Existem inúmeras maneiras de cuidar da saúde do coração, praticar exercícios e evitar alimentos gordurosos são algumas dessas maneiras. Mas além disso, podemos consumir ervas e especiarias que ajudam a melhorar a saúde do coração.
Ervas e especiarias para um coração mais forte
Gengibre
O gengibre tem diluentes sanguíneos naturais e propriedades anti-inflamatórias que podem reduzir o colesterol. O ingrediente ativo no gengibre é o gingerol, um composto que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos e estimular o fluxo de sangue através do corpo.
- Links que recomendamos:
- 5 benefícios de incluir gengibre em sua dieta
- Receita: suco de limão com gengibre para emagrecer
- Receita para emagrecer: chá de gengibre com limão
Beber chá de gengibre quente ou frio 2 ou 3 vezes ao dia beneficiará muito o seu coração. Além disso, pode utilizar sua raiz para preparar molhos, frituras, sopas e inclusive bebidas de frutas e vegetais.
Canela
A canela pode prevenir enfermidades cardíacas. Inibe a liberação de ácidos graxos inflamatórios de membranas das plaquetas de sangue, que ajudam a manter a espessura adequada do sangue. Isso por sua vez reduz a pressão arterial alta, a qual pode danificar as artérias e outros órgãos.
Alho
O alho é um dos alimentos mais recomendados para melhorar a saúde do coração devido a suas propriedades anti-inflamatórias.
Além disso, é eficaz no tratamento de colesterol, o aumento da agregação plaquetária e a hipertensão, reduzindo o risco de enfermidades do coração.
O recomendável é comer 1 ou 2 dentes de alho por dia, porém, no caso de estar sob tratamento médico, consulte-o, pois pode interferir com certos medicamentos devido a suas propriedades anticoagulantes.
- Links que recomendamos:
- Alho negro: um alimento ainda mais poderoso que o alho comum
- 5 maneiras de utilizar o alho para tratar a hipertensão
- Os incríveis benefícios do alho para a saúde
Hibisco
O chá de hibisco atura sobre os mecanismos da arterosclerose, o açúcar no sangue, os lipídios e a pressão arterial. Todos esses elementos ajudam a melhorar a saúde em geral do coração.
Para melhorar a saúde do coração, pode beber uma xícara de chá de hibisco duas vezes ao dia.
Pimenta caiena
A caiena é um excelente antioxidante, além disso, tem o potencial para dilatar os vasos sanguíneos, combater a oxidação e prevenir os coágulos sanguíneos.
Todos esses fatores contribuem para a boa saúde do coração. A capsaicina (antioxidante) ajuda a reduzir os triglicéridos e o colesterol, dois dos principais fatores de risco de enfermidades do coração. Também ajuda a queimar calorias e a perda de peso, o que reduz o risco de desenvolver problemas cardíacos.
Adicione uma colher e meia de pimenta caiena em uma xícara de água quente e beba várias vezes durante a semana. As grávidas, mães lactantes e crianças devem evitar essa especiaria.
Chá verde
O chá verde é muito bom para o coração devido a seus flavonoides e antioxidantes. Melhora a saúde a saúde das células que formam a capa mais interna do coração e os vasos sanguíneos. Isso desempenha um papel chave na redução dos níveis de colesterol e triglicéridos.
O consumo regular de chá verde melhora o funcionamento dos vasos sanguíneos. Ao beber mais de 5 xícaras de chá verde ao dia, pode reduzir o risco de morte por um ataque cardíaco ou um acidente cerebrovascular em 26%.
- Links que recomendamos:
- Emagrecer: chá verde com pimenta para acelerar o metabolismo
- Chá verde em pó: conheça os grandes benefícios do Matcha
- Chá verde emagrece? Veja os benefícios dessa bebida
Dicas para melhorar a saúde do coração
Vamos aprender agora algumas dicas simples para melhorar a saúde do coração, evitando assim várias doenças.
Faça check-ups regularmente
Toda pessoa acima dos 18 anos precisa fazer um acompanhamento das suas taxas de colesterol, dos níveis de pressão arterial e das funções cardiovasculares pelo menos a cada dois anos. Esses exames ajudam a identificar precocemente os riscos para a saúde, possibilitando um atendimento mais eficiente e minimizando riscos de complicações.
Tenha uma boa alimentação
Com certeza você já ouviu falar de gorduras boas e ruins, não é mesmo? No grupo das gorduras ruins nós podemos encontrar as saturadas, presentes nas carnes vermelhas, leite e em certos óleos vegetais como o de palma, coco e dendê. Também encontramos gorduras trans, que compõe boa parte dos produtos industrializados, essa gordura também deve ser evitada.
No grupo das gorduras boas estão as monoinsaturadas, encontradas em alimentos como nozes, abacate, azeite extravirgem, e as poli-insaturadas, que podem ser encontradas nos óleos vegetais de milho e girassol, e no salmão.
Não se esqueça dos exercícios
Durante a atividade física, o corpo precisa de mais oxigênio e, para que o sangue circule depressa, há uma dilatação natural dos vasos. Dessa forma, o coração é capaz de ganhar novas fibras e artérias para irrigá-lo quando estimulado a trabalhar mais. Uma simples caminhada de meia hora por dia ajuda a diminuir a gordura abdominal, acabando com os triglicérides acumulados e permitindo que o HDL suba.
Mantenha a pressão e o colesterol sob controle
Como a maioria das pessoas sabem, o colesterol em excesso se deposita na parede das artérias formando placas de gordura, causando obstruções ao fluxo sanguíneo. Isso faz com que o sangue atinja a parede dos vasos de maneira mais violenta, levando-as a um desgaste progressivo.
Pare de fumar
Se você não fuma, ótimo! continue assim, mas se você fuma, então está na hora de parar.
Quem inala as substâncias tóxicas do cigarro fica mais suscetível à formação de coágulos, fica com as paredes dos vasos mais frágeis e expostas aos riscos de uma inflamação. As substâncias presentes no cigarro também levam as glândulas suprarrenais a liberar mais hormônios que provocam a contração dos vasos sanguíneos.