Para aqueles que buscam uma dieta saudável, as gorduras trans tornaram-se uma coisa muito odiada. E existem muitas perguntas que surgem sobre elas, perguntas como: “O que são essas gorduras?“, “Por que são tão temidas?“, Como elas surgem?.
Pois bem, então hoje você vai aprender tudo sobre as gorduras trans.
Como e por que surgem
As gorduras trans dos alimentos processados são artificiais. Como elas são feitas? Os produtores adicionam átomos de hidrogênio e convertem os óleos líquidos em gorduras sólidas. Este processo é conhecido como o “hidrogenação”. Agora, por que os produtores fazem isso, sendo que as gorduras trans são tão indesejadas? A fim de melhorar o sabor dos seus produtos e prolongar a sua vida.
No entanto, esse tipo de gordura não só está presente em alimentos processados. Além disso, elas são encontradas naturalmente em pequenas proporções em carne vermelha, carne de porco, manteiga e leite.
O que elas fazem dentro do corpo
Uma vez dentro do corpo, as gorduras trans elevam drasticamente os níveis de colesterol ruim. Este efeito facilita a obstrução arterial e, consequentemente, facilita a ocorrência de ataques cardíacos e acidente vascular cerebral. Neste sentido, uma das muitas pesquisas realizadas em relação a este assunto mostrou que as mulheres que consumiam estas gorduras frequentemente eram 50% mais propensas a sofrer ataques cardíacos em comparação com aquelas que comiam muito raramente.
Mas isso não é tudo. Estudos recentes realizados pela Universidade de Harvard descobriram uma forte ligação entre o consumo de gorduras trans e o desenvolvimento de diabetes.
As gorduras trans e as saturadas
Estes são os tipos de gorduras mais prejudiciais para o nosso organismo. Mas qual das duas é a pior? Bem, em primeiro lugar, as gorduras trans elevam o colesterol ruim a taxas mais baixas do que as gorduras saturadas. Isso poderia nos fazer pensar que as gorduras saturadas são piores do que as trans … No entanto, é necessário considerar um segundo fator: o bom colesterol. Neste sentido, o consumo de gorduras saturadas aumentam este tipo de colesterol benéfico, enquanto as gorduras trans não.
Conclusão
A conclusão desse tema é que devemos prestar muita atenção nos rótulos dos alimentos, e devemos nos esforçar ao máximo para não consumir as gorduras trans e nem as saturadas, pois ambas são ruins para a saúde. Uma vida sem essas gorduras é, sem dúvida, uma maneira de ter uma vida mais plena.