inflamação e dor. Este medicamento pode te colocar em risco de vários efeitos adversos, por isso, tome-o conforme orientação de seu médico e a qualquer sintomas adverso procure-o.